June 1, 2021

O que é alienação fiduciária? Saiba como se beneficiar dela!

Alienação fiduciária: entenda o que é e os seus benefícios

Qualquer pessoa que tenha procurado aprender mais sobre contratos de empréstimo garantidos ou de financiamento de casas ou carros deve ter percebido que o termo alienação fiduciária é muito importante nessas transações.

Essa expressão pode parecer assustadora para algumas pessoas, pois envolve deixar uma garantia para o pagamento da dívida. Mas, na verdade, não é nada tão mirabolante assim.

Neste artigo, vamos explicar o que é alienação fiduciária e como ela funciona, além de mostrar como é possível que as empresas se beneficiem dela. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura!

O que é alienação fiduciária?

Alienação fiduciária é uma atividade de crédito legalmente introduzida no Brasil em meados da década de 1960 para financiar bens móveis, sendo amplamente utilizado no financiamento de automóveis. Desde 1997, também passou a envolver o setor imobiliário. Naquela época, o Sistema Financeiro de Imóveis (SFI) era instituído pela Lei nº 9.514.

Trata-se de um recurso utilizado em métodos de empréstimos e financiamentos, em que as pessoas solicitam crédito e transferem bens aos credores para transmitir confiança no pagamento.
Em outras palavras, o devedor transfere a propriedade para o credor fiduciário até que a dívida seja paga. Dessa forma, a transferência de confiança é um recurso para aumentar a garantia de pagamento, pois mostra que o solicitante do crédito está disposto a pagar as parcelas.

Como funciona?

Essa forma de alienação é muito simples. Durante o período do contrato de empréstimo, o devedor fornece a totalidade ou parte da propriedade ou ativos da dívida ao credor (fiduciário). Durante o período de reembolso do empréstimo, o mutuário pode usar o ativo transferido, mesmo se for legalmente propriedade do credor.

Após a liquidação da dívida, toda a propriedade dos bens será devolvida ao devedor. Porém, se o parcelamento atrasar mais de 30 dias, o credor poderá cadastrar o cliente no Registro de Títulos e Documentos.

Após o recebimento da notificação, o pagamento deverá ser realizado em até 15 dias. Caso contrário, o devedor perderá não apenas o direito de uso do bem, mas também todo o valor pago até então. Além disso, a propriedade pode ser leiloada para pagar dívidas.

Consulte seu Score gratuitamente!

Quais são os benefícios da alienação fiduciária?

A maior vantagem da alienação fiduciária é que ela oferece empréstimos elevados, taxas de juros baixas e prazos de pagamento flexíveis. Com essas facilidades, o consumidor pode usar seus recursos para investir, quitar dívidas ou realizar seus sonhos sem afetar seu orçamento.

Além disso, o cliente continua usando seus bens normalmente. Após o pagamento da parcela, a propriedade é devolvida a ele. Outro benefício da alienação é que não é muito burocrático, já que o processo de recrutamento e recuperação pode ser feito sem assistência judicial. Como o cliente já possui os ativos, as aprovações tendem a ser mais rápidas.

Percebeu como não é nada complicado entender como funciona a alienação fiduciária? Enquanto a dívida não for reembolsada, a instituição que concede o crédito detém a propriedade indireta do ativo.

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe sua opinião nos comentários!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.