April 20, 2021

Quitação de dívidas: por que é necessário antes de pedir um empréstimo?

Quitar dívidas antes de pedir um empréstimo é fundamental. Administrar uma empresa é algo tão prazeroso quanto desafiador, ainda mais em um país com tantas oportunidades e problemas como o Brasil. Todo gestor está sujeito a enfrentar imprevistos, seja por questões internas, seja pelo mercado. Por isso, entender por que é necessário efetuar a quitação de dívidas antes de pedir um empréstimo é fundamental.

Perder o controle do fluxo de caixa do negócio, assumindo um compromisso que não cabe no orçamento, é um cenário complicado, que demanda um pouco mais de planejamento e muito conhecimento de causa para buscar uma solução. Continue lendo o post e descubra como fazer isso!

Afinal, qual o conceito de uma dívida?

O conceito de dívida está relacionado com a obrigatoriedade que uma pessoa ou instituição tem de pagar, reembolsar ou satisfazer um débito. No entanto, não é difícil saber que, na prática, a coisa é muito mais complexa e, da mesma maneira que dever muito sem programação é ruim, contrair um empréstimo para investir pode ser excepcional.

É preciso compreender as figuras envolvidas nesse tipo de relação. Quem detém o direito de recebimento do montante devido é o credor, enquanto o devedor é quem deve pagar. No universo empresarial, é crucial compreender que uma dívida, enquadrada no planejamento financeiro, pode dar a chance de fazer um investimento certeiro.

Por que é tão importante quitar as dívidas da empresa antes de pedir um empréstimo?

A quitação das dívidas para garantir o crédito para os planos da sua empresa é fundamental por diversos pontos. Primeiro, com dívidas em aberto, o risco de inadimplência é elevado e, com isso, as condições do financiamento podem não ser tão boas.

Por exemplo, empresas com dívidas, quando conseguem crédito, têm de pagar juros altos que acabam prejudicando ainda mais o aspecto financeiro do negócio. Além disso, as chances de conseguir financiamento para os planos da empresa são bem baixas. Portanto, vale organizar as contas da empresa a fim de conseguir condições melhores para o seu negócio.

O que pode ser considerada uma dívida vantajosa?

As dívidas vantajosas são aquelas que, além de produzirem benefícios para o endividado, estão em perfeita sintonia com a organização financeira do empreendimento e que estão encaixadas no orçamento com antecedência, com a devida programação de pagamento, uma vez que já é sabido que o débito será contraído e o porquê.

Um exemplo prático ocorre quando uma empresa precisa adquirir determinado maquinário para se manter competitiva no segmento, mas não tem recursos para isso. O setor responsável ou o gestor deve fazer um plano, de forma que seja possível contrair o empréstimo e, até mesmo com o lucro do novo item, pagar as parcelas em dia até quitar o saldo.

Vale a pena pedir empréstimo para quitar dívidas?

Fazer a avaliação para entender se vale a pena pedir um empréstimo para quitar as suas contas é crucial para ter uma visão mais clara sobre as possibilidades. Nesse sentido, avalie primeiramente o montante que você deve e quais são os custos disso, como as taxas de juros envolvidas.

Depois, verifique os custos relacionados ao empréstimo. Caso eles reduzam o valor total que você deve, vale a pena pensar em fazê-lo. Também é fundamental se organizar para não atrasar as parcelas do seu empréstimo.

Por que é essencial pagar as dívidas da empresa?

Já falamos melhor sobre o conceito de dívida e quando ela pode ser benéfica para uma empresa. Entretanto, sabemos que, muitas vezes, erros de planejamento ou imprevistos podem acabar fazendo com que o fluxo de caixa saia do controle e, dependendo do caso, fique inviável arcar com as parcelas de um empréstimo.

Para a instituição como um todo, esse é um cenário muito ruim. Além de desorganizar as finanças, o panorama pode incluir perda de credibilidade no ramo e até mesmo problemas mais sérios, como dificuldades em obter crédito novamente no futuro ou, mesmo com a aprovação, ter de pagar juros maiores pelo risco de inadimplência.

Sendo assim, quitar tudo o que for possível é sempre interessante, pois quando não temos como pagar, a tendência é que a situação piore e que outras dívidas acabem sendo contraídas, em um tremendo efeito de bola de neve. O gerenciamento do caixa passa a ser ainda mais importante e uma boa renegociação pode ser a sua chance de reorganizar o orçamento.

Outro fator que mostra o quão importante é quitar ou negociar dívidas antes de pedir um empréstimo é porque as pendências financeiras tendem a influenciar na hora da aprovação como PJ, os birôs de crédito do Banco Central estão autorizados a disponibilizar informações de devedores, como o Serasa e SCR.

Quais são as melhores dicas para a quitação de dívidas?

Agora que você já está mais familiarizado com o tema, vamos dar algumas dicas práticas para que você e sua empresa possam partir para a quitação de dívidas. Felizmente, com um pouco de organização e aportes estratégicos, é perfeitamente possível fazer isso. Acompanhe.

