June 15, 2022

Quando é o momento para fazer um empréstimo para sua empresa em 2022

Quando o assunto é empréstimo para empresa, sempre há alguém com algo a dizer. Existem aqueles que são contrários à prática, os exemplos de sucesso e aqueles que ainda não sabem muito sobre o assunto, possuindo mais dúvidas que certezas.

A verdade é que para expandir o seu negócio você precisa sair da zona de conforto, pois o empréstimo pode ser uma excelente alternativa de oferta de crédito para sua empresa.

Por isso, vamos mostrar a você qual é o momento certo para fazer um empréstimo empresarial em 2022. Falaremos ainda sobre o que analisar antes de realizar essa operação financeira. Fique atento!

Quando é o momento ideal para solicitar um empréstimo para empresa

Manter a organização financeira da empresa é um dos maiores desafios do gestor das pequenas e médias empresas.

O problema é que muitos empreendedores ainda veem os empréstimos como uma solução extrema, quando ele pode contribuir para o crescimento saudável do negócio.

Apresentamos a seguir alguns exemplos de oportunidades que podem indicar o momento ideal para solicitar um empréstimo para sua empresa no próximo ano. Vamos conferir?

Conheça as linhas de crédito!

Para obter capital de giro

A queda nas vendas e a falta de controle no fluxo de caixa são alguns dos problemas que podem comprometer o capital de giro de um negócio.

Sem ele, é difícil manter as despesas da empresa em dia e praticamente impossível cumprir as metas de crescimento.

Com o empréstimo empresarial é possível obter a quantia necessária para gerir o fluxo de caixa. Assim, sua empresa pode continuar comercializando e atraindo novos clientes para gerar mais receita.

Para expandir seu negócio

Tão difícil quanto manter o negócio funcionando com um bom fluxo de caixa é dispor do capital necessário para a expansão.

E todo empreendedor sabe que não se deve parar quando o negócio apresenta sinais de sucesso. Com o planejamento financeiro bem estruturado, o empréstimo pode ser a solução para a expansão das pequenas e médias empresas.

Para recrutar novos colaboradores

No início de um negócio é comum que o gestor e sua equipe sejam multitarefas. Mas chega um momento em que é necessária a contratação de novos colaboradores.

Em outros casos, a admissão de um talento pode, inclusive, trazer uma vantagem competitiva ao negócio.

Independentemente do motivo do recrutamento de novos colaboradores, o empréstimo empresarial pode ser uma boa fonte de recursos caso você perceba que os custos com as contratações impactarão positivamente a receita no futuro.

Para manter o estoque em dia

O estoque é certamente uma das maiores despesas de um negócio.

O problema é que muitas vezes a compra dos produtos ocorre bem antes do período de vendas.

Com o empréstimo você pode contar com o montante necessário para a compra desse estoque sem comprometer o fluxo de caixa da empresa.

Para reformar ou mudar o local da empresa

Pode ser que sua empresa precise de mais espaço para atender melhor os clientes.

Ou tenha a necessidade de melhorar um pouco a estrutura do atual espaço.

Uma coisa é certa: sempre que o assunto é reforma ou mudança, já imaginamos dívidas e mais dívidas, não é mesmo?

Uma alternativa para essas situações é o empréstimo.

Vale lembrar que muitas despesas relacionadas às obras ou mesmo aluguel e compra de imóveis possuem descontos com os pagamentos à vista.

Assim, você acaba realizando o que precisa com um melhor custo-benefício.

Para investir em ações de marketing

O marketing desempenha um papel essencial na geração de novos negócios e na consolidação da sua marca, especialmente no caso das pequenas e médias empresas. Realizar um empréstimo para incorporar estratégias personalizadas de marketing em seu negócio vai contribuir para alavancar a rentabilidade de sua empresa, possibilitando, ainda, uma maior vantagem competitiva.

O que analisar antes de pedir o empréstimo

Você viu que o empréstimo pode ser uma excelente alternativa para expandir seu negócio no próximo ano. Mas para que esse retorno seja positivo para sua empresa, é necessário tomar alguns cuidados. Vamos a eles?

1. Objetivos

Vai iniciar um plano de expansão, modernizar ou inovar a empresa ou cobrir uma necessidade?

Antes de realizar o empréstimo, o primeiro passo é identificar que melhorias esse investimento pode trazer para seu negócio.

Elabore um planejamento adequado aos seus objetivos. E verifique ainda se a ideia ou a área que receberão o empréstimo vão compensar financeiramente o investimento realizado.

2. Opções de empréstimo

Bancos costumam oferecer aos empreendedores linhas de crédito específicas para os principais gastos do negócio, como o capital de giro, financiamento de estoque e até para o pagamento de 13º salário. Mas existem outras linhas de crédito que podem ser mais vantajosas para você, como as fintechs e os bancos digitais.

O problema em meio a tanta concorrência é conseguir o tempo necessário para encontrar a melhor oferta de crédito.

Além disso, cada instituição pede uma documentação diferente, o que pode atrasar ainda mais o processo de contratação de empréstimo.

Conte com o auxílio da Capital Empreendedor, o Marketplace que montou uma documentação única para a solicitação de crédito em mais de 300 instituições parceiras.

E mais, ao acessar e realizar seu cadastro em nossa página, você já tem acesso a um limite pré-aprovado, gratuitamente.

Taxas e encargos

O empréstimo é uma solução que pode contribuir para a expansão do seu negócio, por isso é preciso muita atenção aos juros e às taxas embutidos nessa negociação.

Para facilitar a vida dos consumidores, o Banco Central exige que as instituições financeiras informem o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo. Ele corresponde a todas as despesas e encargos que fazem parte das operações de crédito. E eles variam de instituição para instituição.

Além de permitir o envio de uma documentação única para a solicitação de empréstimo, a Capital Empreendedor acessa e compara as melhores taxas de juros nas linhas de crédito de Fintechs, FIDCs, Bancos e o BNDES.

Ou seja, você vai poder escolher qual é a instituição que oferece as melhores condições para sua empresa.

Condições de pagamento

O crédito só pode ser considerado uma opção viável para a saúde financeira de seu negócio se ele não prejudicar suas contas.

Por isso, além de avaliar o CET, não deixe de analisar também as condições e o valor das parcelas.

É você, gestor, que vai identificar o momento ideal para contratar o empréstimo em 2022. O mais importante é dispor do auxílio de um time de especialistas.

E a Capital Empreendedor conta com profissionais qualificados para oferecer o melhor atendimento e solucionar suas dúvidas.

O empréstimo para empresa pode ser a solução ideal para inovar e alavancar o negócio ou para cobrir alguma necessidade. Mas nenhuma dessas situações serve de desculpa para comprometer as finanças, certo? Então obtenha o melhor crédito para sua empresa com a Capital Empreendedor.

Entre em contato conosco e prepare-se para encontrar o empréstimo mais adequado para seu negócio crescer em 2022!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.