May 11, 2021

Antecipação de recebíveis: sua empresa está pronta para essa modalidade?

Realizar a operação de trava bancária requer um estudo cuidadoso sobre a atual situação financeira da empresa e a real necessidade de contrair um empréstimo. Isso é necessário, pois essa é uma operação que deixa os recursos a serem recebidos no futuro em modo travado (como o próprio nome sugere). Se o planejamento não for bem feito, o resultado pode não ser o esperado.

Neste artigo, vamos mostrar a você o que significa essa modalidade de tomada de empréstimo. Você saberá exatamente do que se trata a antecipação de recebíveis e como usar o crédito da melhor forma possível. Serão apresentadas ainda as vantagens desse modelo de cessão de valores, tanto para os tomadores quanto para os credores. Não perca tempo, continue a leitura!

O que é a garantia em um empréstimo financeiro?

Diversas são as situações encaradas no dia a dia em um ambiente empresarial. Por vezes, ocorre o esgotamento do fluxo de caixa, ao mesmo tempo em que a organização precisa quitar compromissos financeiros. Nessas ocasiões, uma das hipóteses é utilizar algum tipo de empréstimo oferecido por instituições bancárias.

Para que isso de fato ocorra, geralmente é solicitada uma garantia. A garantia é um mecanismo pelo qual o cedente do crédito pode reaver o recurso emprestado em caso de inadimplência. Para cada linha de crédito existe um tipo de garantia diferente que é exigida. Existem os empréstimos com garantias de imóveis, aplicações financeiras e, até mesmo, linhas especiais que não exigem garantia alguma. Estas, no entanto, costumam ser de baixo valor e com altas taxas de juros, já que o risco é maior.

O que é uma trava bancária?

Para entender de forma satisfatória o que é uma trava bancária, é importante ter claro o conceito de recebíveis. Eles correspondem a um valor futuro que determinada empresa tem para receber de seus clientes por ocasião de alguma venda feita a prazo. Isso é muito comum de ser observado no comércio em geral, quando uma compra é feita por meio de cartão de crédito e o valor total é dividido em várias parcelas.

Quando o valor total dessas vendas que será recebido apenas no futuro é somado, temos o montante total de recebíveis. Eles correspondem ao fluxo de caixa condizente com o valor que ainda será recebido. Vem daí o seu nome.

Pois bem, o fato é que existem linhas de crédito que cedem o recurso como um empréstimo mediante a cessão dos recebíveis como forma de garantia. Quando isso ocorre, o mecanismo de trava bancária entra em ação. Trata-se de um dispositivo do Banco Central que serve para indicar que aquele valor referente aos recebíveis da empresa já estão comprometidos como garantia de determinado empréstimo.

Dessa forma, os recebíveis ficam "travados", por isso o nome do dispositivo como conhecemos. Isso é muito útil para que seja indicado o comprometimento do recurso no sistema financeiro nacional. Assim, fica impossível que uma mesma quantia financie dois empréstimos ao mesmo tempo, pois isso geraria uma subavaliação do crédito a ser disponibilizado no ato de sua contratação.

Quais são as vantagens desse tipo de operação?

A trava bancária é um excelente método de empréstimo de capital exatamente porque oferece vantagens para os dois lados da operação. Todo tipo de transação na qual um conforto extra é oferecido para todos os envolvidos torna-se muito bem-vinda.

Para a organização que toma o recurso emprestado, existe a vantagem no momento de avaliação do crédito para posterior liberação do recurso. Isso acontece porque os recebíveis de cartão de crédito (principalmente) têm um liquidez muito grande. Além disso, o risco de inadimplência é zero, pois caso o devedor original não honre com sua dívida, ela é assumida pela administradora, e o valor é repassado a quem é de direito.

Com isso, o solicitante do empréstimo (dono original dos recebíveis) goza de mais celeridade em suas análises quando uma solicitação desse tipo é realizada. Em comparação com outros empréstimos com garantias reais, como os imóveis, que são muito sólidos, a velocidade é muito maior. Não existe a necessidade de uma avaliação por um especialista para chegar ao valor correto, como ocorre com uma construção.

Já na ponta do credor (que é quem cede o crédito de fato) existe o conforto de contar com uma garantia robusta para financiar o dinheiro emprestado em caso de inadimplência. O fato da dívida ser coberta pela administradora de cartões de crédito leva muita segurança para a instituição financeira. O dinheiro pode ser recebido de forma totalmente eletrônica e dispensa processos de execução de bens e eventuais leilões, o que causa bastante demora para reaver a quantia emprestada.

Por fim, um benefício que atinge tanto os envolvidos na operação quanto a sociedade como um todo, vem como consequência da solidez da trava bancária enquanto operação de crédito: as taxas de juros cobradas são menores. Como já se conhece bastante, os juros cobrados em uma operação de empréstimos são proporcionais ao risco envolvido. Assim, quanto maior é o risco, maiores deverão ser os juros embutidos. Como a trava tem muita robustez, é possível ter taxas mais baixas.

O ponto de atenção diz respeito à saúde financeira da empresa. Antes de tomar qualquer tipo de empréstimo (por melhor que ele se apresente), deve-se analisar com cuidado o fluxo de caixa. A ideia de tomar recursos deve visar sanar uma deficiência temporária ou financiar uma expansão cuidadosamente planejada. Jamais tome crédito para aumentar o passivo da organização, de modo que não haja condições de quitar a dívida.

Qual é a diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimos?

A trava bancária certamente é capaz de ajudar no desenvolvimento de uma organização. Ela permite que um recurso futuro seja antecipado para disponibilizar capital de giro no presente. O ponto de cuidado fica por conta de uma análise financeira criteriosa, pois uma situação ruim não deve ser agravada.

Para ajudar nesse aspecto e encontrar a melhor operação de trava disponível no mercado, conte com a Capital Empreendedor, que consegue varrer o mercado e encontrar rapidamente a melhor opção disponível. Além disso, você pode solicitar uma proposta de empréstimos sempre que julgar ser uma opção melhor que a antecipação de recebíveis, de acordo com o momento do negócio.

Gostou das informações? Então entre em contato com a Capital Empreendedor, basta clicar no link a seguir e fazer seu cadastro: Cadastre-se em nossa plataforma e simule grátis!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.