April 30, 2020

Empréstimo P2P: veja como funciona e se vale a pena para sua empresa

Empréstimo P2P - Peer to Peer

É bastante comum, em algum ponto na vida de uma empresa, surgir a necessidade de solicitar um empréstimo para manter o bom funcionamento do capital de giro, por exemplo. Para escolher a melhor opção, é essencial pesquisar e comparar várias propostas de instituições diferentes.

Na maneira tradicional, o banco repassa para a empresa o dinheiro do investidor. Depois que é retirada a porcentagem pela intermediação, o dinheiro volta para ele com um lucro não tão grande.

Enquanto isso, as fintechs de empréstimo P2P (empresas de empréstimo coletivo) têm crescido muito no mercado financeiro, com uma opção mais atraente que o método tradicional.

Veja, a seguir, o que é e como funciona essa nova modalidade de crédito.

O que é um empréstimo P2P?

Também conhecido como Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP) ou peer to peer lending é um processo on-line que tem chamado a atenção pelo formato coletivo, onde os investidores podem selecionar o mesmo projeto ou até mesmo mais de um empreendimento ao mesmo tempo para aplicar o seu dinheiro.

Com o intermédio das fintechs de crédito, empresas e investidores ficam conectados em uma plataforma virtual, sem os custos que um banco teria.

Assim, é capaz de oferecer taxas menores e sem a burocracia de uma instituição financeira tradicional. Para pequenos empreendedores e empresários, essa modalidade é uma ótima opção.

Como o empréstimo P2P funciona?

O empréstimo P2P pode ser acionado tanto por pessoa jurídica quanto por física. Porém, cada plataforma tem seus critérios. Ao fazer a solicitação na fintech escolhida, é importante descrever a finalidade do dinheiro com cuidado, pois o montante só poderá ser utilizado para o que foi apresentado. Após a realização do cadastro, a fintech analisa os dados e faz uma análise de crédito para descobrir o score.

Quanto maior o seu score, melhores as propostas de taxas. A empresa terá um perfil e algumas informações estarão disponíveis para os investidores na plataforma, como fluxo de caixa, valor do empréstimo, dados do negócio, entre outras.

Colocar as informações detalhadamente é fundamental, pois é por meio desse perfil que o investidor vai conhecer o empreendimento e entender o seu objetivo. Eles vão analisar se vale a pena investir no negócio e entender qual o risco da operação. Depois da aprovação do empréstimo, o montante é transferido rapidamente para a conta bancária do solicitante.

Conheça a Plataforma da Capital Empreendedor!

Quais são as vantagens do P2P?

Com o objetivo de amenizar as dificuldades do empreendedor ao solicitar uma linha de crédito, o empréstimo P2P não é intermediado por bancos, portanto, a análise de crédito costuma ser mais rápida.

As plataformas das fintechs são totalmente digitais, o que gera agilidade e praticidade em todo o processo.

Além disso, também tem menos burocracia. É possível obter o crédito com mais facilidade e efetuar o pagamento das parcelas com menos juros do que no mercado tradicional. Em troca, o investidor também tem benefícios melhores: recebe todo mês um percentual do valor principal acrescido dos juros incididos.

Simule valores e avalie se vale a pena para a sua empresa adquirir um empréstimo P2P tendo em vista seus objetivos.

Esse recurso pode ser utilizado para vários fins que levam a sua empresa a crescer, como tirar um projeto do papel, capital de giro, aquisição de bens, expansão do empreendimento, antecipação de receitas, entre outros.

Não há dúvidas que um empréstimo bem aplicado tem o poder de alavancar negócios, não é mesmo?

Por isso, não perca tempo! Entre em contato com um dos nossos especialistas para saber mais sobre os benefícios que a sua empresa pode ganhar.

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.