Perguntas Frequentes

Tem dúvida? Estamos aqui para te ajudar

Quais documentos preciso enviar se minha empresa fatura acima de R$240 mil por ano?

Documento das pessoas sócias:
- RG, CPF OU CNH vigente
- Comprovante de endereço residencial em nome do sócio (emissão de até 90 dias)
- Imposto de Renda da Pessoa Física (declaração e recibo) último exercício 

Documentos da empresa:
- Contrato social ou requerimento de empresário- Faturamento contábil dos últimos 24 meses assinado pelo contador e pelos sócios
- Comprovante de endereço da empresa (emitido no máximo há 90 dias)
- Extrato CC da empresa dos 3 últimos meses fechados
- Fotos da empresa (fachada e interior)

Quais documentos preciso enviar se minha empresa tem faturamento menor que R$240 mil por ano?

Para empresas com faturamento anual de até R$240 mil e sem garantia real, não será necessário enviar documentos! Basta seguir o passo a passo do parceiro quando você tiver uma oferta de crédito!

Para o restante das empresas, é solicitada a documentação conforme o artigo ao lado

Minha empresa não possui sócios, como proceder?

Antes de tudo, verifique se de fato não existe legalmente ao menos um sócio proprietário (dono da empresa).
Se sua empresa de fato não possuir sócios, você pode simplesmente informar esta condição ou desconsiderar as abas de sócios extras no momento do envio da documentação. Não será necessário enviar documentos referentes a sócios inexistentes.

Minha empresa possui mais de um sócio, devo mandar a documentação de todos?

Sim, é importante enviar a documentação de todos os sócios que constam no contrato social da empresa. Isso garante que o processo seja rápido e sem complicações.

Onde envio os documentos?

Caso sejam solicitados, você pode enviar os documentos através de qualquer uma das seguintes opções:
- Plataforma: Faça o upload diretamente na aba de - “Meus Documentos” da nossa plataforma.
- E-mail: docs@capitalempreendedor.com.br
- Whatsapp

Por que é importante o envio de toda a documentação?

A apresentação de todos os documentos é essencial para que a sua empresa passe pela etapa de análise de crédito e você tenha acesso às propostas.

Não declaro imposto de renda na Pessoa Física, como devo proceder?

Será necessário o preenchimento do formulário de isenção disponibilizado no site do governo federal. 

Minha empresa é remota e não possui sede. Preciso enviar fotos da fachada?

Nesse caso, as fotos podem ser do local onde a administração da empresa é realizada, como um escritório, e a fachada deste local.

Quanto tempo leva a análise de documentos?

O tempo de análise dos documentos para encaminhamento ao parceiro é em média 1 dia. Já o processo de análise pelas instituições financeiras parceiras leva em torno de 5 a 7 dias úteis, mas pode variar de acordo com a linha de crédito desejada.

O que é a carta SCR?

A Carta SCR é um documento necessário para autorização de consulta ao Banco Central.
Emitido pelo Sistema de Informações de Créditos (SCR), a Carta SCR detalha as operações de crédito e garantias contratadas por indivíduos e empresas no Brasil.
Informações sobre empréstimos, financiamentos, garantias, histórico de pagamentos e situação atual das dívidas estão descritas na Carta.
Este documento aumenta a transparência e ajuda na avaliação de risco de crédito pelas instituições financeiras. Ela é uma autorização importante para acesso a mais créditos e melhores condições de oferta.

Como posso acompanhar o status dos meus documentos?

Você pode sempre acompanhar o status dos seus documentos (sob análise, aprovados ou reprovados) diretamente pela nossa plataforma na aba "Meus documentos".

Mudei de endereço e ainda não tenho comprovante de residência, o que faço?

Se você mudou de endereço recentemente e ainda não possui um comprovante de residência atualizado, você pode utilizar um dos seguintes documentos temporários:

Contrato de Locação: Se você alugou um imóvel, o contrato de locação pode servir como comprovante temporário, junto ao comprovante de endereço em nome do locador.


