February 13, 2023

3 linhas de crédito para empresas que você precisa conhecer

As linhas de crédito representam uma ótima alternativa para empreendedores. Afinal, por meio delas é possível obter recursos para abrir um novo negócio ou, ainda, para investir na sua expansão sem precisar recorrer à venda de ativos ou comprometer seus lucros futuros.

Outro ponto importante é que elas permitem acesso rápido a capital, sendo fundamental em situações de emergência ou para aproveitar oportunidades de negócio.

Como o mercado disponibiliza uma série de linhas de crédito, é importante conhecê-las a fundo. Desse modo, é possível escolher aquela que atende melhor às necessidades e particularidades da sua empresa.

Então, continue com a gente e saiba quais são as principais linhas de crédito para empresas!

oferta de antecipação de recebíves com a melhor taxa

1. Financiamento

Essa é uma das modalidades de crédito mais conhecidas. Para contratá-la, é preciso indicar um fim específico, como a compra de um imóvel, veículo ou equipamento para sua empresa.

Condições como taxa de juros, valor de parcelas e prazo de pagamento variam de acordo com o banco, instituição financeira ou empresa.

Geralmente, é possível financiar de 80% até 100% do valor do bem, e o prazo pode chegar a 360 meses. Outra vantagem é que o financiamento pode ser concedido a empresas de todos os portes e segmentos, desde MEI até Grandes Empresas.

Como são vários os locais que oferecem essa linha de crédito, é importante pesquisar bastante e comparar as condições de cada uma.

Existem 4 tipos de Financiamento para empresas, sâo eles:

  • Veiculos Leves: motocicletas, Carros, Furgões são alguns exemplos de veículos leves que podem ser financiados por empreendedores, que podem garantir a eficiência logística de seus negócios, o prazo de pagamento geralmente chegam até 60 meses.
  • Veículo Pesados: no caso dos veículos pesados estão enquadrados os caminhões, vans, ônibus, tratores e VUC's (Veículos Urbanos de Carga), que podem ter até 100% do seu valor financiado com prazo de até 60 meses (5 anos).
  • Máquinas e Equipamentos: essa linha visa aumentar a produtividade e a inovação nas empresas, através da renovação do maquinário para qualquer tipo de empresa, dessa forma, é possível utilizar o seu Capital de Giro para outras atividades, uma vez que o capital necessário para a aquisição de maquinas pode chegar de um financiamento.
  • Imóvel: com o financiamento de imóvel o empreendedor pode aumentar o espaço físico de sua empresa e diminuir os custos com aluguel, assim como adquirir um imóvel para uso pessoal. O prazo para esse tipo de financiamento gira em torno de 360 meses, a depender da avaliação de crédito, e o limite pode chegar até 80% imóvel financiado.

2. Crédito para capital de giro

O capital de giro é o valor que uma empresa precisa para manter suas operações, como fornecedores, salários, aluguel e outras despesas. Assim, ele é fundamental para que um negócio mantenha suas atividades. Caso ele esteja abaixo do esperado, é possível solicitar crédito para capital de giro.

Ao contrário do que ocorre com o financiamento, nesse caso não é preciso informar a finalidade do empréstimo. Outro ponto positivo é com relação ao pagamento, que pode ser bimestral, semestral ou integral após o fim do contrato.

Como é uma linha de crédito voltada às necessidades de curto prazo, seu pagamento costuma ocorrer em 12 meses, variando de acordo com o banco ou a instituição financeira.

Visando menores taxas de juros o empreendedor pode optar pelo Capital de Giro com garantia, nesse tipo de linha de crédito a empresa pode dar como garantia um bem como imóvel ou veículo, além dos seus recebíveis (notas fiscais ou recebíveis do cartão de crédito), dessa forma o empreendedor traz maior segurança as intituições financeiras que podem emprestar a juros muito abaixo da média.

3. Antecipação de recebíveis

Essa é outra modalidade de crédito bastante comum para empresas. Trata-se do recebimento antecipado de seus lucros, dessa forma o empreendedor pode receber o valor das vendas a prazo como se fossem à vista.

Durante o processo de solicitação da antecipação de recebíveis é feita a análise de crédito para a liberação do empréstimo. O processo costuma ser rápido e fácil. Como esse tipo de crédito antecipa o pagamento de valores que sua empresa já receberá, esses pagamentos funcionam como uma espécie de garantia para a instituição. Assim, essa modalidade normalmente conta taxas de juros menores.

Tipos de antecipação de recebíveis

Existem 3 tipos de antecipação de recebíveis que podem ser utilizados para empresas melhorarem o seu fluxo de caixa, são elas:

  • Antecipação de Boleto: nessa modalidade a empresa antecipa venda realizadas com boletos já emitidos aos seus clientes.
  • Antecipação de Nota Fiscal: como o próprio nome já diz, na antecipação de nota fiscal, o empreendedor consegue antecipar as suas notas fiscais já emitidas, mas que não tiveram o pagamento efetuado ainda pelos seus clientes, com essa antecipação a empresa pode garantir o seu fluxo de caixa para pagar fornecedores, funcionários e possíveis dividas.
  • Antecipação de Cartão de Crédito: pouco conhecida no mercado, essa modalidade permite que o empreendedor antecipe as suas vendas já realizadas através do cartão de crédito.

Todos os tipos de antecipação de recebíveis são ótimas opções para a empresa que deseja pagar menos juros, uma vez que a garantia é o próprio fluxo de receita da empresa, e garante a manutenção do fluxo de caixa, evitando o surgimento de dívidas.

Há diversas linhas de crédito para a sua empresa, fundamentais tanto para a abertura de um negócio quanto para expansão de um já consolidado. Então, para escolher a opção ideal para o seu caso, analise cada uma das modalidades com atenção e conte sempre com uma instituição de confiança.

Se você deseja comparar as modalidades e instituições de crédito disponíveis no mercado, para entender quais são as melhores opções para o seu negócio a plataforma da Capital Empreededor é o caminho menos burocrático e rapido, Basta fazer o seu cadastro 100% online e comparar grátis!

Se você gostou deste artigo, aproveite para seguir nossa página no Instagram e acompanhe todas as novidades!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.