October 26, 2021

Principais vantagens de fazer empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia é um estilo de crédito muito interessante, tanto para quem empresta quanto para quem toma o dinheiro emprestado. Pelo fato de existir garantia real, é possível ter condições diferenciadas na operação, e a mais atraente delas certamente é a carga reduzida de juros. Caso o compromisso não seja honrado, o cedente pode executar o bem.

Neste artigo, você terá melhores informações sobre o assunto e saberá com exatidão do que se trata essa linha de concessão de crédito, entenderá quais são as vantagens e conhecerá os tipos existentes. Por fim, receberá a dica de um parceiro valioso de negócios.

Não perca mais tempo e leia agora mesmo!

O que é empréstimo com garantia?

O empréstimo com garantia também é conhecido por uma outra denominação, útil até mesmo para entender seu conceito. Seu nome é alienação fiduciária e indica que uma propriedade é passada temporariamente para o nome de um terceiro até que a dívida contratada seja quitada.

Na prática, isso quer dizer que uma pessoa (física ou jurídica) que recorre a um empréstimo pode ofertar um determinado bem como garantia, esse bem se torna uma garantia para instituição financeira. Isso faz com que os juros da operação sejam muito menores, dado que o risco de inadimplência é reduzido por conta da possibilidade de execução, caso as parcelas não sejam pagas.

Quais são as vantagens proporcionadas pelo empréstimo com garantia?

O fato de existir um bem real e alienado à operação traz diversas vantagens aos envolvidos. Tanto o lado dos bancos e fintehcs como o empreendedor que está buscando o empréstimo podem usufruir de benefícios que somente esse tipo de empréstimo pode proporcionar.

Acompanhe a seguir a descrição de alguns deles:

Não é preciso indicar o uso do recurso

Essa é uma ótima particularidade do empréstimo com garantia. Diferentemente do que ocorre na maior parte das linhas de empréstimo, não é preciso prestar contas da finalidade do uso do recurso, ou seja, não existe a necessidade de informar o modo como o dinheiro será utilizado.

Sendo assim, essa modalidade de empréstimo confere muito mais liberdade ao tomador da operação. É possível investir o dinheiro em um negócio próprio, reformar a casa, pagar a faculdade dos filhos ou mesmo fazer uma viagem em família. O importante mesmo é ter a consciência das obrigações que serão geradas e saber se o orçamento comporta o compromisso.

Para empreendedores que buscam empréstimo esse tipo de condição de empréstimo é muito interessante, uma vez pode ser usado como capital de giro, para comprar uma nova maquina, um imóvel ou até mesmo pagar dividas com fornecedores.

Os juros são reduzidos

Os juros cobrados em toda e qualquer operação de empréstimos sempre estão diretamente ligados ao risco para a instituição financeria. Ou seja, quanto mais arriscada é a transação, maiores serão os juros. Sendo assim, os empréstimos com garantia possuem uma menor incidência de juros exatamente pelo seu risco reduzido.

Isso acontece porque, antes mesmo que o dinheiro seja liberado, a garantia é adicionada à operação. Esse procedimento aumenta a margem de segurança para a instituição financeira, pois, caso haja inadimplência, o bem pode ser executado. Devido ao fato de existir uma garantia real, é possível baixar os juros que incidem na transação, tornando o empréstimo mais barato que as outras modalidades.

Em tempos de alta taxa de juros e crédito mais caro para o empreendedor, utilizar garantias reais, como um imóvel ou automóvel, permite uma vantagem frente a concorrência, uma vez que o custo de capital se torna menor e pode ser aproveitado para investir no crescimento do negócio que dependendo das suas caracteristicas e estratégias de crescimento pode ter uma rentabilidade maior. Lembramos da velha máxima "dinheiro faz dinheiro".

Empréstimo com garantia tem aprovação facilitada

Outra vantagem de utilizar o empréstimo com garantia é a maior chance de aprovação, por trazer menor risco para as instituições financeiras a chance de aprovação comparando por um empréstimo comum sem garantias é muito maior.

Pense no seguinte exemplo hipotético, um amigo seu está com muitas dividas e pede 1 mil reais, qual a chance de você emprestar essa quantia ao seu amigo?

Imagino que a sua resposta seja ligada ao nível de confiança que você tem com esse amigo, agora imagine que esse amigo escreve um contrato em que ele garante que irá devolver essa quantia e caso contrário um carro em nome dele será transferido para você, agora as chances de você emprestar essa quantia aumentam, uma vez que você tem alguma garantia caso não receba o dinheiro de volta.

Com os bancos e fintechs é exatamente dessa forma, a garantia faz com que a instituição financeira conceda o empréstimo, mesmo que você tenha alguma divida ou o seu negócio não esteja com um crescimento muito acelerado, isso porque você ofereceu um bem físico como garantia.

Quais são os principais tipos de empréstimos com garantia?

Entre as principais modalidades de empréstimo com garantia, podemos citar a operação com imóveis, com veículos e da forma consignada privada. Veja a explicação detalhada de cada uma delas.

Garantia de imóvel

É possível ter um empréstimo ofertando um bem imóvel como garantia. Na verdade, essa é uma modalidade muito atraente de tomada de recursos, tanto para a parte tomadora quanto para a parte cedente. A razão disso é que os juros praticados são um dos menores do mercado (por volta de 9% ao ano), e isso beneficia quem toma o recurso. Já quem cede o valor tem uma forte garantia em mãos caso a dívida não seja honrada, podendo levar o imóvel a leilão.

Além disso, o empréstimo com garantia de imóvel permite fazer a operação em altos valores, a depender do valor do bem ofertado, claro. Existem linhas de crédito dessa modalidade que podem chegar a R$ 3 milhões. No entanto, vale atentar para o fato de que o teto da operação não pode ultrapassar o valor correspondente a 60% da importância total do imóvel.

Garantia de veículo

Essa modalidade de empréstimo com garantia é relativamente popular no Brasil por conta da facilidade de acesso ao crédito, desde que todas as condições sejam satisfeitas. Além disso, os juros são bem baixos comparados aos outros tipos de tomada de recursos. Normalmente, giram em torno de 20% ao ano, contra 180% ao ano, em média, de modalidades como cheque especial e cartão de crédito.

Para fazer um empréstimo desse tipo, algumas condições não podem ser flexibilizadas e, portanto, devem ser plenamente atendidas. Uma delas é que o veículo precisa estar no nome da pessoa que está pleiteando o recurso emprestado. Ou seja, não é possível fazer a operação com o bem em nome de terceiros, como o cônjuge. Além disso, o veículo ficará alienado à instituição financeira até a quitação da dívida.

Empréstimo com garantia vale a pena?

No fim das contas, é muito comum se perguntar se o empréstimo com garantia vale a pena. A resposta é sim, principalmente devido à baixa taxa de juros incidente na operação. O ponto de atenção deve ficar por conta de um bom planejamento, que preveja o pagamento das parcelas. Além disso, faz todo sentido ser acompanhado por uma boa empresa no momento de encontrar o empréstimo no mercado. Para isso, você pode contar sempre com a Capital Empreendedor!

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato conosco e conheça nosso sistema de busca pelos melhores empréstimos existentes no mercado!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.