January 26, 2021

IPCA: O que é e como influencia no seu crédito?

IPCA: O que é e como influencia no seu crédito?


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, popularmente conhecido como IPCA, é o que podemos denominar de um dos principais indicadores da inflação do Brasil. Ele monitora a variação dos preços de produtos e serviços para o público final, se tornando, assim, um importante índice a ser analisado antes de realizar um investimento ou um financiamento imobiliário. Mas, ainda assim, é importante ressaltar que está diretamente ligado a outros fatores essenciais para a economia do país, como a taxa básica de juros (SELIC). Basicamente, para controlar o IPCA, o ideal é que a Selic esteja estável ou em uma crescente.


Como é calculado?


O cálculo do IPCA é feito pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, após uma pesquisa, que acontece do dia 1 a 30 do mês de referência, com setores da sociedade, tais como: comércios, prestadores de serviços, concessionárias de serviços públicos e internet.


Além disso, o índice leva em consideração os gastos e despesas das famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos, que habitam em diversas regiões do país. Confira no site do IBGE todos os estados que fazem parte da pesquisa.


A relação entre o financiamento imobiliário e o IPCA


Quando a tomada de crédito está ligada ao IPCA, o financiamento se torna mais acessível para as famílias que precisam, pois, dessa forma o valor da primeira prestação pode ser bem mais baixo do que normalmente seria se fosse feito em modalidades tradicionais.


Diferente da Taxa Referencial (TR), em que há variação de 8,30% a 9,95%, o IPCA possui taxas fixas entre 2,95% e 4,95% ao ano (de acordo com o índice de inflação), com o limite de 20% da renda do mutuário, sendo possível financiar aproximadamente 80% do valor do imóvel e com prazo máximo de 30 anos. 


Então, além de impactar em pequenas coisas do seu dia a dia, o índice também faz diferença no momento de investir. Isto é: você pode notar a diferença desde uma simples compra no supermercado até a rentabilidade dos seus investimentos - como em CDBs e tesouro direto.


Vantagens do financiamento por IPCA


Confira abaixo as principais vantagens do financiamento com IPCA:


  • Primeira parcela com valor mais baixo;
  • Prestações até 50% menores do que as linhas atreladas à TR;
  • Exigência de renda familiar mais baixa do que em outras modalidades;
  • Valor das parcelas mais acessíveis;
  • Possibilidade de se planejar melhor para pagamento das parcelas;
  • Possibilidade de adiantar parcelas para reduzir o prazo do financiamento;
  • Prazo máximo do financiamento é de 30 anos (360 meses).


A portabilidade de IPCA para TR ou vice-versa é permitida?


A resposta é não. Só é possível ocorrer a portabilidade de contratos entre as instituições financeiras se for através do mesmo indexador. Portanto, antes de realizar um empréstimo, sempre faça uma simulação e veja as possibilidades, levando em consideração principalmente todos os encargos e o prazo da operação. Assim, saberá qual modalidade realmente vale a pena para o seu financiamento.



Chegamos ao fim do artigo de hoje! Gostou? Então não deixe de nos acompanhar no Linkedin e Instagram para não perder os próximos conteúdos!


Nossos últimos artigos.

Sua fonte de notícias, novidades e informações sobre o mundo do crédito empresarial.