March 7, 2024

FGI: entenda o que é e como a sua empresa pode se beneficiar com isso

Muitas vezes, micro, pequenas e médias empresas precisam de crédito para melhorias em seus empreendimentos, mas encontram dificuldades frente as exigências de garantias por parte dos bancos. Nesses casos, o FGI (Fundo Garantidor de Investimentos) pode fazer uma grande diferença como facilitador.

É sobre esse instrumento que falaremos neste post. A seguir, entenda melhor o que é o FGI, como ele pode ser aplicado e quais são as vantagens que ele proporciona. Confira!

O que é FGI?

O FGI é um instrumento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), projetado para dar suporte de obtenção de crédito a micro, pequenas e médias empresas, bem como a empreendedores individuais.

Nesse sentido, seu principal objetivo é promover o crescimento e a modernização desses negócios. Isso é possível porque esse fundo oferece melhores condições de crédito, por meio de garantias complementares às prestadas pelas empresas.

Essa complementação de garantia aumenta a margem de segurança para as instituições financeiras, facilitando a aprovação de financiamentos. Para utilizar esse instrumento, é preciso procurar por um banco habilitado pelo BNDES e solicitar o financiamento, conforme as orientações da própria instituição financeira.

Em quais situações o FGI pode ser aplicado?

O FGI pode ser aplicado em diversos tipos de investimentos que as empresas queiram, tais como:

  • desenvolvimento de projetos;
  • expansão;
  • melhoria no fluxo de caixa para atravessar momentos de instabilidade financeira;
  • modernização, entre outros.

Como as empresas podem se beneficiar com o FGI?

O FGI proporciona inúmeras vantagens para empresas e autônomos que precisam de crédito facilitado. Entre as principais, podemos destacar o aumento de acesso ao crédito, fomento do fluxo de caixa e aumento no capital de giro da empresa. Além disso, melhores taxas de juros e maiores prazos. Confira a seguir!

Aumento do acesso ao crédito

A capacidade de aumentar significativamente as possibilidades de aprovação de crédito, é uma das principais vantagens do FGI. Exemplo disso, é quando uma pequena empresa quer investir em expansão, mas esbarra em dificuldades para atender às exigências de garantias impostas pelo banco.

Nesse caso, o FGI entra em cena, proporcionando uma garantia adicional para o financiamento requerido. Com isso, o banco obtém maior segurança na operação e pode aprovar o crédito em condições mais favoráveis, como e taxas de juros reduzidas e prazos mais longos.

Fomento do fluxo de caixa

Ao fornecer garantias adicionais, o FGI permite que as empresas tenham acesso a crédito de maneira mais estruturada e planejada. Os recursos adicionais, por sua vez, fortalecem a gestão financeira e contribuem para o equilíbrio financeiro dos negócios de menor porte.

Maior limite de crédito e de prazo

A ampliação das garantias proporcionadas pelo FGI, permitem que as instituições financeiras ofereçam maiores limites de crédito. Com isso, as empresas conseguem expandir melhor os seus negócios e concretizar os seus projetos. Além disso, podem contar com um aumento no capital de giro e obter maior prazo para pagamento da dívida.

Menores taxas de juros

Outro grande benefício do FGI é a possibilidade de obter crédito com taxas de juros mais baixas em relação a outras modalidades de crédito sem garantia. Isso porque as garantias proporcionadas pelo FGI são muito bem avaliadas pelas instituições financeiras. Dessa forma, há uma redução de risco das operações, que permite o ajuste de taxas de juros de modo a favorecer as empresas tomadoras de crédito.

Como você pôde perceber, é muito importante ir atrás de possibilidades e facilitadores de crédito no mercado. O FGI é um recurso que pode auxiliar as empresas que desejam crescer, mas dependem da obtenção de crédito facilitado e com melhores condições de pagamento e de prazo.

Gostou dessas informações? Inscreva-se em nossa Newsletter e fique por dentro das novidades do mundo do crédito!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.