Declaração de Residência: Uma declaração assinada por você e pelo proprietário do imóvel onde está residindo atualmente.


Comprovante de Serviço: Algum comprovante de serviço recente, como internet, TV a cabo, ou telefone fixo, no novo endereço.

Não tenho uma pessoa responsável pela contabiliade, o que faço?

Entendemos que nem todas as empresas possuem uma pessoa responsável pela contabilidade. Caso você não tenha, podemos te orientar sobre como reunir e enviar a documentação necessária.

Tenho que pagar mensalidade ou algo adiantado?

Não, você não precisa pagar mensalidade nem nenhum valor adiantado.
Você paga nossa Taxa de Sucesso se e quando conseguir seu crédito.

Como funciona a Taxa de Sucesso?

Nossa Taxa de Sucesso é cobrada apenas para operações bem sucedidas. Os valores estão descritos nos termos e condições de uso.

O que é uma operação bem sucedida?

Quando se decide aceitar a proposta de algum dos nossos parceiros.

Como cancelar minha conta?

Cancele sua conta diretamente em nosso sistema:
1. Acesse a página "Minha conta", no canto superior direito através do ícone;
2. Selecione a aba  "Segurança"
3. Solicite o cancelamento da conta ao selecionar "Cancelar minha conta". 

Assinei o termo de serviço há menos de 7 dias, como funciona o cancelamento?

Caso o termo tenha sido assinado há menos de 7 dias, você pode exercer seu direito de arrependimento, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e sua conta será cancelada sem necessidade de espera. 

Após 7 dias de assinatura, não tendo nenhuma irregularidade no seu cadastro, até 7 dias seu pedido de cancelamento será processado e concluído.

Podem me dar uma ideia das condições do crédito, como taxas de juros e prazos de pagamento?

As condições do crédito, incluindo taxas de juros e prazos de pagamento, variam conforme a análise específica realizada por cada instituição financeira parceira. Somente após a avaliação dos seus dados e/ou documentos, poderemos fornecer uma proposta detalhada que incluirá essas condições.

Tenho menos de 2 anos de empresa, consigo aprovação de crédito?

Entendemos a sua situação! Para empresas com menos de 2 anos, é necessário oferecer alguma garantia real, como um imóvel ou veículo, para prosseguir com a análise de crédito.
Caso não possua garantias, será necessário esperar sua empresa completar 2 anos para conseguir alguma aprovação de crédito.

Tenho um contrato/nota que vai sair em breve, posso colocar como garantia?

Entendemos que você tenha um contrato futuro que pode ser relevante. No entanto, no momento, não é necessário o envio de documentos extras, apenas os principais solicitados para a análise de crédito.

Minha empresa não tem faturamento, como proceder?

Entendemos a sua situação! Para empresas ainda sem faturamento, é necessário oferecer alguma garantia real, como um imóvel ou veículo, para prosseguir com a análise de crédito.

O que são garantias de recebiveis?

Garantias de recebíveis são ativos futuros usados como garantia para empréstimos. Isso pode incluir valores a receber de clientes ou pagamentos parcelados. Incluir recebíveis como garantia oferece uma maneira eficaz de acessar financiamento, melhorar o fluxo de caixa e fortalecer a posição financeira da sua empresa.

Qual a diferença do imóvel operacional e imóvel não operacional?

Imóvel operacional é aquele onde a empresa ou parte dela funciona. Já um imóvel não operacional é um imóvel que não é usado nas atividades da empresa, como a casa de um sócio, por exemplo

O que é a garantia de imóveis e como ela funciona?

Nessa modalidade, você oferece um imóvel como garantia para obter o empréstimo. Isso significa que sua casa, apartamento ou ponto comercial é utilizado como garantia para a liberação do valor pela instituição financeira.

Meu imovel está financiado, posso incluir como garantia?

Sim, você pode! Desde que o saldo devedor não ultrapasse 60% do valor do imóvel. Na nova operação, o saldo devedor será quitado e descontado do valor final da operação.

