November 28, 2019

Empréstimo Empresarial: 5 passos para crescer sua empresa!

Empréstimo Empresarial

Empreendedores pequenos que querem crescer organizam e planejam o desenvolvimento de seus negócios. Sem fórmula mágica. É fazer uma boa gestão e ter organização financeira. Sem mistério!

Agora, a pergunta é: fazer isso é fácil? Obviamente não é tão simples, requer esforço e organização. São passos que fazem parte do crescimento. Empreender com sucesso passa por ter um planejamento cuidadoso, muito estudo e análises criteriosas. Um bom gestor conhece a sua empresa e seus números.

Suas decisões, por menores que sejam, não são aleatórias. Conhecer a empresa e a realidade dela é muito importante para o planejamento dos próximos passos. Olhar para frente, para o futuro do negócio, implica em investir, seja no seu tempo como gestor, em melhorias, contratação, ferramentas, novos equipamentos e por aí vai.

Mas, para isso acontecer de maneira saudável, sem que haja um estrangulamento da empresa, é preciso olhar para seus números. Quando surge a palavra investimento, logo o primeiro pensamento que vem em mente é: “Vamos usar o dinheiro em caixa, não vamos nos endividar!”

Mas em muitos casos, fazer um financiamento para empresas pode ser a melhor ideia. E o principal motivo é não prejudicar o fluxo de caixa. Apesar de ser uma peça fundamental para a sustentabilidade de qualquer empresa, muitos empreendedores acabam cuidando do fluxo de caixa de maneira inadequada. Seja por falta de experiência ou por falta de conhecimento, isso pode impactar nos resultados e na saúde financeira do negócio.

E como o empréstimo empresarial poderia ser a solução ideal?

Quais são os principais passos no desafio de crescer e como o empréstimo empresarial pode ser a solução?

1. Capital de giro

Você sabe o que é capital de giro?

Capital de Giro é a quantia de dinheiro que mantém o funcionamento da empresa e paga as principais despesas. Ele está ligado diretamente com a saúde financeira do negócio.

É por isso que, principalmente pequenos e médios empresários, que dependem desse dinheiro para crescer, precisam procurar alternativas para manter e ampliar essa quantia em caixa. E é aí que pode entrar o financiamento para empresas.

2. Equipamentos e Maquinários

A compra de novos equipamentos e maquinários passa por conseguir atender demandas importantes. Investir na modernização  impacta diretamente no crescimento de uma empresa. Quando um empreendedor não consegue atender um cliente por falta de estrutura, pode significar uma grande perda para a empresa e custar um preço alto, estrategicamente falando.

3. Expansão

Sabemos que quem quer crescer tem pressa. Expandir cada vez mais o negócio é o grande sonho de todo empreendedor. Mas, muitas vezes, ter o dinheiro disponível em caixa é muito complicado.  É aí que entra o empréstimo para empresas na jogada. Com um bom planejamento de negócios e uma visão estratégica, expandir o negócio pode não ser mais um bicho de sete cabeças.

4. Estoque

Para satisfazer as necessidades e desejos dos clientes e manter a empresa em pleno funcionamento, é fundamental ter um equilíbrio entre a compra e a venda. Assim,  não nunca faltará produtos no estoque. A geração de lucro e o funcionamento da empresa dependem da oferta de produtos disponíveis. Não há dúvidas que esse é um dos motivos que deve estar sempre no radar dos empreendedores e que os levam a ir atrás de um financiamento para empresas.

5. Reforma

Não tem como negar que um visual bonito chama atenção. Ignorar a aparência do seu negócio pode ser um verdadeiro “tiro no pé”. Ela  a “cara” do negócio. Causar uma má impressão pode trazer consequências bem ruins para a empresa. Mas, na correria do dia a dia, reformas costumam ficar para trás. Manter um ambiente agradável, que dê conforto e confiança para seus clientes, pode ser o melhor caminho para o sucesso do negócio. O financiamento para empresas pode ser um ótimo aliado na melhora do visual.

Linhas de crédito para sua empresa. Confira!

Mas será que é essa é a melhor estratégia para uma empresa crescer?

Empreender e ter um negócio de sucesso são desafios inevitáveis de quem se aventura nesse mundo, até mesmo porque empreender no Brasil não é uma tarefa fácil. Embora muitos empresários ainda vejam com muita desconfiança, buscar um financiamento para empresas pode ser a melhor oportunidade para levar a empresa na direção certa. Calma!

Isso não quer dizer que esse capital vai servir para tudo. O objetivo aqui é entender o que você precisa fazer para subir um degrau rumo ao crescimento do negócio. Quando você tem um objetivo bem definido e conhece bem seus números, o empréstimo empresarial passar ser uma boa solução para conhecer alcançar qualquer um dos 5 passos.

Onde conseguir um bom empréstimo empresarial?

Antes, conseguir um financiamento era uma missão que envolvia muita burocracia e paciência. O mercado financeiro tradicional é conhecido pelas filas intermináveis e uma papelada sem fim, não é? E mesmo com tanta dificuldade, passar por isso não garantia o sucesso no aporte financeiro.

Muitas empresas passavam por todo trâmite burocrático e obtinham o valor do empréstimo empresarial que precisavam. Obviamente, conseguir o dinheiro de um financiamento para empresas também depende muito da situação do negócio. Lembra que já falamos por aqui que empresas organizadas têm mais chances de conseguir crédito?

É nesse hora que uma boa gestão financeira muda todo o jogo.

Novidades no financiamento para empresas

A boa notícia é que esse cenário de dificuldade tem mudado mais e mais a cada dia. E novas soluções aparecem para facilitar a vida das empresas e tornar esses processos cada vez mais simples.

As Fintechs, empresas que unem soluções de tecnologia e sistemas financeiros, como a BizCapital, são responsáveis por dar uma nova cara ao processo de empréstimo empresarial. Tudo com objetivo de facilitar a vida de quem empreende no Brasil. A ideia é entregar o mais rápido possível o apoio financeiro que eles tanto precisam e agilizar o financiamento para empresas da melhor forma possível.

Do pedido do empréstimo ao dinheiro na conta, em um só dia. Isso permite ao empreendedor agir e focar no que realmente importa. Diminuir a distância entre os desafios e o sucesso é o propósito de muitas Fintechs. E dar acesso ao crédito para quem ainda é pequeno é com certeza um desses  grandes objetivos.

Gostou das dicas desse artigo? Compartilhe! Esse texto foi escrito em parceira com a BizCapital, Fintech que concede financiamento para pequenas e médias empresas. Para conferir outras dicas de empreendedorismo e entender um pouco mais sobre empréstimo para empresas, siga as redes sociais da empresa no  Instagram, Facebook e LinkedIn.

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.