October 5, 2021

Principais vantagens de fazer empréstimo com garantia

Principais vantagens de fazer empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia é um estilo de tomada de recursos muito interessante, tanto para quem empresta quanto para quem toma o dinheiro emprestado. Pelo fato de existir garantia real, é possível ter condições diferenciadas na operação, e a mais atraente delas certamente é a carga reduzida de juros. Caso o compromisso não seja honrado, o cedente pode executar o bem.

Neste artigo, você terá melhores informações sobre o assunto. Ao ler o texto, saberá com mais exatidão do que se trata essa linha de concessão de recursos, entenderá quais são as vantagens e conhecerá os tipos existentes. Por fim, receberá a dica de um parceiro valioso de negócios.

Não perca mais tempo e leia agora mesmo!

O que é empréstimo com garantia?

O empréstimo com garantia também é conhecido por uma outra denominação, útil até mesmo para entender seu conceito. Seu nome é alienação fiduciária e indica que uma propriedade é passada temporariamente para o nome de um terceiro até que a dívida contratada seja quitada.

Na prática, isso quer dizer que uma pessoa (física ou jurídica) que recorre a um empréstimo pode ofertar um determinado bem como garantia. Isso faz com que os juros da operação sejam menores, dado que o risco de inadimplência é reduzido por conta da possibilidade de execução, caso as parcelas não sejam pagas.

Quais são as vantagens proporcionadas pelo empréstimo com garantia?

O fato de existir um bem real e alienado à operação traz diversas vantagens aos envolvidos. Tanto o lado cedente como o lado tomador podem usufruir de benefícios que somente esse tipo de empréstimo pode proporcionar. Acompanhe a seguir a descrição de alguns deles.

Não é preciso indicar o uso do recurso

Essa é uma ótima particularidade do empréstimo com garantia. Diferentemente do que ocorre na maior parte das linhas de financiamento, não é preciso prestar contas da finalidade do uso do recurso, ou seja, não existe a necessidade de informar o modo como o dinheiro será utilizado.

Sendo assim, essa modalidade de empréstimo confere muito mais liberdade ao tomador da operação. É possível investir o dinheiro em um negócio próprio, reformar a casa, pagar a faculdade dos filhos ou mesmo fazer uma viagem em família. O importante mesmo é ter a consciência das obrigações que serão geradas e saber se o orçamento comporta o compromisso.

Os juros são reduzidos

Os juros cobrados em toda e qualquer operação de empréstimos sempre estão diretamente ligados ao risco presente. Ou seja, quanto mais arriscada é a transação, maiores serão os juros. Sendo assim, os empréstimos com garantia podem ter uma menor incidência de juros exatamente pelo seu risco reduzido.

Isso acontece porque, antes mesmo que o dinheiro seja liberado, a garantia é adicionada à operação. Esse procedimento aumenta a margem de segurança para a instituição cedente do recurso, pois, caso haja inadimplência, o bem pode ser executado. Devido ao fato de existir uma garantia real, é possível baixar os juros que incidem na transação, tornando o empréstimo mais barato que as outras modalidades.

Quais são os principais tipos de empréstimos com garantia?

Entre as principais modalidades de empréstimo com garantia, podemos citar a operação com imóveis, com veículos e da forma consignada privada. Veja a explicação detalhada de cada uma delas.

Garantia de imóvel

É possível ter um empréstimo ofertando um bem imóvel como garantia. Na verdade, essa é uma modalidade muito atraente de tomada de recursos, tanto para a parte tomadora quanto para a parte cedente. A razão disso é que os juros praticados são um dos menores do mercado (por volta de 9% a.a.), e isso beneficia quem toma o recurso. Já quem cede o valor tem uma forte garantia em mãos caso a dívida não seja honrada, podendo levar o imóvel a leilão.

Além disso, o empréstimo com garantia de imóvel permite fazer a operação em altos valores, a depender do valor do bem ofertado, claro. Existem linhas de crédito dessa modalidade que podem chegar a R$ 3 milhões. No entanto, vale atentar para o fato de que o teto da operação não pode ultrapassar o valor correspondente a 60% da importância total do imóvel.

Garantia de veículo

Essa modalidade de empréstimo com garantia é relativamente popular no Brasil por conta da facilidade de acesso ao crédito, desde que todas as condições sejam satisfeitas. Além disso, os juros são bem baixos comparados aos outros tipos de tomada de recursos. Normalmente, giram em torno de 20% ao ano, contra 180% ao ano, em média, de modalidades como cheque especial e cartão de crédito.

Para fazer um empréstimo desse tipo, algumas condições não podem ser flexibilizadas e, portanto, devem ser plenamente atendidas. Uma delas é que o veículo precisa estar no nome da pessoa que está pleiteando o recurso emprestado. Ou seja, não é possível fazer a operação com o bem em nome de terceiros, como o cônjuge. Além disso, o veículo ficará alienado à instituição financeira até a quitação da dívida.

Financiamento de Energia Solar

Esse é um empréstimo voltado ao objetivo de economizar energia. O processo de transformação de energia solar em energia elétrica começa quando as placas fotovoltaicas e o inversor são instalados no imóvel. O painel solar absorve a luz do sol e o inversor converte a energia solar em elétrica. Depois, essa energia é enviada para o quadro de luz bidirecional, que vai alimentar todos os aparelhos. Com isso, é possível economizar até 95% na conta de luz, além de preservar o meio ambiente.

Entre os benefícios da energia solar, estão: energia renovável e sustentável, redução de custos, alta durabilidade e valorização do seu imóvel.  

No fim das contas, é muito comum se perguntar se o empréstimo com garantia vale a pena. A resposta é sim, principalmente devido à baixa taxa de juros incidente na operação. O ponto de atenção deve ficar por conta de um bom planejamento, que preveja o pagamento das parcelas. Além disso, faz todo sentido ser acompanhado por uma boa empresa no momento de encontrar o empréstimo no mercado. Para isso, você pode contar sempre com a Capital Empreendedor!

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato conosco e conheça nosso sistema de busca pelos melhores empréstimos existentes no mercado!


Simule grátis!
Acesse nosso blog

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de notícias, novidades e informações sobre o mundo do crédito empresarial.