fbpx
homem calculando

Gestão de recebíveis: confira 4 práticas eficientes!

A gestão de recebíveis compreende a organização do dinheiro que será recebido pela empresa dos clientes que fizeram pagamento parcelado, à vista ou por outras formas de recebimento.

Neste texto, você conferirá algumas dicas de como fazer essa organização financeira de maneira bastante prática e eficiente, o que trará diversos benefícios para o seu empreendimento, como um maior controle do montante recebido por ele periodicamente.

1. Faça o registro de todas as entradas

Mantenha em uma planilha, caderno ou sistema de gestão todo o dinheiro que entrou na sua empresa, seja de compras diretas feitas pelo cliente, parcelamentos ou ganhos indiretos que a sua instituição recebeu/receberá naquele mês.

Entretanto, é preciso dar destaque para os pagamentos a prazo ou adiados, anotando o nome do cliente, o valor e a data na qual o dinheiro será entregue para a sua instituição. Assim, você terá uma ideia do quanto receberá naquele mês e qual a frequência desses recebimentos.

Essas informações te nortearão para a tomada de decisões mais corretas sobre o que fazer para receber os dinheiros pendentes no prazo correto, sem entrar em conflitos com os seus consumidores ou parceiros.

2. Mantenha o controle periódico

Esse acompanhamento não deve ser feito apenas por um mês, mas sim de maneira periódica (de preferência, todos os meses). Assim, você poderá comparar o valor ganho no mês anterior com o atual, e assim, perceber se algum cliente não pagará a parcela referente àquele período.

Além disso, esse acompanhamento frequente poderá ajudar na organização financeira do seu empreendimento, já que saberá se o valor ganho no mês será o suficiente para pagar todas as despesas mensais e ainda receber lucro.

oportunidade financiamentoPowered by Rock Convert

Para quem tem empresas menores, o ideal é que esse acompanhamento seja feito de maneira diária, já que o valor a ser recebido também é menor, além de lidar com um número reduzido de clientes, parceiros e fornecedores.

3. Invista em tecnologia

No mercado, já existem diversas ferramentas e programas que podem auxiliar na gestão de recebíveis em uma instituição, bem como em toda a sua organização financeira, de maneira bem mais simples e prática.

Você conseguirá acompanhar em tempo real todas as transações feitas pela sua empresa, além de consegui ter um cadastro dos seus clientes e do valor de vencimento de cada parcela do pagamento acordado no momento da compra.

Ao final do mês, você ainda poderá gerar relatórios de desempenho, conseguindo ter uma visão mais estatística dos valores recebidos, com dados que servirão de base para a elaboração de planos de ação contra atrasos ou inadimplência dos recebimentos.

4. Amplie as formas de recebimento

Uma das maneiras de diminuir os problemas relacionados com o pagamento dos clientes é entender os motivos que os levam a atrasar ou até mesmo não pagar as parcelas dos produtos comprados com a sua instituição.

A dificuldade em se adaptar ao modo de pagar disponível pode ser uma das causas, por isso, é importante rever quais as opções disponíveis. Investir no recebimento de dinheiro on-line, ou carteiras digitais pode auxiliar bastante e facilitar o pagamento no prazo certo por parte dos seus clientes.

Essas dicas sobre como fazer um gerenciamento de recebíveis ajudarão bastante na organização financeira do seu empreendimento, entretanto, é preciso tomar muito cuidado com um processo: a antecipação de recebíveis. Ele não é um processo recomendado, já que ela pode fazer o empresário contrair diversas dívidas ou ter um grande descontrole financeiro.

O que achou do texto? Deixe a sua opinião nos comentários!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.