June 8, 2021

Pendências Financeiras: como influenciam na concessão de empréstimos?

Pendências Financeiras: como influenciam na concessão de empréstimos?

Empreender no Brasil é um desafio e, em determinado momento, boa parte das empresas acaba enfrentado alguma dificuldade e pode contrair dívidas inesperadas. No entanto, o problema começa a se agravar quando existem atrasos ou impossibilidade de pagamento. Por isso, saber como pendências financeiras influenciam na concessão de empréstimos é muito importante.

Quando os sócios ou o empreendedor estão com nome sujo ou não conseguem comprovar os rendimentos, é bastante provável que a credora dificulte esse processo, até como uma forma de se precaver de uma eventual inadimplência no futuro. Quer descobrir como evitar isso? Continue lendo este post!

Como funciona o processo de concessão de crédito?

O processo de concessão de crédito é aquele no qual uma empresa analisa e aprova ou não um empréstimo para uma indivíduo ou organização, a partir de uma avaliação do perfil e da capacidade de pagamento. Tudo depende de uma série de fatores, mas os mais determinantes tendem a ser o valor solicitado e o risco de inadimplência.

Se houver algum histórico de mau pagador ou se o requerente estiver com o nome sujo nos serviços de proteção, é bem possível que haja recusa por parte das instituições financeiras, mesmo usando o CNPJ, se o CPF estiver restrito. Nesse caso, ainda que se logre a aprovação, as condições podem ser mais rígidas em termos de prazos de pagamento, taxas de juros e assim por diante.

Como as pendências financeiras influenciam na análise de crédito?

Como visto acima, estar com pendências financeiras influencia na análise do seu empréstimo. Tudo começa com a solicitação por parte do interessado e, depois disso, é natural que a empresa credora proceda com consultas nos birôs de crédito regularizados no Banco Central, entre os quais os mais populares e com maior quantidade de dados são Serasa e SCR.

Ter o nome sujo não impede completamente de receber o recurso, mas pode fazer com que as condições não sejam tão vantajosas. Por isso, além de nome limpo, é recomendável apostar em outras ações para melhorar o perfil, como passar informações absolutamente corretas e mostrar capacidade de pagamento, com comprovantes de rendimentos e patrimônio, por exemplo.

Como quitar ou negociar dívidas antes de pedir empréstimo?

Você deve ter em mente que, ao quitar ou negociar dívidas antes de pedir um empréstimo, o perfil do requerente se torna mais atrativo para a empresa e isso pode aumentar bastante as suas probabilidades de conseguir a aprovação da concessão de crédito. Sendo assim, é natural que sejam adotadas ações nesse sentido, inclusive envolvendo eventuais sócios no processo.

No caso do funcionamento organizacional, é crucial ter o domínio das despesas e cortar gastos desnecessários. Mesmo pequenas economias, como na conta de energia ou com a aquisição de material de escritório, podem fazer diferença no final do mês. É importante que toda a equipa aja nesse sentido, com bastante rigor, para que as despesas fiquem em dia e não haja inadimplência.

Como você pôde ver, as pendências financeiras influenciam na concessão de empréstimos, mas você pode conseguir o crédito se estiver com o nome limpo e/ou se conseguir comprovar boa capacidade de pagamento.

Gostou de aprender como pendências financeiras influenciam na concessão de empréstimos? Então compartilhe livremente o post em suas redes sociais!

A Capital Empreendedor é uma plataforma que busca por meio de algoritmos o MELHOR financiamento para sua empresa.

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de notícias, novidades e informações sobre o mundo do crédito empresarial.