July 13, 2021

Saiba agora o que fazer para negociar e evitar a inadimplência de seus clientes

Saiba agora o que fazer para negociar e evitar a inadimplência de seus clientes

O atraso do pagamento dos clientes é algo bastante nocivo para a estrutura de uma empresa, tendo em vista que essa situação pode atrapalhar o fluxo de caixa e reduzir as possibilidades de investimentos, tão essenciais no mercado atual. Por isso, escrevemos este post para você aprender agora o que fazer para negociar e evitar a inadimplência!

O lado bom dessa conjuntura é que, por meio de algumas ações simples e estratégias inteligentes de negociação, você pode reverter o cenário, cobrando adequadamente alguém que não cumpriu com as responsabilidades financeiras que assumiu com seu negócio. Continue lendo e descubra como fazer isso!

Conheça bem o seu cliente

O primeiro passo para negociar e evitar inadimplência é conhecer bem o seu cliente. Afinal, somente com uma boa compreensão da sua realidade é que você ganhará viabilidade para cobrar de maneira inteligente e fazer propostas efetivas. Felizmente, existem muitas formas de fazer isso, usando até os dados disponíveis.

No seu sistema, é possível obter elementos. Dependendo da sua área de atuação, é possível saber o endereço, estado civil, histórico de compras, ticket médio, outros casos de inadimplência e assim por diante. Depois, você pode usar uma tática mais condizente com o perfil, como parcelamentos, descontos, carnês e outros.

Mantenha a comunicação

Uma boa comunicação com a pessoa inadimplente também é muito importante e pode ser a maneira de encontrar uma oportunidade de renegociar ou mesmo de receber a dívida. Por isso, você deve manter o máximo de canais abertos, tendo em vista que, em última instância, também pode ser interessante mantê-lo em sua carteira de clientes. 

No contato, mostre-se compreensivo e evite julgamentos. A empatia é uma das palavras da moda e você também pode demonstrar como a falta de pagamentos pode impactar o seu negócio e seus funcionários. Com um diálogo franco e aberto, é possível abrir portas para uma negociação que consiga satisfazer ambas as partes.

Simule agora seu empréstimo!

Faça boas contrapropostas

Conforme a negociação vai ganhando elementos e você conhece melhor o seu cliente, chega a hora de fazer uma contraproposta. É preciso estar aberto e ter a consciência de que, dependendo do caso, o ideal é fazer uma “redução de danos” e tentar, no final das contas, não acabar amargando um tremendo prejuízo e não receber nada.

Entre as opções mais comuns estão a redução de juros, oferecer descontos para pagamentos à vista ou fazer parcelamentos extensos. Outra alternativa que vem sendo bastante empregada é aceitar o cartão de crédito, pois muitas pessoas têm condições de contratar uma bandeira e, dessa maneira, quitar o seu débito por meio dela.

Lembre-se que, se você não se preocupar em evitar inadimplência, isso pode ocasionar dívidas e prejudicar o seu negócio no curto e longo prazo. Siga as nossas dicas, mantenha os olhos bem abertos com os clientes e evite que isso ocorra na sua empresa!

Gostou de aprender o que fazer para negociar e evitar inadimplência? Quer que outras pessoas desfrutem desse conhecimento? Então que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais agora mesmo?

Simule grátis!
Acesse nosso blog

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de notícias, novidades e informações sobre o mundo do crédito empresarial.