O atraso do pagamento dos clientes é algo bastante nocivo para a estrutura de uma empresa, tendo em vista que essa situação pode atrapalhar o fluxo de caixa e reduzir as possibilidades de investimentos, tão essenciais no mercado atual. Por isso, escrevemos este post para você aprender agora o que fazer para negociar e evitar a inadimplência!
O lado bom dessa conjuntura é que, por meio de algumas ações simples e estratégias inteligentes de negociação, você pode reverter o cenário, cobrando adequadamente alguém que não cumpriu com as responsabilidades financeiras que assumiu com seu negócio. Continue lendo e descubra como fazer isso!
O primeiro passo para negociar e evitar inadimplência é conhecer bem o seu cliente. Afinal, somente com uma boa compreensão da sua realidade é que você ganhará viabilidade para cobrar de maneira inteligente e fazer propostas efetivas. Felizmente, existem muitas formas de fazer isso, usando até os dados disponíveis.
No seu sistema, é possível obter elementos. Dependendo da sua área de atuação, é possível saber o endereço, estado civil, histórico de compras, ticket médio, outros casos de inadimplência e assim por diante. Depois, você pode usar uma tática mais condizente com o perfil, como parcelamentos, descontos, carnês e outros.
Uma boa comunicação com a pessoa inadimplente também é muito importante e pode ser a maneira de encontrar uma oportunidade de renegociar ou mesmo de receber a dívida. Por isso, você deve manter o máximo de canais abertos, tendo em vista que, em última instância, também pode ser interessante mantê-lo em sua carteira de clientes.
No contato, mostre-se compreensivo e evite julgamentos. A empatia é uma das palavras da moda e você também pode demonstrar como a falta de pagamentos pode impactar o seu negócio e seus funcionários. Com um diálogo franco e aberto, é possível abrir portas para uma negociação que consiga satisfazer ambas as partes.
Conforme a negociação vai ganhando elementos e você conhece melhor o seu cliente, chega a hora de fazer uma contraproposta. É preciso estar aberto e ter a consciência de que, dependendo do caso, o ideal é fazer uma “redução de danos” e tentar, no final das contas, não acabar amargando um tremendo prejuízo e não receber nada.
Entre as opções mais comuns estão a redução de juros, oferecer descontos para pagamentos à vista ou fazer parcelamentos extensos. Outra alternativa que vem sendo bastante empregada é aceitar o cartão de crédito, pois muitas pessoas têm condições de contratar uma bandeira e, dessa maneira, quitar o seu débito por meio dela.
Lembre-se que, se você não se preocupar em evitar inadimplência, isso pode ocasionar dívidas e prejudicar o seu negócio no curto e longo prazo. Siga as nossas dicas, mantenha os olhos bem abertos com os clientes e evite que isso ocorra na sua empresa!
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