January 9, 2020

Como fazer uma pequena empresa crescer?

Como fazer uma pequena empresa crescer? Essa é uma dúvida muito comum e que poucos conseguem responder.

De acordo com dados do Sebrae, 24,3% das empresas encerram suas atividades antes mesmo de completarem dois anos de existência. Com esses números podemos perceber que os gestores precisam buscar mais conhecimento para saber desenvolver o seu negócio de maneira sustentável.

Levando isso em consideração, resolvemos escrever este artigo e trazer dicas importantes para ajudar a sua pequena empresa a crescer e se destacar da concorrência. Acompanhe!

Viabilidade econômica

Embora a sua ideia de negócio seja sensacional, você precisa saber se ela é viável economicamente para a sua região.

Suponhamos que o seu desejo é abrir um restaurante de luxo, mas na sua região a realidade financeira da maioria dos potenciais clientes não condiz com a possibilidade de pagar R$ 150 pelo prato de cada refeição.

Nesse sentido, se você pretende começar do zero ou até mesmo ajustar algumas questões para melhorar os seus resultados, considere reformular o seu modelo de negócios e direcioná-lo à realidade econômica da sua região.

Controle do fluxo de caixa

Os problemas financeiros que assolam algumas empresas muitas vezes estão relacionados à falta de controle do fluxo de caixa. Você realmente conhece os valores que entram e saem do seu negócio?

O fluxo de caixa é uma ferramenta muito importante que ajuda o gestor a identificar gargalos que impedem o crescimento da organização.

Além disso, ele também auxilia a direcionar melhor os recursos e, com isso, reduzir os gastos desnecessários que só prejudicam o orçamento da empresa.

Sendo assim, passe a registrar diariamente todas as entradas e saídas do seu caixa e, por favor, não misture suas despesas pessoais com as empresariais. Isso detona com o fluxo de caixa e contribui para o insucesso do negócio.

Crédito com Garantia de Veículos

Investimentos financeiros

Os investimentos financeiros são indispensáveis para fazer uma empresa crescer. Nesse sentido, faça um planejamento e direcione recursos para o investimento em mão de obra qualificada, insumos e equipamentos de qualidade.

Além disso, também é possível estudar a viabilidade da abertura de filiais em outras cidades, mas é claro que é preciso sempre ficar com o “pé no chão” e tomar cuidado para não prejudicar as finanças da empresa.

O investimento em vendas online também é uma ideia muito vantajosa. Como você já deve ter percebido, o consumidor mudou seus hábitos de compra. Hoje, antes de fazer a aquisição de qualquer produto, ele pesquisa na internet informações sobre a mercadoria que deseja comprar.

Isso só demonstra que você tem mais oportunidades de vendas ao criar um site. Estar presente onde quer que o seu potencial cliente esteja é o primeiro passo para o sucesso.

Otimização dos processos

Otimizar os processos internos da sua empresa, de maneira que se tornem escaláveis, é algo indispensável para fazê-la crescer.

Quando falamos em torná-los escaláveis, queremos dizer que os processos precisam funcionar perfeitamente independentemente do tamanho dela. Ou seja, se hoje eles funcionam de forma “x”, futuramente, com o seu crescimento, os processos precisam ter a mesma eficiência de antes.

Dessa forma, você pode expandir o seu negócio sem precisar reformular os fluxos de trabalho. Percebeu como fazer uma pequena empresa crescer é possível?

Você só precisa estudar muito bem o seu negócio para colocar em prática as estratégias que realmente serão benéficas para o seu desenvolvimento. Lembre-se de que o crédito empresarial pode ser vantajoso nesse sentido. Apesar do receio que os pequenos empresários têm de fazer financiamento, é importante destacar que, ao tomá-lo de maneira correta, a empresa pode ter muitas vantagens, até mesmo por não descapitalizar o capital próprio da organização.

Quer ter acesso a um bom crédito empresarial e agilizar o crescimento do seu negócio?

Faça uma simulação conosco agora mesmo e fale com um de nossos especialistas!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.