July 13, 2022

Conheça os melhores tipos de crédito para sua empresa

Tipos de crédito para sua empresa

O mercado financeiro é complexo. Para que tudo funcione adequadamente, muitos instrumentos são necessários. Isso significa que diversos agentes trabalham juntos e viabilizam fluxos econômicos, o que dá origem a vários tipos de crédito.

Afinal, é verdade que boa parte da sociedade de mercado é sustentada pelo preço do futuro. Emprestar dinheiro se trata precisamente disso, comprar tempo. Mas cada condição no setor financeiro tem suas próprias regras.

Neste artigo, você vai conhecer os muitos tipos de crédito que existem no Brasil. Também vai ficar sabendo quais são as melhores alternativas para cada situação e como se preparar para assumir um compromisso de crédito. Confira!

Quais tipos de crédito existem?

O princípio gerador de um mercado de crédito surge quando alguém descobre uma oportunidade para antecipar um resultado possível. Com isso, essa pessoa vai até outra que tenha mais recursos financeiros e pede emprestado, prometendo um retorno potencial.

A partir daí, as regras da relação são intuitivas. Dessa maneira, como cada situação tem suas particularidades, tipos de crédito surgem para satisfazer as necessidades especiais de cada caso. Por sua vez, as modalidades servem tanto como produto desse mercado quanto como instrumento de controle econômico pelos órgãos reguladores.

Por isso, existem muitos tipos de crédito que variam com a finalidade do recurso, o valor solicitado e o prazo para pagamento. Podemos, assim, dividir as muitas modalidades de crédito em 3 grupos. Veja mais a seguir.

Crédito simples

Vamos chamar de crédito simples todos os créditos mais conhecidos, acessíveis à maioria das pessoas e usados no dia a dia. O crédito simples é o principal produto de varejo dos bancos, fintechs de crédito e outros agentes desse mercado. Dessa categoria, podemos citar:

Sua principal característica é o acesso praticamente instantâneo. Pré-aprovados, alguns desses tipos de crédito não precisam nem ser solicitados, o que é muito conveniente para necessidades emergenciais. Porém, os juros podem ser tão altos que compensa mais fazer a lição de casa e garantir uma reserva para casos extraordinários.

Empréstimos com garantias

Além do crédito simples, existem também variados tipos de crédito exclusivos fazendo frente a hipotecas, penhoras, consignações e outras formas de garantia. Esse tipo de crédito oferece possibilidades completamente diferentes, já que há um risco muito menor para o credor.

No entanto, por serem complexos, têm mais burocracia. Alguns exemplos de empréstimos com alguma forma garantia são:

Financiamentos e refinanciamentos

Embora existam muitos tipos de financiamentos — envolvendo garantia ou não —, uma característica particular desse tipo de crédito é que ele costuma pressupor finalidade. Por isso, podemos separá-lo em uma categoria particular. Afinal, tem tal fato em comum: suas condições são determinadas pelo produto do financiamento. Veja alguns exemplos:

  • crédito automotivo;
  • financiamento de capital de giro.

É possível ainda, para o caso de dívidas acumuladas, considerar um planejamento de quitação e financiar toda a quantia. Esse é um caso especial de financiamento, porque se trata de um refinanciamento.

Isso implica que o objetivo é assegurar o rigor para não cair no mesmo erro que levou ao financiamento de dívidas sobre dívidas.

Qual é o melhor tipo de crédito para a minha empresa?

Crédito é uma espada de dois gumes. Ele tanto pode representar uma vantagem estratégica poderosa quanto a ruína das finanças. Utilizado com consciência, o crédito pode ser um componente estrutural das estratégias de negócio de uma empresa.

Mas se o recurso for tido simplesmente como “caixa fácil”, então o risco de problemas financeiros é consideravelmente preocupante.

Por isso, antes de tomar crédito por meio de qualquer modalidade, é fundamental assegurar se a medida é necessária. Os efeitos desse cuidado são sempre muito positivos, então vale a pena dar atenção a esses detalhes. Veja algumas dicas que podem contribuir com suas decisões:

  • certifique-se de que o crédito é coerente com o modelo de negócios da sua empresa;
  • esteja sempre buscando alternativas para o crédito, como redução de gastos, geração de receita, novas fontes de renda, entre outros;
  • antes de tomar crédito, tenha um plano de orçamento bem calculado, com taxas, correções e ajustes.

Cheque especial

O cheque especial é uma das modalidades de crédito mais comuns, o que, de certa forma, reflete um despreparo orçamentário por parte do empresário. De qualquer maneira, poder acessar um valor pré-aprovado imediatamente quando for necessário pode ser conveniente. Mas vale muito o cuidado de evitar que isso aconteça e que a conta seja coberta o quanto antes para evitar complicações.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é outro popular meio de aquisição de crédito simples. Também pode ser um grande aliado se usado estrategicamente. O importante é garantir um controle apurado dos gastos dentro do limite do orçamento, tomando sempre muito cuidado para não entrar no crédito rotativo.

Financiamento de capital de giro

Manter o fluxo de caixa da empresa em dia pode ser um grande desafio. Existem diversas entradas e saídas e mantê-las com datas semelhantes às vezes é difícil. Assim, contar com opções que ajudem nessa tarefa é uma ótima alternativa.

