September 24, 2019

Como administrar uma empresa com dívidas e pendências financeiras?

Como lidar com dívidas e pendências financeiras?

Dívidas e pendências financeiras fazem parte da história de muitos negócios, mas isso não significa que todas as suas jornadas tenham desfechos dramáticos e tristes.

Sair da inadimplência pode significar uma reviravolta fortalecedora para o negócio, que, além de recuperar seu crédito no mercado, terá adquirido conhecimentos fundamentais para uma gestão financeira mais segura e saudável.

Quer entender quais são os verdadeiros impactos das dívidas na sua empresa e algumas dicas para administrar situações de recuperação de crédito? Confira neste post que preparamos para você.

O que são e quais os principais motivos para ter dívidas e pendências financeiras de um negócio?

Uma empresa endividada, como o próprio nome já diz, é aquela que possui contas a pagar. Se ela tem o saldo para quitar suas despesas, então, sua situação logo poderá ficar regular, mas, no caso contrário, ela terá pendências a serem quitadas.

Cada empresa vive um momento e necessidades específicas que podem levá-la a contrair dívidas no mercado, porém, algumas delas são mais comuns, danosas para a saúde financeira do negócio, e, portanto, devem ser evitadas. Entre elas, podemos citar:

  • despesas de consumo acima do previsto;
  • desconhecimento do custo de produção e consequente erro na precificação dos produtos;
  • horas extras em excesso dos funcionários;
  • erro na hora de determinar a margem de lucro;
  • atrasos de pagamentos;
  • falhas no controle do capital de giro;
  • contração de empréstimos sem a devida análise de suas condições, como regime de pagamento, juros e outros.

Como elas afetam seu negócio?

Quando as dívidas são a principal preocupação do empresário, todas as suas estratégias e ações são focadas em eliminá-las o quanto antes, e, isso, muitas vezes, pode impedir que a empresa aproveite as oportunidades que o mercado oferta, não é mesmo?

A oferta de crédito no mercado também pode ser afetada.

Diminuição da capacidade de crédito no mercado

Redução da oferta e também piora das condições de contratação.

Isso acontece porque as instituições de crédito consideram o comprometimento da receita da empresa para ceder ou não outros financiamentos.

Quanto maior o comprometimento, menor a oferta de recursos em financeiras convencionais, assim como a qualidade das condições de contratação. Nesse caso, os juros poderão ser maiores e a quantidade de parcelas restrita.

Com um endividamento alto e atrasado por muito tempo, muitas financeiras e bancos vão, inclusive, recusar o pedido de empréstimo, considerando que o risco de calote que eles correrão será grande.

Impedimento para a realização de alterações contratuais

Alterações contratuais no quadro societário, por exemplo, podem sofrer com impedimentos pela existência de pendências financeiras e atrasos no pagamento de tributos.

Ainda que algumas empresas tenham conseguido autorização judicial para tal, despesas com o processo e até mesmo a demora para que o pleito seja analisado em todas as instâncias podem inviabilizar essa medida.

Como solucionar pendências financeiras?

Para resolver pendências financeiras, a análise das despesas atuais e criação de estratégias para a redução de custos é essencial.

Entretanto, diante da recorrência de juros, é preciso buscar outras soluções no mercado, como linhas de créditos mais baratas do que a atualmente utilizada.

Problemas com a saúde financeira da sua empresa podem afetar sua imagem, produtividade dos funcionários e até mesmo seu potencial competitivo. E, quanto mais se adia a solução, pior fica a situação a ser revertida.

Quer entender como viabilizar uma solução para solucionar suas dívidas e pendências financeiras?

Então leia mais sobre como sua pequena empresa pode adquirir um empréstimo no mercado.

A Capital Empreendedor é uma plataforma que busca por meio de algoritmos o MELHOR financiamento para sua empresa.

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de notícias, novidades e informações sobre o mundo do crédito empresarial.