February 21, 2023

O que é a prática da amortização e por que ela é tão importante para sua empresa?

A negociação e o pagamento de dívidas são processos que podem trazer incertezas para todas as empresas. Nesse cenário, a prática da amortização pode surgir como uma estratégia capaz de entregar resultados positivos e melhorar a saúde financeira do seu negócio.

Por meio dela, você consegue reduzir gradualmente o valor inicial de uma dívida e, assim, trazer mais tranquilidade para as suas finanças. Contudo, ainda é comum encontrar quem tenha dúvidas sobre como realizar esse procedimento e o que considerar antes de efetuar a amortização.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é a amortização, quais são os principais tipos e o que levar em consideração nesse processo. Boa leitura!

O que é a amortização de uma dívida? 

Em um empréstimo ou financiamento, a amortização é o processo de pagamento gradual do dinheiro emprestado, juntamente com os juros acumulados, em parcelas regulares ao longo do prazo definido.

Cada parcela do pagamento é composta por duas partes: uma parte do valor emprestado que é paga (chamada de amortização) e uma parte dos juros que é cobrada pelo empréstimo (chamada de juros). A parte da amortização ajuda a reduzir o valor do empréstimo ao longo do tempo, enquanto a parte dos juros é a receita da instituição financeira.

A medida que as parcelas são pagas, o valor do empréstimo é reduzido e, consequentemente, o valor dos juros também. A amortização é importante para o empreendedor entender, pois ela impacta o valor das parcelas do empréstimo ou financiamento, bem como o prazo para quitar a dívida.

A amortização de uma dívida pode ser acelerada através de pagamentos antecipados além daqueles acordados no contrato de empréstimo/financiamento. Dessa forma, é possível diminuir o valor total devido através de uma amortização antecipada, o que proporciona a diminuição dos juros, que são calculados a partir da dívida total.

Por que a prática é vantajosa?

Como você viu, o processo de amortização visa reduzir o valor de uma dívida. Portanto, é uma prática que pode ter grande importância para o planejamento financeiro do negócio — que pode ficar comprometido com o débito.

Além disso, o processo de amortização também pode representar um desconto no pagamento de juros. Isso acontece porque, a amortização diminui o saldo devido a instituição financeira, acelerar o pagamento pode significar uma oportunidade para reduzir os juros e gerar a oportunidade de um novo planejamento de investimento no seu negócio. 

Dessa forma, amortizar uma dívida também pode trazer uma maior tranquilidade para as finanças da empresa. Contudo, é importante encontrar um modelo que funcione de acordo com a sua situação e atenda às suas necessidades e não atrapalhe ou prejudique o dia a dia da sua empresa, como folha salarial, pagamentos fixos e custos externos relacionados ao macroambiente do negócio. 

O que considerar ao fazer a amortização?

A amortização de dívidas pode, de fato, trazer benefícios para as finanças de micro, pequenas e médias empresas. Mas, afinal, o que levar em consideração antes de optar por ela?

Para responder a essa dúvida, há três etapas essenciais para considerar. Assim, torna-se mais fácil nortear o processo de decisão no seu negócio.

Entenda o que está incluído nas cobranças

O primeiro passo é saber o que está incluído nos seus pagamentos. É comum, por exemplo, que empresas que solicitem empréstimos ou financiamentos prestem atenção apenas aos juros que estão sendo cobrados.

No entanto, é necessário entender o custo total efetivo (CET). Esse ponto leva em consideração todas as demais taxas que estão envolvidas na quitação de uma dívida. Essa primeira etapa consiste em entender tudo que está sendo cobrado e quais economias a amortização pode trazer a você empreendedor. 

Assim, você tem uma visão mais clara sobre quais são os impactos positivos de aumentar o valor das amortizações na hora de pagar o empréstimo. Consequentemente, fica mais fácil otimizar o planejamento financeiro e alcançar bons resultados na empresa.

Faça cálculos de investimento

O segundo passo tem como base o cálculo de investimentos. Ou seja, caso o empresário já conte com o dinheiro para o pagamento total ou a antecipação da dívida, é interessante buscar um investimento para saber se a quitação vale a pena.