O financiamento para capital de giro é um tipo de empréstimo que sugere imediatamente um planejamento. Pode ser muito útil para contribuir com o caixa de uma empresa em determinado momento de uma estratégia, facilitando operações e otimizando os resultados.

Há muitas propostas interessante no mercado de crédito digital para financiamento de capital de giro. Além disso, esse tipo de operação é uma boa maneira de aproveitar oportunidades e fazer seu negócio crescer. Vale realizar uma simulação e usufruir das vantagens dessa alternativa.

Empréstimo com Garantia

Agora, caso o objetivo da empresa seja mais ousado, precise de mais capital ou busque prazos diferenciados para uma grande soma, esse tipo de crédito é mais adequado. Isso assegura a credora que, em troca, oferece propostas exclusivas, com taxas de juros adequadas para a negociação. Dessa forma, garantias como veículo e imóvel garantem excelentes oportunidades de crédito.

Antecipação de recebíveis

Se você pretende antecipar os lucros da empresa, esta pode ser uma boa alternativa. Assim, é possível diminuir a inadimplência do seu negócio e contar com uma opção de crédito rápida e com menos burocracia.

Por meio dela, uma empresa consegue antecipar pagamentos usando esses recebíveis como forma de garantia. Para usá-la, basta encontrar uma empresa de confiança, enviar a documentação necessária, escolher as melhores taxas de mercado e contratar o melhor crédito para sua empresa. Ainda há como simular valores e contar com a Capital Empreendedor.

Como conseguir crédito de maneira segura?

Para fazer uma boa escolha é importante adotar algumas precauções antes de tomar qualquer dinheiro emprestado. Veja, a seguir, quais são as principais dicas para acertar no tipo e na quantidade de crédito solicitada.

Faça pesquisas

O primeiro cuidado para adotar refere-se à realização de pesquisas e comparativos de preços. O acesso ao crédito pode envolver diferentes regras e custos de uma instituição para a outra.

Por isso, vale conferir quais as condições de empréstimo que são concedidas pelas principais entidades financeiras, como bancos e fintechs. Também cabe um alerta quanto à taxa de juros. Normalmente, é apresentado o valor da taxa de juros nominal do empréstimo, entretanto, há outros custos que encarecem esse empréstimo. Portanto, é importante solicitar qual a taxa de juros efetiva e não apenas a nominal.

Entenda a necessidade da empresa

Conhecer sobre a necessidade da sua empresa também é um fator importante para determinar a quantidade de recursos que é necessária e qual a sua condição de pagamento.

Você precisa esclarecer se esse dinheiro é para oferecer fluxo de caixa, cobrir despesas adicionais ou até para investir na expansão do negócio. Assim, antes de seguir para o banco, vale responder às seguintes perguntas.

  • Quanto eu preciso?
  • Em quanto tempo eu vou conseguir pagar?
  • Quais as parcelas máximas que cabem no orçamento?
  • Como esse dinheiro vai ajudar o meu negócio?

Conte com o suporte de especialistas

Por meio do aumento da complexidade do mercado financeiro brasileiro surgiram diversas empresas que auxiliam outros negócios na hora de contratar crédito, com as melhores condições disponíveis para o seu porte e situação financeira.

A Capital Empreendedor foi desenvolvida com o objetivo de facilitar o acesso aos recursos e reduzir os custos de um empréstimo. Ela acessa e compara a melhor taxa de juros para pequenas e médias empresas, atuando como um intermediário entre sua corporação e as entidades financeiras que concedem o crédito.

Assim, ao contar com esse tipo de parceria, você consegue reduzir os custos referentes aos juros e demais despesas de um financiamento, além de obter as melhores condições para o pagamento desse valor. Desse modo, sua empresa evita o desgaste e a busca por boas opções de mercado e você se concentra apenas no crescimento do seu projeto.

Quais cuidados tomar?

O mais importante na hora de solicitar crédito no mercado é considerar de maneira muito judiciosa a necessidade do empréstimo. Afinal, o sucesso de qualquer negócio requer decisões acertadas ou, no mínimo, bem pensadas. Isso tem um preço e deve ser medido.

Portanto, antes de tomar qualquer decisão, procure simular os processos futuros e avalie se é possível alcançar os mesmos resultados por vias menos arriscadas. Caso, enfim, você opte por solicitar o empréstimo, calcule cuidadosamente a atividade da empresa no período e sua capacidade para honrar o crédito. Dessa maneira, o recurso obtido passa a ser uma ferramenta realmente valiosa.

Viu como é importante conhecer os principais tipos de crédito do mercado e como escolher o mais conveniente para o seu negócio? Lembre-se de manter tudo bem documentado e procure contar com parcerias que possam contribuir com as decisões da sua empresa. Além disso, contar com a Capital Empreendedor é, sem dúvidas, uma grande alternativa aos empreendedores que querem as melhores ofertas de crédito.

Quer receber conteúdos exclusivos em seu e-mail? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e tenha acesso às melhores informações sobre empreendedorismo!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.