O que é a garantia de veículos e como ela funciona?

Na modalidade de garantia de veículos, você oferece um veículo como garantia da operação. Isso significa que o veículo de quem está solicitando o empréstimo é utilizado como garantia para a liberação do valor pela instituição financeira.

Meu veículo está financiado, posso incluir como garantia?

Não, para incluir o veículo como garantia, é necessário que ele esteja quitado.

Possuo mais de uma empresa, posso atrelar mais de um CNPJ ao meu nome?

No momento, cada cadastro é único e atrelado a um único CNPJ. Se você possui mais de uma empresa, será necessário realizar cadastros separados para cada CNPJ. 

Como fico sabendo se meu crédito foi aprovado?

Após a aprovação do seu crédito, você receberá imediatamente um e-mail com todos os detalhes da aprovação, incluindo o limite de crédito, a taxa de juros e o prazo de pagamento.
Além disso, você poderá visualizar a proposta na aba 'Ofertas de Crédito' da plataforma e decidir se aceita ou recusa a oferta.

Quanto tempo demora para ter retorno no chat?

Nosso tempo de retorno no chat leva até no máximo 7 dias úteis. Fique atento ao seu email para acompanhar o retorno, qualquer resposta será notificada por lá!

Após aprovado, quanto tempo demora para liberação de crédito?

Essa informação depende da instituição que aprovou o crédito, podendo variar de segundos até 5 dias úteis em média.

Posso negociar/fazer acordo de ofertas que receber?

Claro! Nosso time operacional está à disposição para auxiliar no processo de negociação e fechamento do crédito. Caso precise de suporte para revisar condições, prazos ou taxas, basta entrar em contato conosco na plataforma. Nos esforçamos para garantir que você encontre a melhor solução para o seu negócio!

Como eu sei que meus dados estarão protegidos?

A Capital Empreendedor está comprometida com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que regula o tratamento de dados pessoais no Brasil. Além disso, seguimos os compromissos da ABFintech para garantir a proteção e a segurança dos seus dados.

Quais são as modalidades de crédito que a Capital Empreendedor trabalha?

Capital de giro:  Capital de giro com garantia de recebíveis, capital de giro com garantia de imóveis, capital de giro com garantia de veículos, capital de giro sem garantia (Aval), Capital de giro de curto prazo (“crédito fumaça”).

Financiamentos:  financiamento de veículos leves e pesados, financiamento de máquinas e equipamentos e financiamento de imóveis

Outros: Antecipação de boletos, Antecipação de cartões de crédito e antecipação de notas fiscais

Sou MEI, consigo crédito?

Sim! Empresas de pequeno porte, como MEI, também podem obter crédito através da Capital Empreendedor.

Nós trabalhamos com uma grande rede de parceiros, oferecendo diversas opções de crédito adaptadas às suas necessidades.

Independentemente do tamanho da sua empresa, estamos aqui para ajudar a encontrar a melhor solução de crédito para você, com taxas competitivas e um processo simples!

Tenho restrição no CNPJ ou no CPF. Consigo alguma oferta/linha de crédito?

Podemos realizar uma análise, mas não podemos garantir a aprovação. A obtenção de ofertas depende de fatores como o valor da pendência, o tempo em aberto e o faturamento anual da empresa. Cada caso é avaliado individualmente pelas instituições parceiras.

Sugestão: Considere adicionar uma garantia real, como um imóvel ou veículo, para aumentar suas chances de crédito em até 50%! Isso pode facilitar a aprovação e melhorar suas opções. Estamos aqui para ajudar!

Como vocês analisam meu pedido?

A análise de crédito é feita diretamente por nossos parceiros e considera diversos fatores para avaliar o pedido da sua empresa.

Entre os principais fatores restritivos estão: faturamento anual, movimentação da conta, score, entre outros. Além disso, cada instituição financeira parceira pode aplicar critérios específicos adicionais. Alguns exemplos são histórico de crédito, relação entre dívida e renda e estabilidade do negócio.

