May 11, 2021

Antecipação de recebíveis: sua empresa está pronta para essa modalidade?

Descubra se é possível fazer Antecipação de recebíveis

Realizar a operação de trava bancária requer um estudo cuidadoso sobre a atual situação financeira da empresa e a real necessidade de contrair um empréstimo. Isso é necessário, pois essa é uma operação que deixa os recursos a serem recebidos no futuro em modo travado (como o próprio nome sugere). Se o planejamento não for bem feito, o resultado pode não ser o esperado.

Neste artigo, vamos mostrar a você o que significa essa modalidade de tomada de empréstimo. Você saberá exatamente do que se trata e como usar o crédito da melhor forma possível. Serão apresentadas ainda as vantagens desse modelo de cessão de valores, tanto para os tomadores quanto para os credores. Não perca tempo, continue a leitura!

O que é a garantia em um empréstimo financeiro?

Diversas são as situações encaradas no dia a dia em um ambiente empresarial. Por vezes, ocorre o esgotamento do fluxo de caixa, ao mesmo tempo em que a organização precisa quitar compromissos financeiros. Nessas ocasiões, uma das hipóteses é utilizar algum tipo de empréstimo oferecido por instituições bancárias.

Para que isso de fato ocorra, geralmente é solicitada uma garantia. A garantia é um mecanismo pelo qual o cedente do crédito pode reaver o recurso emprestado em caso de inadimplência. Para cada linha de crédito existe um tipo de garantia diferente que é exigida. Existem os empréstimos com garantias de imóveis, aplicações financeiras e até mesmo linhas especiais que não exigem garantia alguma. Essas, no entanto, costumam ser de baixo valor e com altas taxas de juros, já que o risco é maior.

O que é uma trava bancária?

Para entender de forma satisfatória o que vem a ser uma trava bancária, é importante ter claro o conceito de recebíveis. Estes correspondem a um valor futuro que determinada empresa tem para receber de seus clientes por ocasião de alguma venda feita a prazo. Isso é muito comum de ser observado no comércio em geral, quando uma compra é feita por meio de cartão de crédito e o valor total é dividido em várias parcelas.

Quando o valor total dessas vendas que será recebido apenas no futuro é somado, temos o montante total de recebíveis. Eles correspondem ao fluxo de caixa condizente com o valor que ainda será recebido. Vem daí o seu nome.

Pois bem, o fato é que existem linhas de crédito que cedem o recurso como um empréstimo mediante a cessão dos recebíveis como forma de garantia. Quando isso ocorre, o mecanismo de trava bancária entra em ação. Trata-se de um dispositivo do Banco Central que serve para indicar que aquele valor referente aos recebíveis da empresa já estão comprometidos como garantia de determinado empréstimo.

Dessa forma, os recebíveis ficam "travados" e é daí que vem o nome do dispositivo como conhecemos. Isso é muito útil para que seja indicado o comprometimento do recurso no sistema financeiro nacional. Assim, fica impossível que uma mesma quantia financie dois empréstimos ao mesmo tempo, pois isso geraria uma subavaliação do crédito a ser disponibilizado no ato de sua contratação.

Quais são as vantagens desse tipo de operação?

A trava bancária é um excelente método de empréstimo de capital exatamente porque oferece vantagens para os dois lados da operação. Todo tipo de transação na qual um conforto extra é oferecido para todos os envolvidos torna-se muito bem-vinda.

Para a organização que toma o recurso emprestado, existe a vantagem no momento de avaliação do crédito para posterior liberação do recurso. Isso acontece porque os recebíveis de cartão de crédito (principalmente) têm um liquidez muito grande. Além disso, o risco de inadimplência é zero, pois caso o devedor original não honre com sua dívida, esta é assumida pela administradora e o valor é repassado a quem é de direito.

Com isso, o solicitante do empréstimo (dono original dos recebíveis) goza de mais celeridade em suas análises quando uma solicitação desse tipo é realizada. Em comparação com outros empréstimos com garantias reais, como os imóveis, que são muito sólidos, a velocidade é muito maior. Não existe a necessidade de uma avaliação por um especialista para chegar ao valor correto, como ocorre com uma construção.

Já na ponta do credor (que é quem cede o crédito de fato) existe o conforto de contar com uma garantia robusta para financiar o dinheiro emprestado em caso de inadimplência. O fato da dívida ser coberta pela administradora de cartões de crédito leva muita segurança para a instituição financeira. O dinheiro pode ser recebido de forma totalmente eletrônica e dispensa processos de execução de bens e eventuais leilões, o que causa bastante demora para reaver a quantia emprestada.

Por fim, um benefício que atinge tanto os envolvidos na operação quanto a sociedade como um todo, vem como consequência da solidez da trava bancária enquanto operação de crédito: as taxas de juros cobradas são menores. Como já se conhece bastante, os juros cobrados em uma operação de empréstimos são proporcionais ao risco envolvido. Assim, quanto maior é o risco, maiores deverão ser os juros embutidos. Como a trava tem muita robustez, é possível ter taxas mais baixas.

O ponto de atenção diz respeito à saúde financeira da empresa. Antes de tomar qualquer tipo de empréstimo (por melhor que ele se apresente), deve-se analisar com cuidado o fluxo de caixa. A ideia de tomar recursos deve visar sanar uma deficiência temporária ou financiar uma expansão cuidadosamente planejada. Jamais tome crédito de modo a aumentar ainda mais o passivo da organização, de modo que não haja condições de quitar a dívida.

A trava bancária certamente é capaz de ajudar no desenvolvimento de uma organização. Ela permite que um recurso futuro seja antecipado para disponibilizar capital de giro no presente. O ponto de cuidado fica por conta de uma análise financeira criteriosa, pois uma situação ruim não deve ser agravada. Para ajudar nesse aspecto e encontrar a melhor operação de trava disponível no mercado, conte com a Capital Empreendedor, que consegue varrer o mercado e encontrar rapidamente a melhor opção disponível.

Gostou do artigo? Então venha conhecer a Capital Empreendedor mais de perto e tomar ciência das soluções financeiras que podemos oferecer para sua organização!

A Capital Empreendedor é uma plataforma que busca por meio de algoritmos o MELHOR financiamento para sua empresa.

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de notícias, novidades e informações sobre o mundo do crédito empresarial.