May 4, 2021

Saiba como captar recursos financeiros para empresas

Como as empresas obtêm recursos financeiros?

Empreender pode ser uma forma de ganhar independência, realizar sonhos e oferecer algo de valor único para a sociedade. No entanto, mesmo que seja uma escolha com alto potencial de lucratividade, isso também demanda muitos desafios. Sendo assim, aprender como as empresas obtêm recursos financeiros pode ser extremamente importante.

Felizmente, com o passar do tempo e até mesmo com o advento da modernidade, novas alternativas foram surgindo e não é preciso ficar apenas nas solicitações de crédito e empréstimos tradicionais, tendo em vista que existem opções para todos os perfis. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto!

O que são recursos financeiros de uma empresa?

Podemos definir os recursos de uma empresa, em linhas gerais, como os meios e ativos, do ponto de vista econômico, pelos quais uma organização consegue executar e manter o seu funcionamento e seus processos internos em dia. É um conceito amplamente relacionado com o capital e o fluxo de caixa, embora seja ainda mais abrangente.

Os recursos financeiros podem incluir a capacidade, os procedimentos organizacionais, atributos empresariais, informações e o conhecimento como um todo, que possam conceber e implementar estratégias que diferenciem a instituição no mercado e possam aprimorar a sua eficiência no alcance de seus objetivos.

Como as empresas captam recursos financeiros?

Como você pôde ver acima, os recursos financeiros são cruciais para o funcionamento de uma empresa. No entanto, as diversas oscilações do mercado, além das altas e baixas nos créditos oferecidos, podem fazer com que qualquer instituição acabe tendo dificuldades. Dessa forma, é natural que existam possibilidades para angariar capital.

Para isso, elas precisam ter um bom plano de negócios, um planejamento estratégico, além de equacionar eventuais dívidas. No caso de solicitar um empréstimo bancário ou buscar um investidor, por exemplo, essas ações podem contribuir para atrair interessados ou conseguir melhores condições, como taxas de juros mais baixas.

Quais as opções de captação de recursos para uma empresa?

Agora, vamos mostrar algumas das opções de captação de recursos para uma empresa. Acompanhe!

Empréstimo bancário

Um empréstimo bancário é uma das maneiras mais tradicionais de captação de recursos e isso pode ser feito em instituições públicas e privadas. Nesse caso, não há perda acionária, mas é preciso arcar com as prestações e taxas de juros, que tendem a ser menores, como dissemos, quando a empresa está organizada e com seus problemas equacionados.

Investidor anjo

Um investidor anjo é outra das opções de captação de recursos para uma empresa. Em linhas gerais, trata-se de uma pessoa física que queira apostar dinheiro em um negócio, com o objetivo de lucrar depois com a sua valorização. Para atrair esse tipo de indivíduo, o ideal é ser original, atrativo e oferecer diferenciais em relação à concorrência.

Microcrédito

As linhas de microcrédito também estão ganhando espaço atualmente e são uma das boas opções de captação de recursos para uma empresa. Trata-se de um empréstimo com melhores condições, feitos para empreendimentos menores e, usualmente, oferecidos por cooperativas, fintechs, ONGs e até alguns bancos, sobretudo os públicos.  

Como você pôde ver, a captação de recursos para uma empresa é uma estratégia importante para funcionar, crescer e se desenvolver no mercado atual!

Gostou de aprender como as empresas obtêm recursos financeiros? Quer receber mais conteúdos como este? Então não deixe de assinar nossa newsletter!

A Capital Empreendedor é uma plataforma que busca por meio de algoritmos o MELHOR financiamento para sua empresa.

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de notícias, novidades e informações sobre o mundo do crédito empresarial.