1. Comece com a organização

O primeiro passo para investir na quitação de dívidas é, sem sombra de dúvidas, apostar na organização. Quem tem problemas em saber quanto deve, quanto ganha e quanto gasta, invariavelmente, estará fadado a ter problemas. Por isso, faça um bom levantamento e saiba, na ponta do lápis, tudo o que precisa ser pago.

Dependendo do caso, pode ser necessário ligar para os credores para conhecer os valores atualizados. Cheque também o faturamento mensal do seu empreendimento e os gastos fixos para saber, ao certo, quanto entra e quanto sai do caixa todos os meses. Depois, é hora de realizar alguns cortes e/ou procurar alguma forma de obter mais renda.

2. Contate os credores e renegocie

Contatar os credores não é importante apenas para saber os valores atualizados das suas dívidas, mas também é uma oportunidade de ouro para renegociar os pagamentos. Não aceite, necessariamente, o primeiro acordo que oferecerem e lembre-se de obter o máximo de informações para saber o que vale ou não a pena.

Faça perguntas úteis como os juros das parcelas, os descontos em relação ao débito original, qual é o trâmite para sua marca ficar com o nome limpo e se existe um abatimento considerável para pagar à vista. Depois de tudo, se você ainda estiver com dúvidas, solicite tudo por escrito para aferir com mais calma.

3. Crie uma reserva de emergência

Ter uma reserva de emergência é algo muito importante para qualquer empresa ou mesmo para uma pessoa comum, tendo em vista que nunca estamos livres do risco de nos depararmos com algum imprevisto. Os recentes eventos da pandemia de Covid-19, por exemplo, só reforçaram a importância desse recurso.

Logicamente, isso nem sempre é simples de ser feito, ainda mais se você estiver endividado. Porém, já existem linhas de crédito para este tipo de situação no mercado. É claro que as taxas se apresentam maiores do que para alguém que não tem dívidas pendentes, mas elas podem ser uma boa opção caso o custo efetivo total não atrapalhe o caixa mais do que ajude.

Uma das modalidades mais comuns nesses casos é o empréstimo com garantia de imóvel, por oferecer o crédito com juros bem mais baixos do que em outras modalidades. Assim, o empreendedor pode começar a quitar as dívidas mais caras.

Por isso, em uma crise, faça um planejamento dos recursos da empresa. É importante criar hábitos que podem ajudar o seu negócio a não fechar as portas, como eliminar gastos desnecessários, juntar cada sobra que puder e deixar separado para uma emergência ou necessidade.

4. Organize o orçamento

Determinar qual o montante total de despesas é essencial para ter mais previsibilidade e segurança nas suas contas. Assim, vale a pena determinar um orçamento-base que norteará todos os seus gastos mensais.

Isso pode ser feito por meio de uma planilha ao estabelecer qual o montante total para manter seus custos fixos, qual o valor gasto em alimentação, transporte e demais despesas. Isso permite estabelecer um volume mínimo para efetuar o pagamento das dívidas mensais.

5. Monte um plano de pagamento

Após criar um orçamento simples para determinar seus gastos mensais, é possível criar um plano de pagamento estimando quanto tempo será necessário para a quitação da dívida. Nesse caso, é muito importante que seu orçamento permita um pagamento mensal superior ao valor dos juros acumulados. Do contrário, a dívida continuará a crescer e se tornará insustentável.

Caso você verifique que a capacidade de pagamento da dívida é menor do que o montante de juros acumulados, é hora de tentar renegociar o valor ou realizar um empréstimo em uma linha de crédito menos custosa.

6. Corte gastos

Na intenção de reequilibrar as contas, é necessário investir em alguns sacrifícios necessários para ver o fim das dívidas. Isso significa poupar um pouco mais na hora das compras, evitar viagens e despesas com lazer e outros bens de consumo que prejudicam o orçamento.

Mesmo que esse seja um período difícil, vale a pena considerar que essa é uma situação temporária e que permitirá alcançar a estabilidade financeira. Então, não deixe de verificar quais as suas possibilidades para cortar gastos e segurar as despesas até quitar as dívidas.

7. Evite novas dívidas

Ter cuidado na hora de efetuar as compras do seu negócio é um ponto fundamental. É necessário planejamento com a intenção de não entrar em novas dívidas e apertar ainda mais as contas da empresa.

Nesse sentido, é válido ter um fluxo de caixa e acompanhar as entradas e saídas de dinheiro do negócio. Além disso, fazer um orçamento detalhado e planejar os seus investimentos, considerando o tempo de retorno, é crucial para evitar que os pagamentos fiquem atrasados e você pague juros por eles.

Como você pôde ver, o gestor inteligente não deixa de quitar dívidas, compreendendo que os empréstimos podem ser uma mola propulsora para o sucesso, mas que isso precisa ser planejado dentro do orçamento. Portanto, é fundamental organizar as finanças da empresa e investir em uma gestão profissional para evitar dores de cabeça com dinheiro e garantir crescimento sustentável para o seu negócio.

Gostou de aprender por que é necessário fazer a quitação de dívidas antes de pedir um empréstimo? Se você também está reorganizando suas contas, deixe um comentário e compartilhe, conosco e com os demais, quais os principais desafios na hora de gerenciar seus recursos!

Aproveite e nos siga no instagram!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.