June 29, 2021

Qual a alternativa de captação de recursos para uma empresa?

Conheça as 6 formas de captar recursos para uma empresa!

Uma ideia inicial pode mostrar que a captação de recursos acontece de forma esporádica em um ambiente de negócios. No entanto, não é essa a realidade, pois o procedimento é mais comum do que se possa imaginar. Cobrir uma folha de pagamentos ou expandir as operações podem ser atividades executadas por uma empresa que necessita de empréstimos de terceiros.

Neste artigo, você verá quais são as principais opções disponíveis no mercado para a tomada de crédito. Além disso, saberá quais são os motivos que levam uma empresa a buscar um financiador. Ao final do artigo, será apresentado um grande parceiro que pode viabilizar essa tarefa, indicando as melhores opções e taxas do mercado. Confira!

Como usar linhas de crédito para aprovação de empréstimo?

O que é captação de recursos financeiros para empresas?

Empréstimo com garantia de imóvel: Salve sua empresa com crédito!

Ranking de juros PJ: conheça as 6 melhores linhas de crédito para pessoa jurídica

Antecipação de Recebíveis: Faça uma simulação gratuita

Por que uma empresa decide captar recursos no mercado?

Quando uma empresa é constituída, inicia-se a árdua tarefa de fazer com que ela permaneça no mercado pelo maior tempo possível. O ideal é que ela nunca seja extinta e que, se possível, permaneça empregando várias gerações ao longo do tempo.

E para que isso seja possível, é necessário manter sua saúde financeira. Como nada nesse mundo é perfeito, algumas situações mais delicadas, eventualmente, serão enfrentadas. A falta de recursos financeiros em meio a uma crise é um exemplo de situação que pode colocar em xeque as atividades da companhia.

No entanto, o mercado naturalmente se ajustou a esse tipo de situação. Assim, é possível encontrar soluções para fortalecer o caixa em momentos de turbulência. Existem várias opções de tomada de recursos e, de fato, isso faz parte da natureza empresarial. A recomendação é apenas que exista um planejamento de forma que a captação financeira não se torne um problema no futuro por conta de uma eventual incapacidade de pagamento.

Vale ressaltar que a tomada de recursos não se dá, necessariamente, em momentos de falta de capital de giro, por exemplo. Pode ser que [determinada empresa esteja com intenções de expandir suas operações, mas não possua dinheiro suficiente para isso. Nesses casos, também é possível contar com financiamento de terceiros para concretizar o planejamento.

Cadastre-se em nossa plataforma e simule grátis!


Quais são as principais alternativas de captação de recursos?

Acompanhe, a seguir, as principais modalidades de tomada de crédito para empresas que buscam financiamento de recursos.

Crowdfunding

O nome pode parecer algo complicado e burocrático, mas na verdade é o contrário disso. Em uma captação por meio de crowdfunding, a empresa que busca recursos o faz usando a internet. Ela expõe seu projeto e o que deseja alcançar com ele, e divulga isso por meio de uma plataforma voltada para esse fim.

Pessoas que frequentam esse ambiente virtual podem contribuir para o projeto, caso se identifiquem com ele. É como se fosse uma "vaquinha" que acontece por meio da internet. Vale lembrar que a empresa tomadora de recursos só consegue o dinheiro se a quantia total for arrecadada no prazo estipulado previamente. Caso isso não ocorra, as contribuições são devolvidas.

Crowdfunding equity

Trata-se de uma evolução do modelo anteriormente explicado e a diferença está no seguinte ponto: no crowdfunding tradicional, os investidores que acreditaram no projeto apresentado não são retornados de forma oficial, digamos. Isso quer dizer que não há compromisso da empresa tomadora em remunerar, de fato, os investidores.

Já na modalidade equity, o processo é melhor estruturado, pois ao aportar capital, o investidor recebe uma parcela da empresa. É uma espécie de título que é conversível em ações da companhia. O modelo segue uma estrutura tão formal que houve regulamentação do modelo pela Comissão de Valores Mobiliários — CVM. Por meio de sua Instrução 588 foi regulamentada a captação para empresas com faturamento de até R$ 10 milhões por ano.

Venture Capital

Essa modalidade de tomada de recursos requer alguns fatores específicos para que seja bem sucedida. A razão disso é que o capital disponível por meio de uma Venture Capital requer uma boa estruturação da empresa e um produto já com validade no mercado. Por essa razão, é mais indicado para empresas que estão no mercado há alguns anos e tenham um fluxo financeiro estabilizado.

O recurso de uma Venture Capital busca uma boa relação de risco-retorno. O objetivo é auferir maiores ganhos. No entanto, todo o processo precisa estar bem claro. Assim, a empresa que pleiteia um aporte desse tipo precisa fazer uma apresentação muito bem embasada em seus próprios dados, a fim de levar confiança para a rodada de investimentos.

Financiamento bancário

Essa é a forma mais tradicional de conseguir recursos junto ao mercado. Trata-se do bom e velho empréstimo bancário. Para que a empresa consiga ter êxito nessa empreitada, é necessário preencher alguns requisitos básicos. Alguns exemplos das exigências são o bom histórico como pagador, não fazer parte do cadastro dos órgãos de proteção de crédito e gozar de bom score de pagamento.

Uma boa dica é cultivar desde sempre um bom relacionamento com a instituição financeira que a empresa tem conta. Pode ser que no futuro uma tomada de recursos seja necessária e, se a companhia for bem vista, fica mais fácil de conseguir. Além disso, vale lembrar que tomar recursos de bancos mostra ao mercado que a empresa é confiável e isso pode trazer mais negócios.

Investidores anjo

Essa modalidade de crédito tem aplicações específicas. Uma delas é que sejam empresas novas, nas quais sejam identificadas grandes oportunidades de crescimento. O investidor anjo pode ser tanto uma pessoa física como uma pessoa jurídica.

A vantagem desse tipo de tomada de recursos é que o auxílio não se limita apenas ao capital investido. O investidor anjo fornece ainda expertise em condução de negócios para o empreendimento, o coloca em proximidade com sua rede de contatos e ajuda no processo de gestão empresarial.

A captação de recursos é uma atividade mais comum do que se pensa no dia a dia das organizações. Seja por complemento de caixa, seja com o objetivo de expandir as operações, a tomada de crédito pode ser feita de inúmeras maneiras. Para auxiliar na melhor escolha para sua empresa, conte com a Capital Empreendedor. Além de indicar a melhor opção de empréstimos, também é possível encontrar as melhores taxas disponíveis no mercado.

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato conosco e faça uma busca rápida pelas melhores condições de empréstimos existentes para contratação!

Simule grátis!
Acesse nosso blog

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de notícias, novidades e informações sobre o mundo do crédito empresarial.