Para atender às pessoas jurídicas, existem os cartões de crédito empresarial e corporativo. Se você ainda não tem, deve pensar na possibilidade de adquirir um. 

A classificação é baseada no faturamento mensal da empresa, sendo que o segundo oferece vantagens adicionais (seguro, ausência de anuidade, serviços personalizados etc). As anuidades podem ser cobradas mensalmente ou divididas em parcelas. 

Esse cartão pode ser centralizado ou individualizado. Quando centralizado, todos os portadores têm o mesmo limite e a mesma fatura; quando individualizado, cada portador tem um limite próprio e paga sua própria fatura.

O cartão possui 2 funções básicas: débito e crédito. O gestor e sua equipe devem decidir quais despesas serão debitadas na hora e quais serão parceladas ou deixadas para o mês seguinte. O gestor talvez ache mais prudente debitar as despesas fixas (água, energia, telefone, internet), e também para as compras mais importantes (emergenciais para suprir o estoque). Já as compras regulares podem utilizar o crédito.

Que vantagens essa ideia traz para seu fluxo de caixa?

Com o cartão de crédito empresarial, será mais fácil controlar o fluxo de caixa. Isso porque todas as contas estarão centralizadas em um único cartão. Mesmo que haja mais de um cartão, ainda assim o gerenciamento do caixa será otimizado, pois as contas continuarão centralizadas.

Qual o limite do cartão?

Por ser destinado a pessoas jurídicas, o cartão de crédito empresarial geralmente apresenta limites maiores. O cuidado que se deve ter é não se deixar levar pelo entusiasmo e efetuar compras em excesso a ponto de extrapolar os limites. Atenção, assim com o cartão de crédito pessoal, os atrasos trazem multas e juros que variam conforme o valor da fatura (e compras em uma empresa provavelmente terão maiores custos).

Como conseguir um cartão de crédito empresarial? 

Como cada empresa emissora de cartão tem suas próprias regras e tabela de preços, o ideal é fazer uma pesquisa, conversar e optar por aquela que mais convém, sempre levando em consideração os pontos a seguir:

  • Funções de crédito e débito ou as duas
  • Opções de parcelamento e limite de crédito
  • Taxas de juros
  • Anuidade
  • Taxa de seguro
  • Benefícios 
  • Prazos mais longos para pagamento

O sistema da Capital Empreendedor, fará uma pesquisa sobre as melhores opções do mercado, e pode te auxiliar na melhor opção. Faça seu cadastro, grátis.