October 22, 2020

Fomento mercantil: entenda agora o que é e como funciona!

Fomento mercantil

O fluxo de caixa de qualquer empresa requer administração perene. Nesse sentido, podem ocorrer situações em que falte o montante total de recursos para quitar obrigações no presente. Também é muito normal que uma organização tenha valores futuros a receber. Como forma de sanar um problema desse tipo, pode-se recorrer às empresas de fomento mercantil.

Neste artigo, você vai aprender do que se trata uma empresa que atua nesse nicho, entenderá como se dá o seu funcionamento, saberá de todas as etapas que constituem esse tipo de operação e tomará conhecimento das vantagens proporcionadas. Ficou interessado? Então, prossiga!

O que é fomento mercantil?

A atividade de fomentar significa dar estímulo a algo para que se desenvolva. Em relação ao fomento mercantil, podemos entender que é uma ação voltada para o incentivo de atividades comerciais. Em um cenário mais amplo, podemos definir o termo como apoio ao desenvolvimento do meio empresarial.

Durante a existência de uma empresa, é normal que haja a necessidade de obter hoje um crédito que somente viria no futuro. São exemplos desse tipo de crédito os pagamentos a receber, como notas promissórias, duplicatas e outros títulos. É aí que entra a empresa de fomento mercantil (também conhecida como factoring), oferecendo a possibilidade de antecipação desses recebíveis.

Como funciona uma operação de fomento mercantil?

A operação tem início quando uma organização (fomentada) realiza a venda de seus produtos ou serviços a prazo, ou seja, com recebimento do valor no futuro. Caso haja interesse de receber esse valor no presente (antecipadamente), a fomentada procura um empresa fomentadora. Essa, por sua vez, oferecerá condições de desconto desses recebíveis para adiantar o valor à fomentada.

Então, os créditos futuros passam a ser de posse da fomentadora. Ela aguardará o prazo de recebimento dos títulos até que os devedores (sacados) realizem o pagamento. Pelo tempo de espera, a fomentadora é remunerada em uma dada taxa de juros.

A empresa interessada na operação deve fazer uma análise a fim de verificar a viabilidade da transação. Para isso, deve considerar a margem de desconto no valor dos recebíveis. É recomendado procurar uma factoring qualificada e fazer um desconto planejado de acordo com seu fluxo de caixa.

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Quais são as vantagens do fomento mercantil?

Entre as vantagens está a clara possibilidade de antecipar para o presente um valor de recebimento futuro. Além disso, pode-se livrar de taxas abusivas por vezes cobradas pelos bancos tradicionais, sem contar em toda a burocracia existente. Com isso, é possível equilibrar as contas da empresa, seja quitando uma folha de pagamentos, seja resolvendo alguma pendência financeira.

A operação de fomento mercantil existe para dar liquidez às empresas pertencentes a determinado mercado. Com esse tipo de transação, as organizações podem equilibrar suas contas por meio da antecipação de valores que só teriam posse no futuro. Entende-se, portanto, que se trata de uma atividade de fundamental importância para o bom funcionamento de um ecossistema de negócios, bem como para a sobrevivência de empresas e manutenção de empregos.

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