August 17, 2023

O que é ciclo financeiro e como impacta na rentabilidade do negócio?

Saber como administrar as finanças de um negócio é o passo mais importante para todo novo empreendedor. Mesmo que você tenha um excelente produto ou serviço, ainda precisa usar bem seus recursos para manter as portas abertas e aumentar sua rentabilidade. E uma das ferramentas que você pode usar em suas análises é o ciclo financeiro do seu negócio.

Esse é um indicador bem simples, mas que reflete bem o desempenho do seu negócio, especialmente no que diz respeito à frequência dos seus ganhos e despesas. Basta entender como calculá-lo e interpretar esse resultado.

Confira o artigo e saiba mais sobre o ciclo financeiro e como ele impacta na rentabilidade do seu negócio.

O que é o ciclo financeiro?

Em todo negócio, há um intervalo entre o momento em que você compra matéria prima ou insumos e a venda do produto gerado a partir desses insumos. Esse intervalo é o ciclo financeiro, ou ciclo de caixa, o período médio de espera entre uma despesa e o retorno financeiro correspondente.

Como ele é calculado?

A fórmula para calcular o ciclo financeiro de uma empresa é relativamente simples. Basta entender seus termos e identificá-los em seu negócio:

  • Prazo Médio de Recebimento (PMR) — tempo de espera médio, em dias, para o recebimento de pagamentos;
  • Prazo Médio de Estocagem (PME) — número médio de dias entre uma estocagem e outra;
  • Prazo Médio de Pagamento: (PMP) — tempo médio, em dias, que a empresa leva para pagar seus fornecedores.

Com essas variáveis em mãos, você obtém a seguinte fórmula:

Ciclo Financeiro = PMR + PME - PMP

Ou seja, você soma seus dois ativos (recebimento e estocagem) e subtrai seu passivo (pagamento de fornecedores). O resultado aqui é o intervalo médio, em dias, entre o dinheiro sair de caixa e retornar.

Por exemplo, digamos que você tem uma fábrica de sapatos. A matéria prima é adquirida no 1º dia do mês, mas só é paga em 30 dias. Ou seja, seu PMP é 30. Esses insumos são suficientes para cobrir a produção de sapatos por 15 dias, ou seja, seu PME é 15. Após a produção, uma loja de sapatos adquire o produto e leva 20 dias para fechar o pagamento, criando um PMR de 20 dias.

Como resultado, seu ciclo financeiro será 20 + 15 – 30, resultado em um ciclo médio de 5 dias.

Qual é a diferença entre ciclo financeiro positivo e negativo?

Na maioria dos termos de gestão financeira, ter um resultado positivo é o mais desejado. Porém, quando se trata do ciclo financeiro, a lógica é justamente o contrário. Quanto menor, melhor.

Isso por que, se a fórmula chega a um número negativo, significa que você está recebendo os pagamentos antes de ter que repor seus insumos e estoque. Claro, esse não é o cenário mais comum, mas é o ideal.

Além disso, você precisa interpretar corretamente os seus resultados, não apenas o número do ciclo de caixa. Um PMP alto indica que a empresa tem mais tempo para pagar seus fornecedores, o que garante mais dinheiro em conta. Já um estoque elevado pode ser mais difícil de escoar, o que diminui a circulação de caixa.

Depois de se familiarizar com o ciclo financeiro, não é difícil aplicá-lo em seu planejamento. Com esse indicador em mãos, você pode avaliar a eficiência e a rentabilidade do seu ciclo de produção, suas vendas e seus pagamentos.

Quer continuar recebendo mais das nossas dicas? Então siga-nos no Facebook, Instagram e no LinkedIn agora mesmo!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.