May 4, 2021

Saiba como captar recursos financeiros para empresas

Qualquer empresa em expansão precisa conhecer as formas de como captar recursos financeiros. Isso é necessário porque nem sempre é possível expandir com o caixa próprio. Além disso, há muitas alternativas no mercado e é preciso entender qual delas é mais adequada ao tipo de negócio que a empresa desempenha.

Felizmente, com o passar do tempo e até mesmo com o advento da modernidade, novas alternativas foram surgindo e não é preciso ficar apenas nas solicitações de crédito e empréstimos tradicionais, tendo em vista que existem opções para todos os perfis. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto!

O que são recursos financeiros de uma empresa?

Podemos definir os recursos de uma empresa, em linhas gerais, como os meios e ativos, do ponto de vista econômico, pelos quais uma organização consegue executar e manter o seu funcionamento e seus processos internos em dia. É um conceito amplamente relacionado com o capital e o fluxo de caixa, embora seja ainda mais abrangente.

Os recursos financeiros podem incluir a capacidade, os procedimentos organizacionais, atributos empresariais, informações e o conhecimento como um todo, que possam conceber e implementar estratégias que diferenciem a instituição no mercado e possam aprimorar a sua eficiência no alcance de seus objetivos.

Como captar recursos financeiros para uma empresa?

Como você pôde ver acima, os recursos financeiros são cruciais para o funcionamento de uma empresa. No entanto, as diversas oscilações do mercado, além das altas e baixas nos créditos oferecidos, podem fazer com que qualquer instituição acabe tendo dificuldades. Dessa forma, é natural que existam possibilidades para angariar capital.

Para isso, elas precisam ter um bom plano de negócios, um planejamento estratégico, além de equacionar eventuais dívidas. No caso de solicitar um empréstimo bancário ou buscar um investidor, por exemplo, essas ações podem contribuir para atrair interessados ou conseguir melhores condições, como taxas de juros mais baixas.

Empreender pode ser uma forma de ganhar independência, realizar sonhos e oferecer algo de valor único para a sociedade. No entanto, mesmo que seja uma escolha com alto potencial de lucratividade, isso também demanda muitos desafios. Sendo assim, aprender como as empresas obtêm recursos financeiros pode ser extremamente importante.

Quais são as opções de captação de recursos para uma empresa?

Agora, mostraremos algumas das opções de captação de recursos para uma empresa. Acompanhe!

Empréstimos

O empréstimo é uma das maneiras mais tradicionais de captação de recursos e isso pode ser feito em instituições públicas e privadas. Nesse caso, não há perda acionária e é preciso arcar com as prestações e taxas de juros. Vale frisar que eles tendem a ser menores, como dissemos, quando a empresa está organizada e com seus problemas equacionados.

Os empréstimos são uma forma muito tradicional de financiamento do crescimento de uma empresa. Desde muito tempo atrás, o mercado de crédito já conta com essa alternativa. Isso fez com que acontecesse um melhoramento com o passar do tempo, de modo que o empreendedor pode contar com diversas análises do seu próprio negócio quando solicita um empréstimo.

Investidor anjo

O investidor anjo é outra das opções de captação de recursos para uma empresa. Em linhas gerais, trata-se de uma pessoa física que queira apostar dinheiro em um negócio, com o objetivo de lucrar depois com a sua valorização. Para atrair esse tipo de indivíduo, o ideal é ser original, atrativo e oferecer diferenciais em relação à concorrência.

Crowdfunding

O crowdfunding é uma tomada de recursos do mundo moderno, podemos dizer assim. Ele também é conhecido como financiamento coletivo e transcorre no meio virtual por meio de alguma plataforma eletrônica. Por meio do crowdfunding é possível fazer a abertura da captação de recursos de forma ampla, de modo que qualquer interessado participe.

Existem algumas captações que financiam causas, geralmente de cunho social. Nesses casos, os recursos investidos são tidos como doação. No entanto, é possível que uma empresa se valha desse meio para angariar recursos para financiar sua expansão. Nesses casos, podem ser delimitadas cláusulas de retorno do dinheiro investido como contrapartida para quem apostar na ideia.

Microcrédito

As linhas de microcrédito também estão ganhando espaço atualmente e são uma das boas opções de captação de recursos para uma empresa. Trata-se de um empréstimo com melhores condições, feitos para empreendimentos menores e, usualmente, oferecidos por cooperativas, fintechs, ONGs e até alguns bancos, sobretudo os públicos.

Investimento por sociedade

Nessa modalidade de captação de recursos, a empresa vai ao mercado em busca de um sócio. Sim, isso mesmo. Uma "fatia" da companhia é colocada em jogo em troca de aporte financeiro, de modo que uma parte da sociedade fique à disposição do investidor. Caso a empresa seja pequena ainda e não tenha sócios, esse momento será o início de um tipo de sociedade.

Já em relação ao eventual sócio que aceita aportar recursos em troca de uma parte da empresa, este espera ter retiradas de lucro no futuro. Como está sendo colocado capital em jogo, o esperado é que ele seja rentabilizado conforme a empresa cresça e tenha um faturamento maior. No final das contas, os dois lados saem ganhando se tudo der certo.

Como saber qual é a melhor alternativa de captação de recursos para sua empresa?

Com tantas opções de captação de recursos no mercado, pode ficar difícil saber qual é a mais adequada para sua empresa. Não é para menos, pois cada uma das alternativas precisa ser analisada com cuidado e detalhadamente. O objetivo é buscar aquela que se alinhe mais ao negócio que a empresa desenvolve.

Não é só isso: uma empresa passa por diferentes estágios, ou seja, diferentes fases. De acordo com o seu momento, uma linha de crédito pode se mostrar mais favorável que outra. Nesse sentido, os empréstimos se mostram grandes aliados das companhias, pois eles já consideram isso como uma importante variável do negócio. Isso simplifica e ajuda a vida dos empreendedores.

Como você pôde ver, saber como captar recursos financeiros para uma empresa é uma estratégia importante para funcionar, crescer e se desenvolver no mercado atual. Qualquer organização em constante ritmo de crescimento precisa expandir suas operações e nem sempre isso é possível com recursos próprios. É nesse momento que o mercado de crédito entra em cena.

Gostou de aprender como as empresas obtêm recursos financeiros? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas saibam também!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.