March 30, 2021

O que fazer para sair da inadimplência? Confira 7 possibilidades!

Confira 7 ações para sair da inadimplência

Um dos grandes desafios enfrentados pelos líderes empresariais é saber desenvolver uma boa gestão financeira e se livrar da situação prejudicial da inadimplência. Principalmente na fase inicial de um empreendimento, quando o orçamento é mais limitado, a inadimplência pode se tornar um enorme problema, afetando de forma direta o seu crescimento e as chances de sobreviver no mercado.

Portanto, é muito importante que gestores e empresários estejam cientes do impacto da gestão financeira nos rumos do desenvolvimento da empresa e busquem sempre informações e melhorias nesse sentido, para que tenham mais conhecimento e capacidade de lidar com a situação.

Considerando a relevância do assunto no ambiente dos negócios, elaboramos este artigo com 7 possibilidades para sair da inadimplência e desenvolver uma gestão financeira eficaz dentro da empresa. Continue a leitura para saber mais!

1. Identificar o que causou o problema

O que fez com que o endividamento da empresa prejudicasse seriamente o seu negócio?

Identificar a base financeira que não foi controlada é o primeiro passo para voltar ao normal. Portanto, devemos primeiro diagnosticar a dívida para tomar a decisão certa para corrigir esses problemas.

Um bom começo é verificar em detalhes todos os valores que vão e vêm e as datas em que ocorrem. Por meio dessa análise, é possível descobrir onde está a "brecha", ou seja, onde o dinheiro "vaza". Somente assim você e sua equipe podem descobrir como começar a resolver problemas desenvolvendo um novo plano financeiro de negócios.

2. Verificar o fluxo de caixa

O fluxo de caixa ajudará os gestores a entender com mais precisão o que são despesas e receitas e como elas ocorrem no negócio.

A falta de controle de caixa é, inevitavelmente, um dos fatores que fazem com que a empresa, eventualmente, perca dinheiro ou descubra que está assumindo dívidas.

À medida que o fluxo de caixa diário é atualizado, será mais fácil determinar quais departamentos podem reduzir despesas ou métodos de previsão de crédito. Além disso, essa é a forma mais eficaz de compreender a real situação financeira da empresa.

3. Criar metas possíveis

Para entender bem como os recursos financeiros são utilizados, é importante que os resultados financeiros alcancem o que foi esperado.

Isso porque se o objetivo é equilibrar o orçamento, o dinheiro deve ser gasto de forma mais estratégica, priorizando as atividades e fazendo os cortes necessários.

Vale lembrar que, antes de decidir o que será cortado, é prudente fazer uma análise criteriosa para que não faltem investimentos em áreas-chave da empresa (como a compra de insumos). Não vale a pena usar ferramentas que costumam trazer resultados positivos para a empresa (como marketing) ou que ajudam a aumentar a produtividade dos funcionários.

4. Detalhar todas as dívidas

Se o intuito da empresa é se livrar da inadimplência, você deve primeiro entender os desafios a enfrentar.

Ou seja, antes de qualquer decisão, é altamente recomendável que gestores e líderes detalhem o endividamento, mesmo que possam ter uma concepção mais específica da real situação financeira da empresa.

Esse é um passo importante, porque diferentes medidas podem ser tomadas, dependendo da natureza da dívida. Por exemplo, se uma empresa tem dívidas pendentes no departamento fiscal, existem procedimentos para pagar impostos e dívidas fiscais. Essa pode ser uma alternativa interessante para evitar a deterioração da dívida.

Por outro lado, se houver dívida com alguma instituição financeira, pode-se buscar negociação de prazos, redução de juros ou mesmo parcelamento. É importante analisar cada opção corretamente para evitar que a empresa volte a se endividar.

5. Empréstimo para renegociação de dívidas

Uma boa opção para amortizar as dívidas de forma mais rápida é fazer um empréstimo para renegociar os pagamentos com os credores.

Para isso, primeiro avalie as condições e possibilidades que se adequam melhor à situação financeira do seu negócio. Procure por marketplaces de crédito, fintechs ou instituições financeiras que possam te oferecer boas vantagens e oportunidades para honrar suas necessidades.

Busque por informações através de uma fonte segura da própria instituição credora do crédito (site oficial, rede social verificada). Assim, você evita uma nova dívida e qualquer possibilidade de fraude ou golpes.

Além disso, dependendo do orçamento do seu negócio e da possibilidade de quitar dívidas, você pode parcelar ou solicitar prorrogação. Não se esqueça que, após a renegociação, a dívida deve ser paga sem atrasos para evitar ameaças à reputação da empresa.

Também é necessário avaliar criteriosamente os juros cobrados e analisar a melhor forma de obter recursos para liquidação de dívidas sem causar mais danos à empresa. No processo de renegociação, alguns princípios devem ser utilizados para evitar que a imagem da empresa fique prejudicada, tais como transparência, comunicação efetiva e trabalho em conjunto para encontrar a solução dos problemas.

6. Separar os gastos pessoais e empresariais

Isso é básico em toda empresa, mas se pensarmos em como sair da inadimplência, vale sempre a pena lembrar.

As contas pessoais devem ser devidamente separadas das contas corporativas para evitar a tendência de "sequestro" de reservas empresariais para pagar suas próprias dívidas.

Embora esse comportamento seja comum, é muito prejudicial à saúde da empresa. É preciso exercer um controle estrito entre as finanças pessoais e corporativas, também para que os gastos em casa não afetem os negócios e vice-versa.

7. Fazer um planejamento financeiro

Durante o processo de resolução dos problemas, os gestores devem assumir posições de comando com mais eficácia e tomar decisões que ajudarão a empresa a sair da inadimplência e retomar o caminho para a saúde financeira.

Ao renegociar a dívida e remediar a situação, o empresário precisa começar a pressionar por mudanças para que a empresa não entre mais em dificuldades financeiras.

Para tanto, uma ação planejada é sempre o melhor caminho. O direcionamento é planejar o futuro do negócio, considerando os desafios e oportunidades que podem surgir. As principais variáveis ​​devem ser consideradas nesse plano, pois isso pode evitar decisões repentinas ou acidentes no meio do caminho.

Se sua empresa começar a usar tecnologia para administrar seus negócios, isso simplificará muito o controle financeiro. Existem bons planos de gestão financeira e de desenvolvimento de fluxo de caixa no mercado, que ajudam a controlar e evitar o endividamento.

Conheça nossas linhas de crédito!

Compreender como sair da inadimplência, usar as ferramentas adequadas para manter a empresa no caminho certo e evitar problemas futuros são processos importantes para manter a gestão financeira da empresa atualizada.

Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco agora mesmo para conhecer nossas soluções!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.