Não tenho ofertas disponíveis, como devo proceder?

Poxa! Infelizmente nenhuma das instituições financeiras prosseguiu com a sua operação neste momento. Buscamos e nos dedicamos para encontrar oportunidades de tomada de crédito para a sua empresa mas ainda não achamos seu parceiro ideal.

Por quê nenhuma das instituições financeiras prosseguiu com minha operação?

Cada parceiro tem uma métrica de análise de crédito que pode analisar diversos fatores.

Geralmente essas métricas envolvem: restritivos da empresa, faturamento anual e movimentação da conta, idade da empresa (empresas com menos de 2 anos de idade sem garantia real têm poucas chances), score de crédito, entre outros.

Acreditamos que para isso ter acontecido, sua empresa não atendeu a um ou mais destes requisitos.

Como posso aumentar minhas chances de receber uma oferta de crédito?

Ao adicionar uma garantia, suas chances de conseguir crédito aumentam em até 50%! Que tal adicionar uma garantia para receber mais chances de ofertas de crédito e melhores taxas?

A aprovação do crédito está garantida após o envio da documentação?

A aprovação do crédito depende da análise detalhada feita pelos nossos parceiros financeiros. Enviar a documentação é o primeiro passo, mas a aprovação final dependerá dos critérios específicos de cada instituição.

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis de nota fiscal, boleto ou cartão é uma linha de crédito que permite receber antecipadamente o valor das suas vendas faturadas a prazo.

Basicamente, você usa as notas fiscais, boleto ou cartão a receber como garantia para obter um adiantamento do valor, melhorando assim o fluxo de caixa da sua empresa.

O que é o Score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação que avalia a probabilidade de uma pessoa ou empresa pagar suas contas em dia. Ele é essencial para instituições financeiras analisarem o risco de conceder crédito.

No Brasil, os dois principais modelos são o Score do Serasa e o Score do Banco Central.

Como funciona o Score do SERASA?

Pontuação: De 0 a 1000, indicando o risco de inadimplência nos próximos 12 meses.

Fatores Considerados:
- Histórico de pagamentos (pontualidade em contas e dívidas);
- Nível de endividamento;
- Quantidade de consultas de crédito;
- Cadastro Positivo (pagamento de contas recorrentes).

Classificação:
- 0 a 300: Alto risco de inadimplência;
- 301 a 700: Risco médio de inadimplência;
- 701 a 1000: Baixo risco de inadimplência.

É amplamente usado por bancos, fintechs e lojas para avaliar crédito. Na Capital Empreendedor, ajuda a encontrar o "match perfeito" entre empresas e soluções de crédito.

Como funciona o Score do Banco Central (SCR)?

O SCR (Sistema de Informações de Crédito) utiliza letras para indicar o risco de inadimplência com base no histórico financeiro:

A: Baixíssimo risco (pagamentos sempre em dia);
B: Baixo risco (pequenos atrasos até 14 dias);
C a G: Atrasos crescentes, indicando risco moderado a crítico;
H: Alto risco de inadimplência (atrasos acima de 180 dias). É usado principalmente por bancos e grandes instituições financeiras para uma análise mais detalhada do histórico de pagamentos.

Na Capital Empreendedor, o Registrato SCR é integrado para acessar o histórico financeiro dos clientes (com autorização), auxiliando na avaliação de risco ao buscar crédito.

Como a Capital compara e utiliza os Scores?

Score do Serasa é mais usado para análises rápidas de crédito, incluindo dados do Cadastro Positivo.

Score do Banco Central (A a H) oferece uma visão detalhada do histórico financeiro e é preferido por grandes bancos.

.A Capital Empreendedor utiliza ambos para encontrar o “match perfeito” entre empresas e as opções de crédito, garantindo uma análise abrangente do risco de inadimplência, além de explorar outras possibilidades de auxilio para cada cliente.