November 24, 2020

FGI: O que é e como funciona.

Na pandemia, a busca por crédito tem aumentado muito. Com o aumento da crise e do risco de empréstimo, as taxas em financiamento sem garantia estão ainda mais abusivas. 

Contudo, o empresário ainda tem uma luz no fim do túnel: o FGI (Fundo Garantidor para Investimentos).

Não sabe o que significa e como usar? Continue lendo para entender!


O que é e como funciona o FGI?


O Fundo Garantidor para Investimentos é uma garantia maior de obtenção de crédito por parte de micro, pequenas e médias empresas com receita operacional bruta anual ou anualizada de até R$300 milhões, além de empreendedores individuais (como definidos na Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006), empresários individuais e caminhoneiros autônomos.

Na maioria das vezes, quando empreendedores e empresas de menor porte precisam tomar crédito, usualmente encontram dificuldades e empecilhos por não atender às garantias exigidas pelas instituições financeiras, o que impossibilita um financiamento com o valor ideal (considerando taxa de juros, valor de entrada e os prazos de carência e amortização) ou até mesmo a contratação deste financiamento. 

Quando isso acontece, o FGI é um recurso ao qual podemos recorrer para complementar as garantia oferecidas pelas empresas. 

Mas, o que isso significa? Um aumento das chances da aprovação de pedidos de crédito! Além disso, esse financiamento pode ser aprovado com melhores condições, como menores taxas de juros, prazos mais longos e menores exigências de entrada.


Como utilizar o Fundo Garantidor de Investimentos?


Para conseguir um financiamento, a empresa ou o empreendedor deve se dirigir a um banco habilitado. De acordo com o BNDES, o índice de garantia contratada pode variar de 10% a 80%.

Mas, fique atento! Há casos em que o FGI não se aplica. Mais detalhes sobre essa informação e a lista completa, você encontra na página do BNDES.


Quais são as vantagens de usar a garantia do FGI?


Existe limite em operações realizadas por uma mesma empresa ou empreendedor relacionadas à cobertura do garantia do FGI?

Segundo o site oficial do BNDES, “a garantia do FGI em operações de financiamento está limitada ao valor máximo de R$10 milhões por empresa ou empreendedor”.


Quais investimentos podem ser beneficiados pelo FGI?


São vários os investimentos que podem ser beneficiados, entre eles: aquisição de máquinas e equipamentos nacionais, capital de giro, aquisição de softwares nacionais, projetos de expansão de unidades produtivas e vários outros!

Consulte a lista completa.


Qual o custo da garantia?


O custo para utilização do FGI é chamado de Encargo por Concessão de Garantia (ECG) e depende do valor financiado, do percentual garantido pelo Fundo e do prazo de financiamento. 

Faça uma simulação do valor do ECG, clicando aqui.


Aqui na Capital Empreendedor, é possível captar o crédito ideal para a sua empresa, comparando prazos e taxas das maiores linhas de crédito brasileiras.

Você pode fechar negócio em apenas alguns dias a uma taxa competitiva, buscando em um só lugar, sem estresse e com transparência. 

São mais de 300 opções para tomar crédito e dar agilidade ao seu empréstimo empresarial, acesse o site da Capital Empreendedor e faça o seu cadastro gratuitamente.


Nossos últimos artigos.

Sua fonte de notícias, novidades e informações sobre o mundo do crédito empresarial.