January 12, 2021

Vale a pena usar a antecipação de recebíveis do cartão de crédito?

Antecipação de recebíveis do cartão de crédito

A antecipação de recebíveis do cartão de crédito ajuda empresas a antever recursos que entrariam em caixa somente no futuro. Isso depende de quantas parcelas a venda foi efetuada. Dessa forma, empreendedores podem dar mais liquidez ao seu fluxo de recebimentos e trabalhar com dinheiro à vista. Quer fazer uma simulação gratuita de antecipação? Clique aqui.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que significa essa prática que ajuda empresas a organizar suas contas em um prazo mais curto. Você verá o conceito e como funciona este tipo de serviço e saberá quais são as vantagens de contar com esse importante mecanismo de otimização do financeiro de uma organização. Vamos lá?

Consulte seu Score de Crédito grátis!

O que é a antecipação de recebíveis do cartão de crédito?

É bem-sabido que existem diversas modalidades de vendas que podem ser oferecidas ao cliente. Elas podem ser à vista ou a prazo. Entre os tipos de vendas a prazo, existe a possibilidade de a operação ser feita utilizando o crédito do cliente disponível em seu cartão.

O vendedor, por sua vez, deverá esperar o prazo da venda para receber o recurso em seu caixa. Ou seja, se uma transação foi feita em três vezes com recebimento em 30, 60 e 90 dias, este será o prazo para que o dinheiro seja repassado à empresa.

A antecipação de recebíveis é, portanto, a possibilidade dada a uma companhia de antever os recursos que só chegariam no futuro. Isso favorece o fluxo de caixa, que passa a contar com um recurso de liquidez imediata, em vez de ter tal liquidez em um prazo mais estendido.

Como funciona o serviço?

A antecipação dos recebíveis é proporcionada pela própria administradora de cartões de crédito em que foi realizada a operação. Cada uma tem suas próprias regras no que diz respeito a taxas cobradas e prazos de liberação do recurso.

Em algumas operadoras existe horário limite para fazer a solicitação. Passado esse tempo, o pedido passa a contar como feito no dia seguinte. O prazo de liberação do recurso costuma variar entre 24 e 48 horas a partir da solicitação. Além disso, os juros incidentes na operação variam entre 1% e 5%, geralmente. Cada operadora tem suas regras.

Quais são as vantagens de antecipar?

Os juros cobrados na antecipação são menores que um empréstimo emergencial contratado via banco, por exemplo. Em relação ao cheque especial, que pode chegar a 10% ao mês, a diferença é bem grande. Além disso, na antecipação o dinheiro é seu, diferentemente do empréstimo quando uma dívida é contraída.

A velocidade na liberação do recurso também é outra vantagem, pois a burocracia é bem menor. Outro ponto de destaque é que não há risco de inadimplência, uma vez que a tarefa de cobrança de pagamento recai sobre a operadora do cartão de crédito.

A antecipação de recebíveis do cartão de crédito pode ser uma grande aliada no fluxo de caixa de uma empresa que realiza vendas à prazo. Em vez de esperar todo o período (que pode ser longo), pode-se contar com o dinheiro de entrada imediata, o que favorece o trabalho de liquidez imediata. As taxas cobradas costumam ser acessíveis, principalmente quando comparadas a outras modalidades de empréstimos.

O que achou do artigo?

Para receber nossos conteúdos em tempo real, assine nossa newsletter e não perca nossos lançamentos!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.