July 13, 2023

Qual a alternativa de captação de recursos para uma empresa?

Entender qual o melhor jeito de como captar recursos de forma esporádica em um ambiente de negócios é fundamental para o sucesso da empresa. É preciso conhecer a realidade da companhia, pois o procedimento é mais comum do que se possa imaginar e demanda planejamento. Cobrir uma folha de pagamentos ou expandir as operações podem ser atividades executadas por uma empresa que necessita de empréstimos de terceiros.

Neste artigo, você verá quais são as principais opções disponíveis no mercado para a tomada de crédito. Além disso, saberá quais são os motivos que levam uma empresa a buscar um financiador. Ao final, será apresentado um grande parceiro que pode viabilizar essa tarefa, indicando as melhores opções e taxas do mercado. Confira!

Quando é interessante buscar alternativas de captação de recursos?

Saber o momento em que a empresa está é fundamental para tomar decisões acertadas e conseguir dar andamento nos projetos. Por isso, é relevante acompanhar os dados para entender quando buscar recursos para os projetos do negócio.

Nesse sentido, faz-se necessário observar o fluxo de caixa e projetar a lucratividade da companhia. Esse cuidado vai garantir decisões acertadas e melhorar a alocação de capital no negócio.

Além disso, faça um planejamento de curto, médio e longo prazos, analisando as necessidades de financiamento para cada etapa da empresa. Com isso, fica mais fácil entender quando é necessário buscar alternativas de captação de recursos.

Por que uma empresa decide captar recursos no mercado?

Quando uma empresa é constituída, inicia-se a árdua tarefa de fazer com que ela permaneça no mercado pelo maior tempo possível. O ideal é que ela nunca seja extinta e que, se possível, permaneça empregando várias gerações ao longo do tempo.

Para que isso seja possível, é necessário manter sua saúde financeira. Como nada nesse mundo é perfeito, algumas situações mais delicadas, eventualmente, serão enfrentadas. A falta de recursos financeiros em meio a uma crise é um exemplo de situação que pode colocar em xeque as atividades da companhia.

No entanto, o mercado naturalmente se ajustou a esse tipo de situação. Assim, é possível encontrar soluções para fortalecer o caixa em momentos de turbulência. Existem várias opções de tomada de recursos e, de fato, isso faz parte da natureza empresarial. A recomendação é apenas que exista um planejamento de forma que a captação financeira não se torne um problema no futuro por conta de uma eventual incapacidade de pagamento.

Vale ressaltar que a tomada de recursos não se dá, necessariamente, em momentos de falta de capital de giro, por exemplo. Pode ser que determinada empresa esteja com intenções de expandir suas operações, mas não possua dinheiro suficiente para isso. Nesses casos, também é possível contar com o financiamento de terceiros para concretizar o planejamento.

Cadastre-se em nossa plataforma e simule grátis!

Quais são as principais alternativas de captação de recursos?

Acompanhe, a seguir, as principais modalidades de tomada de crédito para empresas que buscam financiamento de recursos.

Crowdfunding

O nome pode parecer algo complicado e burocrático, mas na verdade é o contrário disso. Em uma captação por meio de crowdfunding, a empresa que busca recursos o faz usando a internet. Ela expõe seu projeto e o que deseja alcançar com ele, e divulga isso por meio de uma plataforma voltada para esse fim.

Pessoas que frequentam esse ambiente virtual podem contribuir para o projeto, caso se identifiquem com ele. É como se fosse uma "vaquinha" que acontece por meio da internet. Vale lembrar que a empresa tomadora de recursos só consegue o dinheiro se a quantia total for arrecadada no prazo estipulado previamente. Caso isso não ocorra, as contribuições são devolvidas.

Crowdfunding equity

Trata-se de uma evolução do modelo anteriormente explicado e a diferença está no seguinte ponto: no crowdfunding tradicional, os investidores que acreditaram no projeto apresentado não são retornados de forma oficial, digamos. Isso quer dizer que não há compromisso da empresa tomadora em remunerar, de fato, os investidores.

Já na modalidade equity, o processo é melhor estruturado, pois ao aportar capital, o investidor recebe uma parcela da empresa. É uma espécie de título que é conversível em ações da companhia. O modelo segue uma estrutura tão formal que houve regulamentação do modelo pela Comissão de Valores Mobiliários — CVM. Por meio de sua Instrução 588 foi regulamentada a captação para empresas com faturamento de até R$10 milhões por ano.

Venture Capital

Essa modalidade de tomada de recursos requer alguns fatores específicos para que seja bem sucedida. A razão disso é que o capital disponível por meio de uma Venture Capital requer uma boa estruturação da empresa e um produto já com validade no mercado. Por essa razão, é mais indicado para empresas que estão no mercado há alguns anos e tenham um fluxo financeiro estabilizado.

