January 6, 2023

Análise de crédito empresarial: como é feita?

A concessão de empréstimos para empresas é uma alternativa vantajosa para superar desafios ou expandir a atuação no mercado. No entanto, antes de concederem um empréstimo, as instituições fazem a análise de crédito para avaliar informações sobre o negócio.

Trata-se de um processo criterioso e burocrático, que leva em conta diversos aspectos sobre saúde financeira, dados cadastrais, restrições e perfil da empresa — para ter a aprovação mais rápida e atingir os objetivos, é essencial estudar e entender todos os detalhes.

Mas afinal, como é feita a análise de crédito? Continue a leitura e saiba o que você deve providenciar para acelerar a aprovação e se livrar das burocracias!

Como é o processo de análise de crédito?

Quando você solicita um empréstimo, a instituição financeira inicia um processo para verificar várias questões, chamado análise de crédito. Essa avaliação é uma forma de ela se resguardar e oferecer recursos de acordo com a capacidade de pagamento e a realidade da empresa. Veja quais são os principais elementos avaliados!

Dados cadastrais

Inicialmente, a instituição financeira coleta os dados cadastrais da empresa, que consistem no CNPJ e em outros dados que comprovam a regularidade legal. Além disso, é comum que sejam solicitados dados contábeis, posse de bens ou outros documentos que atestam a capacidade de pagamento do empréstimo.

Restrições cadastrais

As restrições cadastrais são fatores primordiais para a concessão de crédito. Por isso, a instituição financeira solicita dados para saber se há alguma restrição na empresa — para tanto, também são realizadas pesquisas junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Análise de perfil

Outro aspecto relevante presente em toda análise de crédito é a avaliação do perfil da empresa. A principal fonte para essa pesquisa é o score, que serve como base para saber se a empresa tem um bom histórico e capacidade para arcar com as parcelas de um novo empréstimo.

Comprovações de renda e receitas

Por fim, outra categoria essencial para determinar um valor de empréstimo compatível com a empresa são as comprovações de renda. Assim, a instituição financeira fixa uma porcentagem para a parcela e delimita o valor total do empréstimo, de forma que a empresa possa pagar sem ter problemas.

O que é necessário para a análise de crédito?

A análise de crédito é constituída por etapas preliminares, que coletam informações sobre as situações legal, econômica e financeira da empresa, e pela etapa conclusiva, que consiste em um processo rigoroso e detalhado, que avalia se a empresa terá a concessão ou não. De forma objetiva, os itens mais solicitados são:

  • autorização de consulta à Central de Risco Bacen;
  • balanço patrimonial;
  • cópia do Contrato Social;
  • dados do avalista, se houver;
  • dados sobre o histórico de faturamento;
  • extrato bancário da empresa;
  • relação de dívidas.

Como conseguir a aprovação na análise de crédito?

Embora seja um processo criterioso e muitas vezes difícil, existem estratégias para tornar o acesso ao crédito mais fácil. Assim, o empreendedor ou gestor deve ter um planejamento e se preparar para aperfeiçoar a situação do negócio. Entre as ações que podem ajudar você a conseguir crédito mais rápido, destacamos as seguintes:

  • estar em dia com as contas;
  • manter a regularidade legal;
  • manter um bom histórico de dados;
  • demonstrar boa gestão financeira;
  • ter um kit banco pronto e completo;
  • fazer a análise frequente do CNPJ.

Como você pôde notar, a análise de crédito é um processo importante para conseguir um aporte financeiro e soluções para a sua empresa. Por isso, é imprescindível ter agilidade nas análises e encontrar alternativas que ofereçam condições justas e que caibam no orçamento.

Gostou do post? Siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades e ler conteúdos relevantes sempre que quiser! Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.