December 7, 2020

SAC OU PRICE: entenda a diferença entre as amortizações

SAC OU PRICE: entenda a diferença entre as amortizações 

A obtenção de crédito rápido e flexível em micro, pequenas e médias empresas é uma das principais saídas para o enfrentamento da crise econômica causada pelo coronavírus.

Contudo, antes de captar o crédito, é importante que o empreendedor conheça os diferentes sistemas de pagamentos disponíveis. Afinal, a forma como o valor total da dívida será liquidado é pré-definida pelo chamado “sistema de amortização”.

Os principais sistemas de pagamentos utilizados para amortizar dívidas são os sistemas de Tabela Price e Sac. Neste artigo, você aprenderá as diferenças entre cada um deles e qual a melhor opção para a sua empresa. Leia o post e entenda mais ainda sobre o mundo dos negócios!


O QUE É O SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO?

O sistema de amortização contém todas as informações sobre as formas de pagamento e prazo de quitação da dívida. Por meio dele, é definido o número de parcelas para o pagamento do saldo devedor, o valor de cada prestação e como a dívida será liquidada ao longo do contrato.

TABELA PRICE

Existem diversos sistemas de amortização diferentes. Um dos mais utilizados para amortizar dívidas é a Tabela Price, também conhecida como Sistema Francês de Pagamentos. 

Neste modelo, o pagamento é feito a partir de um conjunto de prestações fixas de mesmo valor. As parcelas são pagas sucessivamente em valores constantes, já com os juros embutidos no valor de cada prestação. 

Como as parcelas são constantes, o montante total é amortizado de forma crescente ao longo do contrato. Ou seja, a cada prestação o saldo da dívida é reduzido em volume maior, até que a dívida seja quitada.

A principal vantagem do sistema de amortização Tabela Price são as prestações fixas. Como o valor a ser pago mensalmente não corre o risco de sofrer reajustes, o planejamento financeiro associado à dívida é sólido, sem as surpresas de inflação e crises financeiras. Operações com Tabela Price costumam se destinar àqueles que procuram garantir estabilidade no orçamento.


SAC - SISTEMA DE AMORTIZAÇÕES CONSTANTES


Outro sistema de pagamentos muito utilizado é o Sistema de Amortização Constante (SAC),  onde o pagamento é feito a partir de prestações decrescentes

Como o próprio nome diz, o valor da dívida é amortizado de modo constante em todos os períodos.  Isto é: as parcelas ficam cada vez menores, na medida em que o saldo devedor diminui em mesmo volume a cada prestação. 

A principal vantagem do SAC é que a maior parte da dívida é quitada no início do prazo para pagamento. Fica garantido, assim, maior folga orçamentária a longo prazo, ao fim da dívida. Por isso, recomenda-se o SAC para contratos de empréstimos mais longos. 


QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA O MEU NEGÓCIO?


Como você viu, o sistema de amortizações é peça-chave para a tomada de decisão de crédito empresarial. Além de obter informações fundamentais sobre a operação de financiamento, conhecer diferentes modelos de pagamentos é importante para o planejamento orçamentário do seu negócio. 

Antes de captar crédito, lembre-se das vantagens e desvantagens de cada um dos principais sistemas de amortização das dívidas. É por meio deles que é definido o impacto da dívida sobre o orçamento do seu negócio durante os meses do contrato. 

Para calcular o Custo Efetivo Total da sua operação em cada modalidade de amortização, acesse nossa Calculadora de Custo Efetivo Total.

Na Capital Empreendedor, você encontra o crédito ideal para a sua empresa

Nossos clientes podem comparar taxas e prazos de mais de 300 instituições financeiras parceiras, com garantia de agilidade no seu empréstimo empresarial.

Fuja da burocracia e das taxas abusivas. Faça o seu cadastro gratuito neste link.


Nossos últimos artigos.

Sua fonte de notícias, novidades e informações sobre o mundo do crédito empresarial.