June 22, 2021

Como usar linhas de crédito para aprovação de empréstimos?

O Brasil é um país bastante interessante para quem deseja empreender. Embora nossas leis possam ser limitantes e burocráticas, temos segmentos com excelentes oportunidades e ótimo potencial de lucratividade. Por isso, saber como usar linhas de crédito para aprovação de empréstimos é imprescindível.

O valor obtido pode ter os mais variados destinos, desde investimento em equipamentos, treinamento de pessoal, estratégias de marketing ou até quitar dívidas com juros maiores que podem estar minando o desenvolvimento do negócio. Continue lendo o post e aprenda mais sobre esse importante tema!

O que são linhas de crédito?

As linhas de crédito representam os recursos oferecidos por instituições financeiras, tanto para pessoa física quanto jurídica, no formato de empréstimos ou financiamentos que viabilizam diversos objetivos.

Diferente dos empréstimos convencionais, as linhas de crédito contam com recursos previamente aprovados para cada consumidor. Isso significa que elas servem para finalidades específicas, tais como a compra de imóveis, veículos, maquinários e demais itens específicos.

Essa linha de crédito é disponibilizada para as pessoas, assim como o limite de cartão de crédito que cada um tem. A diferença é que geralmente as taxas de juros tendem a ser mais atrativas, especialmente por tratar de usos específicos para o valor emprestado.

Quais são os tipos de linha de crédito?

Agora que você já sabe como esse tipo de recurso funciona, é hora de entender quais são as principais linhas de crédito disponíveis e como utilizá-las para alcançar seus objetivos.

Crédito pessoal

Essa modalidade é usada por pessoas que estão em busca de condições mais flexíveis quanto à aprovação, mesmo que as taxas de juros sejam mais elevadas. Nesse caso não há uma imposição clara sobre como o dinheiro será usado, mas o valor geralmente é mais baixo.

Crédito para compra, reforma ou construção de imóvel

Uma das linhas de crédito mais conhecidas, está diretamente ligada ao mercado imobiliário. Para esse tipo de recurso, é necessário utilizá-lo na aquisição de terrenos, imóveis prontos, materiais para construção e outras finalidades ligadas a um imóvel.

Crédito para veículos

Esse tipo de recurso é destinado para a compra de veículos, tais como carros, caminhões, motocicletas, tratores, entre outros itens desta natureza. Para tanto, as instituições normalmente apresentam regras específicas para a provação do recurso, mas ele também oferece condições mais acessíveis para a compra.

Crédito para capital de giro

Ter dinheiro disponível no caixa para pagar os compromissos da empresa pode ser algo difícil. Por exemplo, se os prazos de recebimento de vendas e pagamentos de despesas não baterem, é possível enfrentar dificuldades na hora de honrar os compromissos.

Por isso, o crédito para capital de giro é tão importante. Ele não exige justificativa e pode ajudar na hora de manter o fluxo de caixa em dia. Porém, vale investir em ações para evitar esse descasamento de prazos.

Empréstimo com garantia

Uma das opções que podem ser aproveitadas pela sua empresa para reduzir os juros e conseguir mais facilidade na aprovação são os empréstimos com garantia. Nele, você precisa oferecer algum bem da organização para assegurar o pagamento das parcelas.

Como esse tipo de financiamento reduz o risco de inadimplência da instituição de crédito, você obtém condições mais favoráveis, o que pode ajudar no planejamento e no controle financeiro do seu negócio.

Como usá-las de forma inteligente a favor da empresa?

Entender como utilizar as linhas de crédito de forma inteligente e conseguir a aprovação para dar andamento aos projetos da empresa é fundamental. Pensando em te ajudar com isso, separamos algumas dicas que podem ser úteis. Continue lendo e confira!

Use o crédito para fazer investimentos

Obter crédito para fazer investimentos é uma realidade para boa parte dos empreendedores brasileiros e, ao contrário do que muitos podem pensar, trata-se de uma opção que pode ser bem interessante quando feita da maneira correta. Para empreender, é preciso se capitalizar e, para alguns, os empréstimos podem ser o único caminho para isso.

O grande diferencial para saber se essa é a escolha adequada se dá, sobretudo, nas taxas que serão oferecidas. O Brasil tem um histórico de cobranças exorbitantes de juros, mas existem algumas maneiras estratégicas de conseguir melhores condições. Uma delas, definitivamente, é por meio do uso de patrimônio próprio.

Aproveite o patrimônio para reduzir juros com as linhas de crédito

O grande motivo para as empresas credoras cobrarem valores elevados para as taxas oferecidas em seus empréstimos se dá pelo risco de não receberem o devido pagamento. Por isso, os juros funcionam como um seguro, que compensa eventuais riscos com os clientes que perdem a capacidade de se manter adimplentes.

Pela lógica, quanto mais segurança você oferecer, menor será esse risco, mais baixos devem ser os juros. Por isso, o crédito com garantia em imóvel vem se tornando tão popular. Uma propriedade também influencia na quantia de dinheiro que a pessoa conseguirá, tendo em vista que, via de regra, o proponente pode solicitar até metade do valor do seu bem.

Entenda o funcionamento do crédito com garantia em imóvel

Logicamente, para solicitar um empréstimo usando um imóvel como garantia, o proponente precisa ter um imóvel que seja de sua propriedade. Além disso, a documentação precisa estar em dia e o patrimônio legalizado, uma vez que a ideia é, justamente, a de minimizar os riscos da empresa que estará proporcionando o crédito.

Depois disso, o resto funciona de maneira parecida com as outras modalidades tradicionais, com a diferença de que os juros podem ser bem mais baixos, mesmo com valores mais altos. Será feita a simulação de valores, o envio de documentos e uma avaliação do bem. Depois, é gerado o contrato, validado em cartório, e pronto: o dinheiro já pode estar disponível.

Conte com uma empresa de confiança

Contar com uma empresa da sua confiança é fundamental para conseguir crédito e dar andamento às ideias. Por isso, tenha cautela ao escolher a instituição financeira para fazer o financiamento desejado.

Por exemplo, você pode verificar as taxas de juros e condições oferecidas. Porém, não pare nessa análise. É preciso averiguar o suporte oferecido para não se frustrar caso surja algum problema no decorrer do caminho.

Nesse sentido, a Capital Empreendedor pode te ajudar. Além de oferecer ótimas condições para que você coloque em ação o planejamento de expansão da sua empresa, temos um atendimento de qualidade, que se preocupa em oferecer o que há de melhor.

Como você pôde ver, usar linhas de crédito para aprovação de empréstimos pode ser imprescindível para investir no seu negócio. A Capital Empreendedor atua como instrumento pra isso, acessando e comparando as melhores taxas de juros e fazendo a intermediação com a empresa credora ideal para você!

Gostou de aprender como usar linhas de crédito para aprovação de empréstimos? Então, faça uma simulação gratuita agora mesmo!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.