August 17, 2020

Intermediação de Crédito: Entenda como pode ser útil para você

Para que sejam realizadas operações financeiras e concessão de crédito, grandes instituições financeiras e seus usuários, pessoas físicas ou jurídicas, requerem algum grau de controle e segurança. É justamente para isso que existe o trabalho de intermediação de crédito.

Neste artigo, vamos apresentar o que é uma operação dessa natureza e como ela funciona. Você saberá quem são os agentes envolvidos em uma operação de intermediação de crédito, conhecerá quais são os tipos existentes e verá os benefícios trazidos a todos por essa prática. Interessou-se pela leitura? Então, prossiga!

O que é a intermediação de crédito?

Para o funcionamento equilibrado de uma sociedade, é necessário que haja operações de concessão de crédito. Isso ocorre entre diferentes personagens do meio social. Quando alguém procurar recursos, esse é denominado agente deficitário; já quem tem o valor a ser emprestado é chamado de agente superavitário.

Entre esses dois personagens surge a figura do intermediário. Ou seja, a intermediação de crédito é feita por um agente responsável por mediar a operação de crédito em uma sociedade. Geralmente, é uma instituição financeira, mas eventualmente pode se tratar de uma pessoa física.

Vê-se com frequência esse tipo de operação nos bancos tradicionais, quando um interessado recorre ao auxílio de um empréstimo. O banco faz, então, a intermediação entre o proponente necessitado e o agente detentor de recursos, geralmente um fundo financeiro que dispõe desses recursos com a finalidade de realizar empréstimos.

Quais são as modalidades de intermediação?

Existem duas modalidades de intermediação de crédito no sistema financeiro brasileiro. Veja!

Intermediação financeira direta

Essa modalidade de operação se dá por meio de depósitos em instituições financeiras ocorridas a título de aplicações. Os depositantes investem seus recursos em títulos da entidade, como CDBs e poupança. A instituição, por sua vez, intermedia os valores em forma de empréstimos quando há procura de algum interessado por crédito junto ao banco.

Intermediação financeira indireta

Nessa forma de intermediação, as empresas são as próprias emissoras dos títulos de investimentos. Como não podem ser adquiridos de forma direta pelos investidores, surge o intermediário na forma de uma Bolsa de Valores. Podemos citar como exemplo de títulos as ações das companhias de capital aberto, bem como títulos de debêntures.

Quais são os benefícios da intermediação?

É por meio dos intermediadores que se tornam possíveis os investimentos financeiros. Sem eles, esse processo seria bem mais penoso. São eles que regularizam a atividade e dão segurança ao sistema.

Na outra ponta, possibilitam acesso a recursos financeiros para quem busca um empréstimo, financiando a expansão da sociedade. Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios de contar com a intermediação de crédito.

Acesso às melhores taxas

Ao avaliar suas opções de concessão de crédito, uma das questões mais importantes é encontrar a instituição que pratica as melhores taxas. Com a ajuda do intermediário, você tem o auxílio que precisa para encontrar as alternativas mais acessíveis e com melhores condições.

Não representa custo para o cliente final

O serviço de intermediação de crédito não é cobrado diretamente do cliente que busca concessão de crédito, mas, sim, por meio de protocolos com as instituições financeiras. Ou seja, o custo para o cliente é zero.

Mais agilidade e praticidade

A ajuda de um intermediário torna o processo de solicitação e concessão de crédito bem mais ágil e simples. Ideal para quem precisa desses recursos o quanto antes e deseja resolver todos os passos mais burocráticos com o mínimo possível de complicação.

Orientação profissional

Durante todo o procedimento, o intermediário aqui atua como um consultor experiente em concessão de crédito. Isso significa que você terá alguém com conhecimento aprofundado sobre o tema, capaz de avaliar suas opções mais a fundo e encontrar as alternativas que se encaixam melhor em suas demandas.

Quais cuidados tomar ao buscar intermediação de crédito?

Naturalmente, você deve tomar algumas precauções ao buscar o serviço de intermediação de crédito. Veja aqui alguns passos a serem considerados.

Avalie a reputação do intermediário

Um bom ponto de partida na avaliação desse serviço é a reputação do intermediador. A opinião de outros clientes reflete melhor o potencial da companhia, a capacidade de seus colaboradores e efetividade de suas metodologias. Assim, você consegue encontrar o canal certo para realizar suas transações, obter crédito e fazer investimentos com seu capital.

Confira os detalhes do serviço oferecido

Como a maioria dos serviços, a intermediação de crédito também tem uma série de nuances e benefícios complementares, desde o acompanhamento prolongado da transação até a consultoria. Para garantir o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, você deve levar em conta todos esses fatores e encontrar a melhor opção para realizar a sua intermediação de crédito.

Busque transparência em primeiro lugar

Outra forma de garantir mais confiança e segurança durante essas transações é encontrar uma intermediadora que seja transparente com suas atividades e orientações. Isso pode incluir desde relatórios mais detalhados sobre as opções disponíveis de concessão de crédito até informações mais amplas sobre seus serviços e seu impacto em seu capital.

A intermediação de crédito é uma atividade essencial para o bom funcionamento da sociedade. Se em uma ponta permite a rentabilização do capital aplicado a investidores, na outra permite também o acesso ao crédito para quem precisa. Essa "ponte" é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade.

A Capital Empreendedor pode ajudar você a encontrar os melhores intermediadores de crédito. Temos expertise na área para efetuar as melhores recomendações. Basta conferir nossos serviços que você vai encontrar exatamente o que precisa em sua intermediação.

Gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter agora mesmo e receba nossas novidades em primeira mão!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.