O recurso de uma Venture Capital busca uma boa relação de risco-retorno. O objetivo é auferir maiores ganhos. No entanto, todo o processo precisa estar bem claro. Assim, a empresa que pleiteia um aporte desse tipo precisa fazer uma apresentação muito bem embasada em seus próprios dados, a fim de levar confiança para a rodada de investimentos.

Financiamento bancário

Essa é a forma mais tradicional de conseguir recursos junto ao mercado. Trata-se do bom e velho empréstimo bancário. Para que a empresa consiga ter êxito nessa empreitada, é necessário preencher alguns requisitos básicos. Alguns exemplos das exigências são o bom histórico como pagador, não fazer parte do cadastro dos órgãos de proteção de crédito e gozar de bom score de pagamento.

Uma boa dica é cultivar desde sempre um bom relacionamento com a instituição financeira que a empresa tem conta. Pode ser que no futuro uma tomada de recursos seja necessária e, se a companhia for bem vista, fica mais fácil de conseguir. Além disso, vale lembrar que tomar recursos de bancos mostra ao mercado que a empresa é confiável e isso pode trazer mais negócios.

Investidores anjo

Essa modalidade de crédito tem aplicações específicas. Uma delas é que sejam empresas novas, nas quais sejam identificadas grandes oportunidades de crescimento. O investidor anjo pode ser tanto uma pessoa física quanto uma pessoa jurídica.

A vantagem desse tipo de tomada de recursos é que o auxílio não se limita apenas ao capital investido. O investidor anjo fornece ainda expertise em condução de negócios para o empreendimento, coloca-o em proximidade com sua rede de contatos e ajuda no processo de gestão empresarial.

Pessoas investidoras

Similar ao investidor anjo, contar com pessoas que desejam apoiar o seu projeto representa mais uma alternativa de captação de recursos. Em troca você pode oferecer, por exemplo, um percentual da lucratividade.

Para isso, é importante mostrar como o seu projeto tem potencial e de que forma consegue retornar os investimentos que serão feitos. Por isso, o planejamento de investimentos é uma parte crucial para o sucesso na captação desse tipo de recurso.

Adição de sócios

Mais uma opção que pode ser explorada para captar recursos e dar andamento aos projetos da empresa é a adição de sócios. Nesse sentido, é essencial determinar de forma clara e objetiva qual é o papel de cada uma das partes na sociedade para evitar problemas.

Ainda é aconselhável investir em ações para assegurar os direitos de cada um dos sócios e convencer as pessoas de que é vantajoso entrar na sociedade. Caso contrário, não há entrada de dinheiro por esse meio no negócio. Além disso, fique ciente de que haverá divisão da lucratividade entre todos os sócios.

IPO

Por fim, é possível optar pelo IPO, ou "Initial Public Offering" (Oferta Pública Inicial, em português). Ele se refere ao processo pelo qual uma empresa privada oferece suas ações ao público em geral pela primeira vez, tornando-se uma empresa de capital aberto.

O IPO é uma forma de captação de recursos no mercado de capitais, em que é vendida parte de sua propriedade, na forma de ações, para investidores externos. Esse processo permite levantar capital para financiar seus planos de crescimento, expansão e investimentos futuros.

Quais os cuidados para captar recursos para a empresa?

Agora que você já sabe quais são as opções de captação de capital para a sua empresa, é hora de compreender os cuidados que devem ser tomados para evitar dores de cabeça e ter segurança para manter as finanças em dia, assim como a sua lucratividade. Explicamos alguns pontos, a seguir:

  • invista em planejamento — o primeiro ponto que merece atenção é o plano de ação da sua companhia. É preciso ter cuidado e compreender o potencial de retorno dos projetos para não entrar em dívidas;
  • faça pesquisas — conhecer mais a fundo todas as opções e investir em um comparativo pode ajudar a tomar a melhor decisão para o seu negócio e para você;
  • conte com uma empresa de confiança — caso opte por financiamentos ligados a instituições financeiras, assegure que elas são confiáveis e que oferecem condições incríveis para os seus projetos de expansão.

A partir desses quesitos fica mais simples captar recursos de maneira adequada para dar andamento nos projetos sem comprometer o financeiro da empresa. Por isso, não deixe de aplicá-los na hora de tomar decisões importantes.

Saber como captar recursos é importante no dia a dia das organizações. Seja por complemento de caixa, seja com o objetivo de expandir as operações, a tomada de crédito pode ser feita de inúmeras maneiras. Para auxiliar na melhor escolha para sua empresa, conte com a Capital Empreendedor. Além de indicar a melhor opção de empréstimos, também é possível encontrar as melhores taxas disponíveis no mercado.

Gostou do conteúdo e tem algo a compartilhar com os outros leitores? Então, deixe um comentário no post e compartilhe quais são as melhores práticas que você usou para tomar suas decisões.

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.