November 9, 2021

Entenda a diferença entre antecipação de recebíveis e o capital de giro garantido por recebíveis

Entenda a diferença entre antecipação de recebíveis e o capital de giro garantido por recebíveis

Precisa de empréstimo para sua empresa? Existem algumas modalidades de crédito que podem ser interessantes, dependendo da sua necessidade. Uma delas é o capital de giro garantido por recebíveis.

Talvez você já tenha ouvido falar da antecipação de recebíveis, um conceito semelhante que também pode ser uma alternativa para o seu negócio. Porém, existem diferenças significativas entre essas opções que merecem esclarecimento.

Neste artigo, você vai entender como cada um desses modelos de empréstimo funciona e quais são suas principais características. Continue a leitura e descubra qual é a solução ideal para o que você procura!

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis, ou desconto de duplicatas, é uma modalidade de crédito já bastante conhecida que consiste em tomar à vista o valor de uma receita futura.

Ou seja, o empresário opta por receber imediatamente, de maneira integral, a receita programada para uma data posterior. Para isso, é preciso que o recebível já esteja consolidado na forma de notas fiscais, parcelas de uma compra a crédito etc.

Por exemplo, suponha que um comerciante tenha realizado uma venda de R$ 1.000 parcelados em 10x no cartão. Isso significa que ele só poderá ter acesso ao valor total desse faturamento ao fim de 10 meses.

Assim, esse empreendedor pode solicitar o adiantamento do valor a partir de uma antecipação de recebíveis em troca de uma taxa, que geralmente é inferior ao custo de outras modalidades de crédito.

O que é capital de giro garantido por recebíveis?

Também conhecido como “crédito fumaça”, o capital de giro garantido por recebíveis é um tipo de empréstimo baseado na previsão de vendas da empresa.

É diferente da antecipação de recebíveis principalmente por não depender de uma receita futura consolidada. Assim, o crédito é garantido pela estimativa de faturamento a partir da apuração do desempenho de vendas da empresa em meses anteriores.

Uma vez aprovado, o acordo determina que a instituição credora tenha direito sobre os recebíveis do devedor caso este não honre as parcelas do empréstimo.

Qual é a melhor alternativa para sua empresa?

Como você viu, essas alternativas de empréstimo são diferentes, embora estejam orientadas pela receita futura da empresa. Por isso, a opção ideal é aquela que melhor atende às suas necessidades.

A antecipação de recebíveis, por exemplo, tem um custo menor. Porém, o crédito está limitado ao valor exato dos recebíveis menos a taxa de antecipação.

Por outro lado, o capital de giro garantido por recebíveis tem maiores limites. Contudo, o processo de contratação é geralmente mais burocrático e com taxas mais altas que o do desconto de duplicatas.

De qualquer maneira, ambas são alternativas ao empréstimo comum, podendo significar uma oportunidade de alimentar o caixa do seu negócio a taxas competitivas no mercado de crédito.

Agora você sabe o que é capital de giro garantido por recebíveis e como essa modalidade de crédito difere da antecipação de recebíveis. Sendo assim, considere suas necessidades e a condição do seu negócio para determinar qual é a melhor opção de empréstimo para sua empresa!

Gostou deste conteúdo? Então siga os nossos perfis nas redes sociais para ficar por dentro das novidades sobre crédito e outros assuntos interessantes. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

Simule grátis!
Acesse nosso blog

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de notícias, novidades e informações sobre o mundo do crédito empresarial.