March 19, 2020

Entenda como funciona o desconto de duplicatas

Desconto de duplicatas: como fazer?

Apesar de ser uma atividade comum entre empresas, muitas instituições ainda não entendem como funciona o desconto de duplicatas e se as empresas realmente contam com alguma vantagem ao fazerem isso.

Neste texto, você entenderá como essa atividade funciona, além de conhecer as taxas que estão presentes nesse processo e os seus benefícios financeiros para um empreendimento. Boa leitura!

Como funciona o desconto de duplicatas?

Antes de entender o que é o desconto de duplicatas, é preciso compreender o que são as duplicatas. Elas são um tipo de documento emitido com a nota fiscal como forma de reforçar o comprometimento de pagamento entre o vendedor e o comprador.

Quando ocorre o desconto da duplicata, existe a promessa do pagamento de crédito juntamente a uma instituição financeira. Ao fazer isso, é possível pedir o adiantamento desse valor, entretanto, o banco acaba cobrando algumas taxas sobre esse montante a ser recebido.

Para realizar o cálculo de desconto das duplicatas é preciso saber qual o valor nominal, ou seja, o valor a que a duplicata se refere, qual o prazo de vencimento e a taxa mensal de desconto.

Para saber qual será o desconto bancário, deverá utilizar a seguinte fórmula:

DB= VN . i . n
DB: Desconto Bancário

i: taxa de juros

n: período (em meses)

Já para encontrar o valor descontado, o cálculo deverá ser um pouco diferente:

VD= VN-DB
VD: Valor Descontado
VN: Valor nominal
DB: Desconto Bancário

Quais são as taxas cobradas?

Agora que você entendeu o que são as duplicatas e o que é o seu desconto, está na hora de saber quais serão as taxas cobradas do seu dinheiro. É importante tomar conhecimento desses impostos para que não se tenha irregularidades.

Taxa administrativa

A taxa administrativa é um valor cobrado para cobrir as despesas do banco para a abertura e controle do crédito. O valor pode variar conforme a instituição financeira escolhida.

IOF

O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é um imposto federal criado para regular a economia nacional. Ele se apresenta em 2 alíquotas, sendo 0,38% fixo sobre o valor da operação e 0,0041 ao dia.

Juros mensais

Também chamados de taxas de desconto, são os descontos bancários que vão até o vencimento do documento. Geralmente, o seu valor é de 1,5% ao mês (ou 0,05% por dia corrido).

Faça uma simulação grátis!

Qual a importância do desconto de duplicatas?

Entender como funciona o desconto de duplicatas é uma ótima maneira de melhorar o fluxo de caixa da empresa, pois com o adiantamento dos recebíveis é possível organizar melhor o dinheiro disponível pela empresa e realizar o pagamento de dívidas mais urgentes, por exemplo, sem comprometer o fluxo de caixa e as demais contas da instituição.

Além disso, esse dinheiro extra poderá gerar maior poder de negociação com fornecedores. Com a possibilidade de dar um alto valor de entrada ou até mesmo realizar um pagamento à vista, você terá maiores descontos e facilidades.

Assim, ao entender como funciona o desconto de duplicatas, quais as taxas aplicadas a essa operação e qual a sua importância para a saúde financeira de uma empresa, você poderá utilizar esse recurso com sabedoria e conseguir gerar com mais facilidade o dinheiro disponível para a sua instituição.

Gostou do texto? Então curta a nossa página no Facebook e não perca os nossos conteúdos!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.