January 26, 2023

Descubra como é feita a análise de crédito de uma empresa

A análise de crédito é um procedimento feito por instituições financeiras e bancos para avaliar se aquela pessoa jurídica tem condições de pagar posteriormente pelo empréstimo que pedir ou, no caso do pedido de cartões de crédito, se ela terá dinheiro para pagar a sua fatura todos os meses.

Ela é útil na intenção de garantir segurança às instituições financeiras e evitar problemas de inadimplência. Nesse sentido, é importante conhecer alguns critérios utilizados nessa atividade e entender como é feita análise de crédito. Assim, torna-se mais fácil se preparar no intuito de conseguir um valor maior ou melhores condições de pagamento para dar andamento aos seus projetos.

Se quer entender mais sobre análise de crédito, está no lugar certo. Basta continuar a leitura e conferir o post que preparamos especialmente para você!

O que é análise de crédito?

Esse conceito é relacionado ao processo de avaliação de um indivíduo ou empresa a fim de determinar o risco de crédito. Nele, os credores fazem uma série de verificações. Por exemplo, avaliam os antecedentes de crédito, observam os ativos e passivos e realizam uma análise do histórico de pagamento.

O intuito desse procedimento é compreender a capacidade do indivíduo ou empresa de honrar os compromissos de pagamento de dívidas. Em geral, ele é usado por instituições financeiras, empresas de cartão de crédito e outras instituições que emitem empréstimos.

O tempo para ela ser finalizada depende de alguns fatores, como a quantidade e a qualidade dos dados fornecidos, a complexidade que a envolve e a disponibilidade de informações de fontes externas.

Por que a análise de crédito é feita?

Entender os motivos pelos quais a análise de crédito é realizada é importante para garantir a organização necessária e compreender quais são os potenciais motivos de recusa.

A seguir, listamos algumas informações relevantes:

  • é importante para determinar se você é um bom candidato para o crédito;
  • permite a avaliação de riscos de inadimplência, sendo importante para a saúde financeira de quem empresta;
  • ajuda na verificação de diversos fatores relevantes, como avaliação do crédito, checagem de histórico de pagamento e outros.

Como você pode ver, a análise de crédito é uma fase importante com o objetivo de evitar a inadimplência e destinar o dinheiro para negócios que tenham um bom histórico. Nesse sentido, existem várias dicas que podem ajudar a conseguir o dinheiro necessário para o crescimento do seu negócio. Veja a seguir!

Como ter tudo organizado para ser aprovado na análise de crédito?

Existem alguns fatores que vão auxiliar na aprovação do crédito e, com isso, agilizar todo o processo. Desse modo, o capital entra na sua conta e você pode dar andamento aos projetos. Para isso, é preciso organizar vários pontos. Confira mais sobre eles.

Ofereça garantias

O banco ou instituição financeira na qual você está procurando uma aprovação de crédito precisa de garantias da disponibilidade em realizar os pagamentos em dia. Quanto mais maneiras de mostrar confiabilidade você fornecer, como apresentar uma renda que assegure estabilidade, maiores serão as possibilidades de o seu pedido ser atendido.

Existem 2 tipos de garantia que podem ser requisitadas: as reais e as pessoais. As garantias reais podem ser exemplificadas pelos penhores e hipotecas de bens, enquanto as pessoais são definidas pelo aval dos sócios.

Tenha um bom score

O score é uma ferramenta de análise de crédito utilizada por instituições financeiras e empresas privadas que aceitam o pagamento parcelado pelos seus produtos/serviços. Ela reúne diversas informações relacionadas à movimentação financeira do usuário e o avalia como confiável ou não para a concessão de crédito.

A própria empresa poderá acessar gratuitamente o seu score e, com isso, avaliar se ela conta com condições de conseguir o crédito, além de poder tomar medidas a fim de aumentar a sua pontuação.

O empreendedor poderá consultar o score da sua empresa acessando o site da Serasa Score e então digitar o seu CNPJ no local indicado. Também será preciso fazer um cadastro da sua empresa no site com a intenção de acessar todas as informações disponíveis.

No site, também é possível verificar o seu histórico de compras e ter uma ideia dos tipos de produtos e serviços que estão sendo adquiridos em nome da sua empresa e então fazer um balanço dos seus gastos.

Elimine as restrições

A restrição de crédito nada mais é do que “ter o nome sujo”, ou seja, estar passando por um momento de inadimplência financeira. Empresas nessa situação podem ser impedidas de fazer compras ou conseguir crédito em diferentes bancos.

Caso você ou sua empresa esteja com o nome sujo, é importante conversar com a instituição na qual você tenha pendências e combinar uma nova forma de pagamento para a dívida, retirando o seu nome dos órgãos de proteção de crédito.

Tenha toda a documentação organizada

A sua documentação também precisa estar em dia para que seu crédito seja aprovado mais facilmente. É muito importante nunca mentir as suas informações, principalmente as relacionadas às movimentações financeiras e hábitos de compra, caso sejam pedidos.

Além disso, vale deixar tudo arrumado com o objetivo de entregar ao banco ou instituição financeira na hora de solicitar o crédito. Isso ajudará a agilizar o processo e evitar que você perca tempo buscando papéis que sejam importantes para o andamento do empréstimo.

Construa um relacionamento com banco/instituição financeira

Também é feita uma busca no histórico da empresa com o intuito de verificar se existiu alguma relação entre vocês. Em caso de uma boa relação prévia, o banco poderá oferecer mais facilidades ou até mesmo acelerar o processo.

Entretanto, caso seja encontrado algum “atrito” com relação às pendências financeiras ou demais questões, o processo poderá ser demorado (até que tudo seja acertado) ou até mesmo o pedido ser negado.

Em que lugar encontrar boas opções de crédito?

É preciso buscar por empresas de confiança no intuito de evitar informar os seus dados para negócios fraudulentos. Nesse sentido, é importante buscar empresas sérias e com boa reputação no mercado. Você também pode seguir estas dicas:

  • analise a imagem da empresa;
  • avalie juros e condições de pagamento;
  • observe os requisitos de elegibilidade;
  • tenha atenção às suas necessidades.

Esses são passos importantes para conseguir boas condições e dar andamento aos seus planos. Portanto, vale a pena colocar em prática cada um deles para obter o capital adequado para o seu negócio.

Ao usar essas dicas e entendendo o que é e como é feita análise de crédito, você poderá se preparar melhor para esse processo, garantindo o seu dinheiro mais rapidamente e com boas condições de pagamento. Além disso, contar com a Capital Empreendedor é uma excelente saída. Vale a pena conhecer nossos serviços e o que temos disponível para ajudar o seu negócio.

Quer obter crédito com uma empresa confiável e que oferece ótimas condições? Então, faça a sua simulação agora mesmo!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.