July 6, 2021

Qual a diferença entre lucro bruto e lucro líquido e como calcular?

Qual a diferença entre lucro bruto e lucro líquido e como calcular?

Administrar bem as finanças é um tremendo desafio para a grande maioria das pessoas, tanto no âmbito empresarial quanto, até mesmo, na vida pessoal. São muitas variáveis envolvidas e, sem o devido conhecimento, ter prejuízos pode ser inevitável. Pensando nisso, preparamos este post para mostrar qual a diferença entre lucro bruto e lucro líquido e como calcular.

Esses são conceitos fundamentais para que você consiga gerir a empresa de forma eficiente, ganhando elementos importantes para você se programar, fazer investimentos certeiros, realinhar estratégias ou cortar gastos. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto!

O conceito de custos variáveis e fixos

Antes de entender a diferença entre lucro bruto e lucro líquido e como calcular, vamos esclarecer alguns outros conceitos muito relevantes nesse contexto, que são os custos variáveis e fixos. Os lucros variáveis, como o nome já diz, são aqueles compostos de acordo com a produção da empresa e que podem mudar constantemente.

Isso quer dizer que, caso o volume de vendas ou de serviços aumente, por exemplo, os custos variáveis também se elevam. Por outro lado, temos os custos fixos. Esses não mudam. Ainda que o ritmo de produção varie, eles serão sempre os mesmos. Nessa equação, estão o pagamento de aluguel, limpeza, manutenção, planos de telefonia e assim por diante.

Simule seu empréstimo gratuitamente! Clique aqui


As diferenças entre lucro bruto e lucro líquido

Agora que você já entendeu melhor o conceito de custos variáveis e fixos, podemos explicar as principais diferenças entre lucro bruto e lucro líquido. Acompanhe!

Lucro bruto

O lucro bruto, que também pode ser chamado de lucro operacional bruto, é a diferença simples entre o valor total que foi arrecadado e o custo que a empresa teve na produção do produto ou na prestação de serviços. Para quem atua no varejo, por exemplo, o lucro bruto é o dinheiro ganho com as vendas, subtraído do quanto ele pagou pelos artigos que vendeu.

A sua fórmula é simples e pode ser definida da seguinte forma:

  • lucro bruto = receita total - custos variáveis

Lucro líquido

O chamado lucro líquido, por sua vez, é mais detalhado, tendo em vista que acaba sendo o resultado contábil final da sua empresa. Isso quer dizer que, para o seu cálculo, você precisará considerar todos os gastos agregados, dando uma visão muito mais precisa do quanto você lucrou, efetivamente, no final das contas. Podemos definir a sua fórmula como:

  • lucro líquido = receita total - custo total

Isso quer dizer que, para chegar ao resultado, você precisa incluir todas as despesas operacionais, como um aumento na tarifa de energia por maior utilização do maquinário na produção, juros de um empréstimo para aquisição de equipamentos, por exemplo, e assim por diante.

Agora você já sabe a diferença entre lucro bruto e lucro líquido e como calcular. Esse é um tipo de conhecimento que pode ajudar a entender melhor as opções de crédito, gerando benefícios importantes para suas finanças.

Gostou de aprender qual a diferença entre lucro bruto e lucro líquido? Quer receber mais conteúdos como este? Então não perca mais tempo e assine nossa newsletter!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.