September 29, 2020

Antecipação de recebíveis: saiba como sair dela!

A antecipação de recebíveis é uma escolha muito comum dos empresários para reforçar o caixa e fazer frente às obrigações de curto prazo. O problema é que essa deveria ser uma solução pontual, mas muitas vezes acaba virando uma bola de neve: você antecipa uma vez, paga as contas, então fica sem ter o que receber mais para a frente, mas continua tendo contas a pagar, então recorre à antecipação novamente.A questão é que existe uma taxa de desconto para fazer a antecipação de recebíveis, ou seja, você paga juros para receber esses valores antes do prazo previsto. Assim, o valor antecipado é menor.Então, como romper esse ciclo e se livrar dessa dependência, que muitas vezes corrói todo o seu lucro e pode até mesmo levar você para o prejuízo. É disso que vamos tratar neste artigo. Confira!

Organize as finanças

Pode parecer um conselho básico, mas acredite, não é. Muitos empresários não sabem exatamente quais são as obrigações que eles terão que pagar no futuro. Não é à toa que tantas empresas se veem com dificuldades para arcar com 13º salário e férias dos funcionários.O fluxo de caixa projetado é uma das principais ferramentas para você se programar e manter a saúde financeira da empresa. É preciso ter ali todas as saídas e entradas previstas. Lembre-se dos impostos, inclusive aqueles que são cobrados apenas uma vez por ano e costumam ficar esquecidos até que eles aparecem "de surpresa".Anote tudo mesmo e busque trabalhar com uma folga no caixa para ter uma reserva caso ocorra um imprevisto, como ter que consertar um equipamento ou fazer reparos no imóvel.

Corte custos

Existe uma máxima no mundo dos negócios, citada no livro "Sonho Grande", de Cristiane Correa, que relata os princípios de gestão dos executivos da AmBev, que diz que "custo é como unha, tem que ser cortado sempre".Como fazer isso? Reveja constantemente seus custos: é possível terceirizar uma parte dos trabalhos e reduzir os custos com mão de obra? Existe algum processo que pode ser automatizado? É possível conseguir matéria-prima mais barata com outro fornecedor? Dá para reduzir a conta de luz, de telefone, de internet?Cheque cada custo e veja o que é possível reduzir. Uma boa dica é olhar para outras empresas do mesmo setor e ver as soluções que elas encontraram para isso.

Pegue um empréstimo

Muitas vezes os empréstimos têm taxas de juros menores do que a antecipação de recebíveis, além de condições de pagamento mais adequadas, com prazos mais alongados. Dessa forma, você ganha tempo para reorganizar as finanças e não entra na bola de neve de solucionar apenas o problema daquele mês e se ver às voltas com ele novamente no mês seguinte.Uma dica é comparar as taxas de juros entre os diferentes bancos e instituições financeiras que oferecem linhas de crédito, e escolher a que for mais vantajosa para você. Uma taxa menor faz bastante diferença no valor total que você vai pagar por causa do efeito dos juros compostos. Assim, pesquisar é o melhor caminho.Vimos que a antecipação de recebíveis pode ser uma solução de curto prazo, mas é preciso ter muito cuidado para não entrar em uma bola de neve e perder todo o seu lucro. Existem linhas de crédito que podem ser uma opção mais adequada para dar fôlego para reorganizar as finanças e recolocar o negócio no trilho da lucratividade.Gostou da leitura? Então aproveite para conhecer também as modalidades de crédito para pessoa jurídica!Acompanhe nossas redes sociais: Linkedin e Facebook

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de notícias, novidades e informações sobre o mundo do crédito empresarial.