May 30, 2022

Conheça 6 soluções de crédito para ter capital e investir na empresa

As soluções de créditos são alternativas que auxiliam as empresas a superarem momentos de dificuldade que podem acontecer no planejamento ou no desenvolvimento de um projeto.

Ao longo do tempo as empresas precisam superar desafios constantemente, e o capital de giro é um desses desafios que não pode ser negligenciado. Portanto, é preciso saber como ter acesso a linhas de crédito e quais são as mais indicadas para cada necessidade.

Neste artigo, falaremos sobre as 6 principais soluções de crédito para ter capital e investir na empresa. Não deixe de conferir!

Porque contar com soluções de crédito

Existem muitos desafios na vida do empresário e do empreendedor. Esses desafios acompanham toda a jordana da empresa e muitas vezes é preciso contar com algumas soluções que podem viabilizar a abertura, andamento ou evitar o fechamento de um negócio. O capital de giro é um desses desafios que definem a saúde de uma empresa.

Afinal, para se manter em operação, de maneira regular, é preciso garantir que todos os recursos financeiros necessários estejam em dia. No início da empresa, esse capital de giro definirá o quanto de dinheiro será necessário manter em caixa para que todas as obrigações do negócio sejam cumpridas, considerando o planejamento feito inicialmente.

Durante o andamento do negócio, já com a empresa em atividade, o capital é o que demonstra o quanto o negócio tem em ativo de alta liquidez. Ou seja, quais são os bens e os serviços que podem ser transformados em dinheiro para que as obrigações com fornecedores, tributação, colaboradores e outras atividades, sejam quitadas.

Contar com soluções de crédito para que a empresa consiga garantir o capital de giro é indispensável para o sucesso de um negócio, correto? Portanto, preparamos uma lista com as principais soluções de crédito disponíveis no mercado. Não deixe de conferir!

6 Principais soluções de crédito

Para que empresas possam contar com diferentes soluções de crédito e manter o capital de giro em dia, separamos uma lista com as 6 principais soluções disponíveis no mercado. Basta conferir e identificar qual delas é a melhor solução para a necessidade atual do seu negócio. Vamos lá!

1. Crédito para capital de giro

Essa solução é ideal para empresas que precisam resolver problemas de fluxo de caixa de curto prazo, como pagar os salários de colaboradores, acertar contas com fornecedores ou mesmo quitar o aluguel mensal. Para conseguir essa linha de crédito, basta que o empresário se dirija à instituição financeira na qual a empresa tem conta corrente e fazer a solicitação.

Para o pagamento do crédito obtido, é possível fazer um parcelamento bimestral, semestral ou mesmo integral do valor, após finalizado o contrato. O prazo médio para o parcelamento costuma ser inferior a 12 meses, fazendo com que essa seja uma solução ideal para necessidades de curto prazo.

2. Empréstimo em garantia de imóvel

Ideal para empresas que precisam de um empréstimo acima de R$ 30 mil, onde o solicitante oferece um bem como garantia do pagamento pelo valor solicitado. Para tanto, o empresário utiliza um imóvel, casa ou apartamento, como garantia para quitar a dívida do crédito. Essa modalidade costuma oferecer melhores taxas de juros e prazos de pagamentos mais vantajosos.

3. Empréstimo com garantia de veículo

Essa modalidade, conhecida como refinanciamento de veículo, permite que o empresário deixe o seu veículo em alienação fiduciária, permitindo que o bem seja tomado como garantia pelo empréstimo recebido.

Logo, a venda do veículo fica impossibilitada até que a dívida seja quitada. Nesse modelo, o veículo é avaliada e o valor do empréstimo, bem como as taxas de juros, são classificadas de acordo com o modelo, valor e ano do veículo.

4. Antecipação de recebíveis

Bastante utilizado por empresas que ainda não tem capital de giro, a antecipação de recebíveis permite que a empresa antecipe os lucros previstos. Esse é um processo menos burocrático, pois faz a antecipação de pagamentos já previstos da empresa.

Logo, os pagamentos que a empresa receberá funcionam como uma garantia do empréstimo, permitindo que os juros sejam mais baixos e uma linha de crédito mais barata e acessível.

A antecipação de recebíveis é um alternativa de curto prazo indicada para a cobertura de despesas mais emergenciais da empresa. Para conseguir esse crédito, basta buscar por instituições financeiras, bancos, empresas de fomento mercantil e fundos de investimento.

5. Peer to peer

O Peer to peer (P₂P), conecta tomadores de crédito a investidores, por meio de plataformas digitais, para fornecer uma linha de crédito. Assim, investidores, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, emprestam dinheiro diretamente a empresários, sem a necessidade de uma intermediação de um agente ou instituição financeira.

Os investidores fazem uma avaliação prévia dos riscos para conhecer melhor o perfil de quem tomará o crédito. Assim, os investidores podem decidir se realizarão o empréstimo total ou parcial do valor solicitado. Dessa maneira, o investidor pode dividir os riscos com outros investidores.

6. Cooperativas de crédito

A cooperativa de crédito é uma solução feito por meio de instituição sem fins lucrativos e oferecem soluções de crédito semelhantes a uma instituição financeira tradicional. Contudo, para garantir o crédito é preciso ser membro ativo da cooperativa, por meio da compra de uma cota, e participar das decisões em assembleia.

A cooperativa de crédito oferece créditos com o intuito de fomentar o desenvolvimento de uma determinada região para o bem da própria comunidade local. Assim, essa linha de crédito é isenta de diversas tributações, como CSLL, PIS e COFINS.

Quando contar com soluções de crédito

Como falamos, existem diversas ocasiões onde uma empresa precisa contar com soluções de crédito para manter o capital de giro em pleno funcionamento. Logo, é preciso identificar as ocasiões em que a solicitação da linha de crédito se faz necessária.

Portanto, sempre que as obrigações da empresa, como obrigações com fornecedores, colaboradores, despesas fixas e variáveis não puderem ser cumpridas, significa que o capital de giro da empresa está comprometido.

Logo, os empresários devem ficar atento às necessidades de seu negócio para entender quando é o momento certo de contar com soluções de créditos e quais dessas soluções é a mais indicada para a necessidade do negócio. Existem empresas especializadas em créditos para pequenas, médias e grandes empresas que buscam oferecer o melhor financiamento para todos os tipos de negócio.

As soluções de crédito para empresas que precisam manter ou corrigir o capital de giro são alternativas eficientes para contornar momentos de crise.

Portanto, é preciso saber quando se torna necessário fazer a solicitação da linha de crédito, e quais alternativas de crédito são mais indicadas para o momento atual de cada empresa. Existem muitas opções disponíveis e cada uma delas oferece benefícios e desvantagens que devem ser avaliadas.

Se você quer saber mais sobre as soluções de crédito disponíveis no mercado, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e não tenha mais dúvidas.

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.