July 14, 2022

Falta de capital de giro: quais os impactos e como resolver o problema?

A falta de capital de giro pode comprometer seriamente o bom funcionamento de um negócio e, por isso, não pode ser negligenciada.

Logo, é preciso saber o que é o capital de giro e como ele deve funcionar da maneira correta. Dentre tantas obrigações que um empreendedor deve cumprir, pode ser um pouco confuso entender sobre o tema.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você saiba o que é o capital de giro, saiba quais são os impactos que a falta desse ativo pode gerar e maneiras de evitá-la. Não deixe de conferir!

O que é capital de giro

O capital de giro é quantidade total de recursos necessários para que as atividades cotidianas de uma empresa sejam desempenhadas. Em uma linguagem técnica o capital de giro é a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante.

Em um cálculo básico, o capital de giro é a diferença entre o dinheiro e bens que a empresa tem, menos o recurso necessário para que todas as despesas sejam quitadas. Essas despesas podem ser: despesas fixas, gastos para comercialização dos produtos, pagamentos de fornecedores e muito mais.

Impactos da falta de capital de giro

Por se tratar de um recurso fundamental para a saúde financeira de um empreendimento, o capital de giro deve ser tratado com bastante seriedade. Afinal, caso seja negligenciado, existem diversos impactos que afetam negativamente a empresa e podem resultar no fechamento do negócio.

Veja alguns deles abaixo:

Crescimento limitado

Para que uma empresa cresça, ela precisa estar com o capital de giro em dia. Afinal, para atender novos clientes e aumentar a parcela de mercado, é preciso expandir o negócio, contratar novas ferramentas e funcionários. A falta de capital de giro impede que um empreendimento adquira o que é necessário para o seu crescimento.

Dificuldade para atrair investidores

Sem o correto gerenciamento do capital de giro, atrair novos investidores pode se tornar uma tarefa impossível. Um saldo negativado indica aos investidores que as chances de conquistar o retorno sobre o investimento estão comprometidas. Ou seja, se torna um negócio de alto risco e pouco atrativo.

Falhas nas operações diárias

Sem o capital de giro, a capacidade de financiar as atividades diárias e o bom andamento do negócio são comprometidas. A empresa fica desprotegida caso imprevistos aconteçam e a empresa fica incapacitada de transformar ativos de curto prazo em dinheiro.

Como evitar a falta de capital de giro

Como é perceptível, o capital de giro é fundamental para a saúde financeira de uma empresa. Portanto, é preciso estar atendo às maneiras de evitar a falta de capital de giro. Abaixo, mostraremos algumas dicas para garantir que o capital de giro esteja positivo. Vamos lá!

Incentivar recebíveis

Uma boa maneira é incentivar os clientes a realizarem os pagamentos à vista. Reduzir a inadimplência e aumentar o poder de caixa é estratégia fundamental. Avaliar os bons pagadores e oferecer vantagens competitivas é uma boa maneira de incentivar recebíveis.

Gerenciar inventário

Uma má gestão do estoque pode ser um fator para o fracasso. Antes de comprar novos produtos, é preciso se certificar de que não estão mais disponíveis no estoque e existe de fato uma grande procura por esses produtos.

Contratação de empréstimo

Em muitos casos, a empresa pode contar com serviços especializados de soluções de crédito para auxiliar o negócio no seu correto funcionamento. Existem diversas soluções que podem ser extremamente eficientes para a recuperação de uma empresa.

O capital de giro não pode ser negligenciado em uma empresa, pois isso pode causar o mau andamento do negócio e gerar transtornos que comprometam a empresa no geral. Crescimento limitado, dificuldade para atrair investidores e falhas nas operações diárias são alguns desses transtornos.

Logo garanta estratégias que evitem que a empresa fique com baixo capital de giro e, se pertinente, conte com soluções de créditos eficientes.

Quer saber mais sobre as principais soluções de crédito disponíveis no mercado? Se sim, fale agora mesmo com a nossa equipe e não tenha mais dúvidas.

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.