May 18, 2021

O que é captação de recursos financeiros para empresas?

Recursos financeiros : práticas para fazer a captação para empresas

Empreender no Brasil é algo tão vantajoso quanto desafiador, uma vez que é a oportunidade perfeita para alguém que tem bom tino para os negócios, mas também precisa enfrentar barreiras, como crises e burocracias excessivas. Por isso, saber o que é captação de recursos financeiros para empresas pode ser extremamente importante.

Em outros tempos, a única forma de fazer isso era por meio de um empréstimo bancário ou com terceiros, mas o fato é que a sociedade e o mercado evoluíram, fazendo com que existam opções que se encaixam melhor no perfil e nas demandas de cada empreendimento. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto!

O que é a captação de recursos financeiros para empresas?

A captação de recursos financeiros para empresas nada mais é do que um conjunto de ações articuladas, cujo objetivo primordial é o de levantar e mobilizar dinheiro para manter e desenvolver o funcionamento geral do negócio, seja para investimentos, aquisição de maquinário, geração de capital de giro e assim por diante.

Isso é algo muito recorrente em organizações empresariais privadas, dos mais variados portes e setores do mercado. No entanto, dependendo do caso, até mesmo o setor público pode utilizar esse tipo de estratégia. Sendo assim, é muito importante saber quando é recomendável e como fazer esse tipo de captação.

Quando fazer a captação de recursos financeiros para empresas?

A captação de recursos financeiros para empresas pode ser feita nos mais variados momentos e conjunturas, mas existem situações nas quais ela é altamente recomendável para a sobrevivência ou o desenvolvimento do negócio no seu setor. Isso ocorre, por exemplo, quando há necessidade de reforma, ampliação ou modernização.

Outro momento que demanda tal estratégia é a geração de capital de giro, algo que pode ser extremamente valioso em momentos de crise ou em certas eventualidades. A captação de recursos também pode ser útil na aquisição de equipamentos, aumento de produção, implantação de projetos e assim por diante.

Como fazer a captação de recursos financeiros para empresas?

Para fazer a captação de recursos financeiros, a sua empresa precisa, obviamente, ser atrativa para investidores. Ainda que você resolva fazer isso por crédito bancário, por exemplo, ter um bom planejamento, um fluxo de caixa positivo ou, pelo menos, as dívidas equacionadas, são pontos que farão com que você consiga melhores condições e taxas de juros mais baixas.

Outras possibilidades estão se tornando comuns atualmente e o crowdfunding é uma delas. Com ele, empreendedores conseguem capital por meio da internet, com um sistema pelo qual pessoas contribuem voluntariamente para o negócio em troca de kits ou produtos. Também há o investidor anjo, uma pessoa física que investe dinheiro em troca de um potencial retorno.

Como você viu, a captação de recursos financeiros para empresas é um processo essencial para quem quer manter o funcionamento adequado ou desenvolver o negócio dentro do seu segmento.

Gostou de aprender o que é captação de recursos financeiros para empresas? Quer contar com uma solução que compara as melhores taxas de juros de empréstimos para pequenas e médias empresas, fazendo a intermediação com as credoras? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco!

A Capital Empreendedor é uma plataforma que busca por meio de algoritmos o MELHOR financiamento para sua empresa.

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de notícias, novidades e informações sobre o mundo do crédito empresarial.