November 23, 2022

Como saber se minha empresa esta endividada?

"Como saber se minha empresa está endividada?" é um questionamento que, provavelmente, todo empreendedor um dia já se fez. A resposta constitui um dado importante sobre a saúde financeira da organização e deve sempre ser atualizado.

Existem meios de obter essa informação até de forma rotineira. Para esse fim, você pode utilizar indicadores próprios que permitem avaliar a realidade existente.

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra como saber se sua empresa está endividada.

Qual a importância dos indicadores de endividamento?

Indicadores de endividamento são parâmetros que mostram, de forma analítica, a condição financeira de uma empresa, mais especificamente, como estão suas dívidas. São ferramentas importantes para orientar o gestor, assim como para permitir uma avaliação pelas instituições financeiras como as operadoras de crédito.

Desse modo, esses indicadores são utilizados para que sócios e administradores saibam se a dívida está em condição administrável ou se a situação está se tornando muito arriscada. Existem diferentes tipos de indicadores para esse fim.

Para a organização, é importante que estejam relacionados ao potencial de geração de caixa da empresa, assim como para você e sua própria capacidade de gestor para enfrentar situações onerosas. Para ser capaz de tomar decisões importantes na empresa, é preciso manter esses indicadores atualizados.

Como saber se a empresa está endividada?

O fato de haver dívidas, por si, não constitui um aspecto negativo da empresa nem pesa pejorativamente contra ela. Na verdade, a dívida pode ser positiva, como o resultado de um financiamento ou de um empréstimo tomado para que a organização cresça e amplie seus negócios.

O que deve chamar a atenção do gestor e ser motivo de atenção e cuidado é o crescimento do endividamento e a não observação dos indicadores pertinentes. Situações assim, se permanecerem ao longo do tempo, podem levar a empresa à insolvência e até à falência.

Um indicador que pode ser utilizado para se avaliar a condição da empresa é o Índice de Endividamento Geral (EG). Trata-se do valor obtido pela soma de todo o capital de terceiros utilizado (PASSIVO), dividido pelo total dos ativos da organização (ATIVO). O cálculo pode ser representado assim:

EG = (PASSIVO / ATIVO) X 100

Dessa forma, o resultado é obtido em percentual (%). Quanto maior, mais comprometido está o capital da empresa e, como resultado, maior o risco de se ver em situação de inadimplência.

Não existe um número de ouro que seja um limite absoluto para o percentual de endividamento de uma empresa. No entanto, as instituições financeiras, principalmente os bancos, consideram um endividamento normal abaixo de 30% para fins de análise de concessão de crédito.

Cada segmento tem os seus aspectos operacionais e econômicos e, portanto, os riscos são realmente diferentes. Mas, de maneira geral, uma empresa pode considerar um índice em torno de 15% para o seu EG como bastante razoável e sadio.

O que fazer diante do endividamento da empresa?

Se você avaliar o EG de sua empresa e considerá-lo alto em razão de uma dívida considerável, existem medidas que podem ser tomadas para evitar uma condição ainda pior. Na verdade, com uma gestão disciplinada, é possível alterar essa realidade e promover uma reestruturação financeira. Acompanhe!

Faça um balanço das contas

Essa é uma medida lógica, de caráter inicial, para que você compreenda exatamente o que está acontecendo. Com um balanço você consegue avaliar a situação das receitas e das despesas que não estão fechando.

Identifique os motivos do endividamento

A partir da análise dos dados fornecidos pelo balanço, é possível identificar as origens do endividamento da empresa. Essa informação é indispensável para a adoção de outras medidas com o fim de reduzir o endividamento, sobretudo a avaliação de cortes nas despesas.

Realize um corte de gastos

Se as despesas estão sendo maiores do que a arrecadação a ponto de fazer crescer as dívidas da organização, alguns cortes serão necessários. No entanto, é preciso agir de forma planejada e muito bem-organizada, considerando, entre outros, aspectos como:

  • quitação de tributos;
  • folhas de pagamento;
  • pagamento de fornecedores;
  • investimentos;
  • custos fixos.

Faça um empréstimo e saia das dívidas

Um empréstimo pode ser a solução para o endividamento da empresa com uma boa linha de crédito. Você pode conseguir reduzir o valor para a quitação, pode trazer o valor da parcela do novo compromisso para patamares que consiga administrar e ainda reunir a maior parte, senão todas as dívidas, em uma só.

Como a Capital Empreendedor pode auxiliar nesse processo?

A Capital Empreendedor é fruto da tecnologia: uma plataforma que utiliza algoritmos para encontrar o melhor financiamento para sua empresa, independentemente do segmento em que você atuar. Assim, não se trata de uma instituição financeira, mas de uma parceira que facilita a descoberta da opção de crédito com as melhores propostas.

O portal da Capital Empreendedor, além de encontrar as melhores opções, facilita as coisas para sua empresa por meio de serviços de apoio administrativo e preparo de documentos. Nesse sentido, você faz a contratação de crédito diretamente com a instituição financeira com as propostas que julgar mais adequadas.

Nessa parceria, não há cobrança antecipada de taxas pela Capital Empreendedor. A taxa de sucesso da liquidação do crédito será baseada no montante disponibilizado para sua empresa. Também não são taxas abusivas nem há prazos extensos. Afinal, você está em busca de uma solução.

É importante você saber que a Capital também tem como seus próprios parceiros mais de 360 instituições financeiras, prontas para entregar a melhor proposta de crédito do mercado. Como uma fintech credenciada à plataforma Canal MPME do BNDES, está pronta para atender empreendedores de todo o Brasil.

Como você pôde ver, a resposta ao questionamento "Como saber se minha empresa está endividada?" é, sobretudo, o emprego de indicadores apropriados para esse fim. Ao mesmo tempo, existem iniciativas que você pode tomar no sentido de buscar equilíbrio nas contas da empresa, de modo a reduzir a situação de endividamento em que seus negócios se encontrarem.

Descubra tudo o que uma parceria com a Capital Empreendedor pode fazer para auxiliá-lo na solução das questões financeiras que sua empresa pode estar enfrentando. Você pode entrar em contato conosco agora mesmo.

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.