December 15, 2020

Saiba como conseguir capital para investimento

Capital para investimento: como conseguir?

É inspirador quando assistimos àqueles filmes ou lemos aqueles best sellers sobre o Vale do Silício, que contam a jornada de grandes inovadores em busca de investimento. Mas aqui, para pessoas comuns, como conseguir capital para investimento?

Desde a explosão do digital e seu crescimento exponencial, os recursos para investimento têm sido cada vez mais acessíveis. Fazendo a coisa certa, pode ser mais fácil do que se imagina tirar um projeto do papel e vê-lo em ação. Mas é preciso disciplina.

Neste artigo, vamos apresentar algumas alternativas para levantar capital e como você pode se preparar para aumentar suas chances de conseguir investimento. Confira!

Como conseguir capital para investimento?

Muitas vezes, o sonho do empreendedor não está tão distante, faltam apenas os recursos necessários para torná-lo real. Isso significa que aquilo que ele quer é mais que possível, mas é preciso o capital que permita provar que o negócio funciona. Essa é a parte que custa caro no mercado de crédito: o risco.

Existem muitas formas de conseguir capital para realizar um projeto. Algumas delas mais tradicionais, outras popularizadas na era da internet. A seguir, confira dicas para garantir todas as chances de conseguir o investimento sob medida para você:

  • tenha um plano de negócio claro;
  • conheça os números do seu mercado;
  • faça estimativas razoáveis;
  • baseie seus cálculos em dados e documentações rigorosas;
  • não tenha medo de parecer ousado, tenha medo de parecer ingênuo.

Essas dicas valem para qualquer situação. Afinal, ainda que você não precise apresentar uma visão geral do seu negócio a um investidor, conhecer os números do próprio mercado é, sem dúvidas, positivo.

Crédito para empresas

O meio mais simples e acessível para levantar capital para seu empreendimento é recorrendo a um banco ou uma fintech de crédito e solicitar um empréstimo. Dependendo do caso, é fácil, rápido e com pouca ou nenhuma burocracia.

Caso a quantia seja elevada, há meios de oferecer garantia para ter acesso a taxas e prazos mais interessantes. Entre as opções, podemos citar:

  • financiamento de capital de giro;
  • empréstimo com garantia;
  • crédito junto ao BNDES, entre outros.
Confira as linhas de crédito para sua empresa!

Investidor-anjo

Pode ser que a quantia necessária para implementar o negócio seja elevada demais para assumir compromissos financeiros. Talvez o empreendedor não atenda aos requisitos do financiamento. Nesse caso, é preciso provar o potencial do negócio a alguém que se disponha a encarar o risco. Por isso, é fundamental ter preparado um plano de negócio que chame a atenção.

Esse é o investidor-anjo, e existem regulamentações no mercado financeiro para esse tipo de financiamento. O investidor cobre custos de atividade e pode ficar com até 50% dos lucros do negócio.

Capital próprio

Sem dúvidas, essa é a melhor alternativa, caso seja suficiente para viabilizar o negócio. Afinal, o compromisso, nesse caso, é exclusivamente com o empreendimento. Não há ninguém a quem prestar contas das atividades. O que pode ser uma desvantagem, já que isso também reflete a falta de orientação.

De qualquer forma, é um meio oportuno e frequentemente acessível para levantar recursos e iniciar um negócio. Nesse caso, é igualmente fundamental garantir um planejamento consciente, que comprove a viabilidade das atividades da nova empresa.

Crowdfunding

Cada vez mais popular no meio digital, o crowdfunding tem sido responsável pelo surgimento de diversas empresas. O financiamento é feito por qualquer um que deseje ver seu projeto funcionando. Por isso, mais uma vez, é indispensável ter um plano claro e lógico para atrair investidores.

De fato, existem diversas maneiras de responder como conseguir capital para investimento. Mas o que deve estar claro é que, de qualquer forma, é indispensável conhecer cada detalhe do negócio e quais medidas tomar nos diferentes cenários previsíveis. Cada fonte de investimento tem seus riscos e exige certo nível de comprometimento.

Você está querendo implementar um negócio?
Qual acha que é o melhor meio para conseguir capital de investimento? Responda nos comentários e participe da discussão.

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.