April 9, 2020

Entenda de uma vez como funciona cartão de crédito corporativo

Por não saber como funciona o cartão de crédito corporativo, muitas pessoas usam para pagar contas pessoais, considerando como um “adiantamento” do lucro. Esse é um dos erros mais comuns que os empresários cometem, principalmente no início do negócio.

Misturar o capital de pessoa física com pessoa jurídica, além de ser motivo de ser penalizado em fiscalização, é prejudicial para o bom funcionamento da empresa e pode comprometer suas finanças.

Neste post, você vai entender o funcionamento do cartão, quais as vantagens para a sua empresa e como controlar os gastos corretamente. Confira!

Entenda como funciona o cartão de crédito corporativo

Similar ao cartão de crédito para pessoas físicas, o cartão para pessoas jurídicas é uma ferramenta relativamente nova que auxilia no controle financeiro. Pode ser utilizado por uma ou mais pessoas — de sócios a funcionários — para arcar com despesas necessárias da empresa.

O cartão está disponível na função crédito, débito ou, até mesmo, as duas juntas. Tudo isso fica expresso em contrato e varia de acordo com o banco escolhido e da avaliação da saúde financeira da sua empresa.

É recomendado utilizar a modalidade de débito apenas para despesas fixas ou emergências, deixando a função de crédito para outras atividades. Geralmente, os cartões corporativos têm limites maiores do que cartões para pessoa física, além de benefícios adicionais, como: prazo estendido para pagamento de fatura, taxas reduzidas e juros mais baixos.

Ele pode, ainda, ser classificado como individualizado ou centralizado. Enquanto no individualizado os cartões de crédito têm limites diferentes e as faturas chegam separadamente, no centralizado os limites são iguais e a fatura é uma só.

Empréstimos de até R$ 2 milhões para sua Empresa

Conheça as vantagens

Agora que você sabe como funciona o cartão de crédito corporativo, vamos mostrar as principais vantagens que ele oferece.

1. Estabelece segurança

O primeiro fator é a segurança que traz ao portador, uma vez que ele não vai precisa se expor ao movimentar uma quantia alta de dinheiro, prevenindo furtos e, consequentemente, evitando prejuízos à empresa.

2. Facilita o controle de despesas

Com todos os cartões em uma única fatura, controlar o fluxo de caixa se torna mais simples. Com base nos dados dos valores utilizados, é possível determinar estratégias e fazer projeções.Sem o uso do cartão, os funcionários têm de pagar o consumo, guardar o comprovante e só depois prestar contas com a empresa. Para facilitar o controle de despesas, evitar dívidas imprevistas, atrasos ou outras situações que poderiam prejudicar a imagem do funcionário e da empresa, é mais prático liberar o valor pré-estabelecido mensalmente no cartão de crédito de acordo com o planejamento financeiro.

3. Gera praticidade

É prático ter em mãos todos os dados pertinentes ao controle financeiro empresarial. A maioria dos cartões corporativos vem com um controle online. Então, além de ter dados como datas, locais e valores gastos na fatura do mês, é possível acompanhar o uso do cartão em tempo real.

4. É multifuncional

Essa ferramenta é utilizada de diversas formas e em várias situações. Entre as possibilidades de uso estão: despesas de viagens corporativas, premiação, alimentação de funcionários, participação em eventos, gasolina para serviços delivery, compra de material de reposição, pagamento de contas como água e luz, entre outros.

Saiba como controlar os gastos corretamente

Tal como qualquer ferramenta, é necessário ter cuidado e controle no seu uso. Para evitar gastos desnecessários, crie regras para o uso do cartão e estabeleça quem poderá utilizá-lo e para quê.

Não deixe de monitorar regularmente os gastos, assim pode identificar rapidamente despesas errôneas e não ficará surpreso com o valor da fatura ao final do mês. Também classifique cada transação para manter os dados organizados.

Você entendeu como funciona o cartão de crédito corporativo?

Viu como oferece vantagens em relação à segurança, facilidade, praticidade e multifunções? Além disso, é uma ótima forma de iniciar o relacionamento com uma instituição financeira.

A Capital Empreendedor pode auxiliar você nessa jornada, com a disponibilização de cartões de crédito para a sua empresa.

Pense nisso na hora de adquirir o seu! Que tal acompanhar outras dicas como esta? Curta a nossa página no Facebook e siga nosso LinkedIn.

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.