Caso seja possível encontrar uma aplicação segura que renda acima dos juros que estão sendo cobrados, por exemplo, o investimento poderia ser mais vantajoso que a amortização. Mas, geralmente, os juros de dívidas costumam ser mais altos do que aqueles praticados na renda fixa.

Anote tudo para melhorar o planejamento

Ter um bom planejamento financeiro é fundamental para investir na prática de amortização. Por meio dele, você consegue uma visão ampliada das contas e receitas da empresa, melhorando a destinação dos recursos.

Por exemplo, ao contar com um fluxo de caixa bem estruturado, é possível saber para que lugar o dinheiro está indo. Assim, fica mais fácil melhorar a alocação dos recursos do negócio e, consequentemente, ter mais sucesso na hora de fazer as amortizações.

Nesse sentido, você pode contar com softwares para registrar todas as entradas e saídas e ter o seu fluxo de caixa bem elaborado. Há várias opções no mercado, e certamente você encontrará uma adequada a sua necessidade.

Crie metas para ter melhores resultados

Ter metas é essencial para realizar o planejamento e ter em mente as ações que precisam ser incorporadas no dia a dia da empresa para conseguir realizar amortizações nos seus empréstimos e financiamentos.

Por exemplo, você pode fixar um objetivo anual de liquidar X% a mais do valor de capital emprestado por meio da amortização. Assim, basta pensar em formas pelas quais pode chegar até essa meta. 

Há várias opções que podem ser utilizadas em seu planejamento, como o aumento das vendas para que entre mais dinheiro no caixa, a melhora no relacionamento com o cliente a fim de elevar o ticket médio e a redução de gastos. Falaremos dessa última a seguir.

Corte despesas desnecessárias

Ter um bom controle financeiro é um passo importante para identificar potenciais erros e encontrar meios para cortar gastos na empresa. Por exemplo, ao contar com um bom planejamento e com ferramentas adequadas, você consegue identificar áreas em que está gastando demais e quais áreas não estão sendo produtivas para seu empreendimento.

Assim, é possível pensar em ações para melhorar os resultados do negócio a partir do corte de gastos. É possível fazer renegociações, buscar novos fornecedores com valores mais atrativos, encontrar opções para reduzir as cobranças de juros e ter atenção aos diversos fatores que envolvem o financeiro da empresa.

Nesse sentido, você pode utilizar algumas perguntas para identificar quais despesas são desnecessárias e podem ser cortadas:

  1. Quais despesas aumentaram significativamente nos últimos meses?
  2. Existe alguma despesa que não contribui para o sucesso do meu negócio?
  3. Quais processos podem ser automatizados, e gerar economia?
  4. A minha empresa está pagando por serviços que não estão sendo utilizados?
  5. Os preços dos serviços que estou pagando condizem com os concorrentes do mercado?

Negocie para ter melhores condições

O processo de negociação permite que você obtenha excelentes condições para efetuar o pagamento de uma dívida. Essa prática é especialmente útil para os casos em que ele se estendeu por longos períodos e o montante de juros se tornou desproporcional ao valor que foi tomado no empréstimo.

Nesses casos, pode-se solicitar uma revisão do valor e negociar para obter um desconto no pagamento dessa dívida. Vale destacar que muitas instituições oferecem um bom desconto para quem optar por quitar esse valor à vista. Portanto, vale a pena rever suas contas para entender quais as possibilidades de negociação.

Como vimos, a prática da amortização pode ser positiva para as finanças de uma empresa. No entanto, é preciso levar algumas etapas em consideração para encontrar as melhores alternativas para quitar uma dívida e manter o equilíbrio financeiro da sua corporação. Desse modo, você consegue garantir a estabilidade do curto prazo e a capacidade de se destacar da concorrência no longo.

Quer encontrar novas possibilidades para trazer crédito ao seu negócio? Então, entre em contato conosco e descubra como a Capital Empreendedor pode contribuir para trazer Capital para que o seu projeto possa evoluir e crescer cada vez mais!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.