August 8, 2023

Plano de expansão: 5 estratégias a serem adotadas

Com um bom plano de expansão, qualquer empresa de varejo pode sonhar mais alto. Afinal, o que é isso? De forma simples, é o roteiro que guia você para aumentar o alcance do negócio, seja abrindo mais lojas ou chegando a novos mercados.

No entanto, saber a hora certa de investir no crescimento e na competitividade de um negócio não é uma tarefa simples. Por esse motivo, nós listamos as estratégias mais eficazes para você colocar em prática e impulsionar sua empresa. Confira!

1. Crie um novo produto ou serviço

Expandir não é apenas crescer fisicamente. Uma estratégia eficaz pode ser a inovação de sua oferta, com a criação de um novo produto ou serviço.

Essa ação tem a capacidade de atrair um público diferente ou até mesmo adicionar valor para seus clientes atuais. No varejo, a diversificação pode ser um motor potente de crescimento, desde que bem planejada e estruturada, tendo sempre em vista a missão e os valores da sua empresa.

2. Amplie os canais de venda

Outra forma de expandir sua empresa é ampliando os canais de venda. Se você tem uma loja física, que tal criar um e-commerce? O inverso também vale! Pense nas grandes lojas do varejo, que começaram no físico e agora tem uma forte presença digital.

Esse movimento permite que você alcance clientes fora de sua área geográfica atual, podendo impulsionar as vendas e aumentar a visibilidade da sua marca. No entanto, é importante garantir que o atendimento e a experiência do cliente sejam excelentes em todos os canais.

3. Abra mais unidades do negócio

Abrir novas lojas ou unidades de negócio também faz parte de um sólido plano de expansão. Pense nas grandes redes de fast food, que têm unidades em quase todo o mundo. Mas cuidado!

É vital garantir que cada nova unidade mantenha o mesmo padrão de qualidade e atendimento, garantindo a satisfação do cliente e a manutenção da imagem da sua marca. Lembre-se: cada nova unidade é um embaixador da sua marca e deve refletir seus valores e sua qualidade.

4. Descubra o novo perfil de cliente

Conhecer e entender o seu cliente é a base de qualquer negócio de sucesso. Mas no plano de expansão, você pode precisar descobrir e se adaptar a um novo perfil de cliente. Por exemplo, se sua loja vende roupas femininas e decide incluir uma linha masculina, você precisa entender as necessidades e preferências desse novo público.

Então, estude o mercado, faça pesquisas e use essas informações para criar uma estratégia que conquiste esse novo segmento.

5. Obtenha os recursos necessários

Finalmente, para que seu plano de expansão seja bem-sucedido, é fundamental garantir os recursos necessários. Isso pode envolver uma injeção de capital significativa. Nesse sentido, financiamentos e empréstimos podem ser uma boa opção.

Porém, lembre-se de analisar as condições de pagamento e os juros para que essa decisão não impacte negativamente o fluxo de caixa da empresa. Então, compare as condições dos bancos e instituições financeiras que disponibilizam linhas de crédito empresarial.

Como você viu, ao traçar seu plano de expansão, é crucial pensar estrategicamente. Considere a situação atual do negócio, o perfil do novo cliente, a capacidade financeira e a manutenção da qualidade em todos os aspectos. Enfim, com cautela, pesquisa e planejamento, a expansão pode ser o passo certo para o crescimento e sucesso do seu negócio.

Quer mais dicas para impulsionar os resultados da sua empresa? Então, siga nossa página nas redes sociais e acompanhe as nossas publicações. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.