October 1, 2020

Empréstimo com garantia de imóvel: como salvar a sua empresa?

Empréstimo com garantia de imóvel

Em momentos de crise, é normal algumas empresas acreditarem que tudo está perdido e não existe uma saída. No entanto, é possível contar com ajudas especializadas, como o empréstimo com garantia de imóvel. Trata-se de uma opção adaptável e barata, sendo capaz de socorrer até mesmo as organizações nas piores situações financeiras.

Neste artigo, você verá o que é e como funciona essa modalidade de empréstimo. Você entenderá quais são as diferenças em relação ao modelo de hipoteca tradicional e conhecerá as vantagens proporcionadas por esse tipo de concessão. Ficou interessado? Continue a leitura e confira!

O que é o empréstimo com garantia de imóvel?

Esse tipo de empréstimo também é conhecido como home equity e consiste na tomada de recursos colocando à disposição um imóvel que servirá como garantia da operação. O bem fica alienado até que a dívida seja integralmente quitada. Em geral, pode-se conseguir um empréstimo de até 50% do valor do empreendimento imobiliário.

Esse modelo se aproxima muito de uma hipoteca, e na verdade é um tipo desta. A diferença reside no fato de que no home equity o imóvel fica alienado em nome da instituição credora, já na hipoteca, o imóvel permanece em nome do proprietário. Assim, o empréstimo com garantia se mostra uma opção mais sólida.

Quais são as vantagens desse tipo de empréstimo?

O home equity tem particularidades advindas do baixo risco devido à solidez. Como o imóvel fica alienado à instituição financeira por todo o período contratual, é possível contar com algumas vantagens peculiares. Acompanhe a seguir.

Não necessita de indicação de uso do recurso

No empréstimo em que um bem imóvel é dado como garantia, não há a necessidade de indicar a finalidade do recurso. Isso constitui uma ótima forma para aplicar o dinheiro concedido na empresa. Pode-se utilizar a quantia como capital de giro, compra de máquinas e equipamentos ou mesmo a quitação de dívidas.

Tem taxas mais baixas

Esse empréstimo tem uma taxa de juros muito abaixo de outras linhas de crédito, como o empréstimo pessoal ou crédito especial. Pelo motivo de alienação do bem imóvel, o risco de inadimplência é menor. Consequentemente, os juros também. É, portanto, uma ótima opção para que empresas possam pagar menores juros.

Maior prazo de pagamento

Empresas que optam por essa modalidade de crédito ainda contam com prazos estendidos para pagamento. Isso pode trazer alívio ao fluxo de caixa da organização. E esse prazo pode ser estendido tanto para o período total (podendo chegar a 180 meses) quanto para o início do pagamento (período de carência).

O empréstimo com garantia de imóvel é uma excelente opção para empresas que passam por dificuldades financeiras. Ao conceder um imóvel como garantia no momento da contratação, pode-se fazer uso de vantagens específicas, como alongamento do prazo de pagamento e menores taxas de juros.

A Capital Empreendedor pode ajudar você e sua empresa na busca pela contratação de um empréstimo ideal ao seu negócio.

Gostou do conteúdo? Faça-nos uma consulta e verifique as condições de contratação para o recurso que sua empresa necessita neste momento!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.