January 26, 2021

IPCA: O que é e como influencia no seu crédito?

A influência do IPCA ao tomar crédito

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, popularmente conhecido como IPCA, é o que podemos denominar de um dos principais indicadores da inflação do Brasil.

Ele monitora a variação dos preços de produtos e serviços para o público final, se tornando, assim, um importante índice a ser analisado antes de realizar um investimento ou um financiamento imobiliário. Mas, ainda assim, é importante ressaltar que está diretamente ligado a outros fatores essenciais para a economia do país, como a taxa básica de juros (SELIC). Basicamente, para controlar o IPCA, o ideal é que a Selic esteja estável ou em uma crescente.


Como é calculado?

O cálculo do IPCA é feito pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, após uma pesquisa, que acontece do dia 1 a 30 do mês de referência, com setores da sociedade, tais como: comércios, prestadores de serviços, concessionárias de serviços públicos e internet.

Além disso, o índice leva em consideração os gastos e despesas das famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos, que habitam em diversas regiões do país. Confira no site do IBGE todos os estados que fazem parte da pesquisa.

Linhas de crédito com as melhores taxas do mercado!


A relação entre o financiamento imobiliário e o IPCA

Quando a tomada de crédito está ligada ao IPCA, o financiamento se torna mais acessível para as famílias que precisam, pois, dessa forma o valor da primeira prestação pode ser bem mais baixo do que normalmente seria se fosse feito em modalidades tradicionais.


Diferente da Taxa Referencial (TR), em que há variação de 8,30% a 9,95%, o IPCA possui taxas fixas entre 2,95% e 4,95% ao ano (de acordo com o índice de inflação), com o limite de 20% da renda do mutuário, sendo possível financiar aproximadamente 80% do valor do imóvel e com prazo máximo de 30 anos. 


Então, além de impactar em pequenas coisas do seu dia a dia, o índice também faz diferença no momento de investir. Isto é: você pode notar a diferença desde uma simples compra no supermercado até a rentabilidade dos seus investimentos - como em CDBs e tesouro direto.


Vantagens do financiamento por IPCA


Confira abaixo as principais vantagens do financiamento com IPCA:


  • Primeira parcela com valor mais baixo;
  • Prestações até 50% menores do que as linhas atreladas à TR;
  • Exigência de renda familiar mais baixa do que em outras modalidades;
  • Valor das parcelas mais acessíveis;
  • Possibilidade de se planejar melhor para pagamento das parcelas;
  • Possibilidade de adiantar parcelas para reduzir o prazo do financiamento;
  • Prazo máximo do financiamento é de 30 anos (360 meses).


A portabilidade de IPCA para TR ou vice-versa é permitida?

A resposta é não.

Só é possível ocorrer a portabilidade de contratos entre as instituições financeiras se for através do mesmo indexador. Portanto, antes de realizar um empréstimo, sempre faça uma simulação e veja as possibilidades, levando em consideração principalmente todos os encargos e o prazo da operação. Assim, saberá qual modalidade realmente vale a pena para o seu financiamento.


Chegamos ao fim do artigo de hoje! Gostou? Então não deixe de nos acompanhar no Linkedin e Instagram para não perder os próximos conteúdos!


Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.