April 18, 2023

Antecipação de recebíveis: saiba como sair dela!

A antecipação de recebíveis é uma escolha muito comum dos empresários para reforçar o caixa e fazer frente às obrigações de curto prazo.

O problema é que essa deveria ser uma solução pontual, mas muitas vezes acaba virando uma bola de neve: você antecipa uma vez, paga as contas e fica sem ter o que receber mais para a frente, mas continua tendo contas a pagar, então recorre à antecipação novamente.

A questão é que existe uma taxa de desconto para fazer a antecipação de recebíveis, ou seja, você paga juros para receber esses valores antes do prazo previsto. Assim, o valor antecipado é menor.

Então, como romper esse ciclo e se livrar dessa dependência, que muitas vezes corrói todo o seu lucro e pode até mesmo levar você para o prejuízo? É disso que vamos tratar neste artigo. Confira!

O que é antecipação de recebíveis?

Primeiramente, precisamos entender a fundo o que é antecipação de recebíveis. Trata-se de uma modalidade de crédito que as empresas podem obter utilizando seus próprios recebimentos futuros como garantia.

Em outras palavras, a empresa pede dinheiro emprestado a uma instituição financeira com base nos pagamentos que receberá de seus clientes no futuro. Por exemplo, se uma empresa vendeu produtos ou serviços a um cliente e emitiu uma fatura com prazo de pagamento de 60 dias, ela pode optar por antecipar esse recebimento e obter o dinheiro agora em vez de esperar esse prazo para receber.

Assim, a instituição financeira que concede o empréstimo cobra juros e taxas pela antecipação dos recebíveis, e o valor do empréstimo geralmente corresponde a uma porcentagem do valor total do valor a receber.

Na Capital Empreendedor, temos um portfólio extenso de linhas de crédito e dentro no segmento Antecipação de Recebíveis temos: Cartão de crédito, Nota fiscal e Boletos. Lhe dando mais oportunidades de implementar a Antecipação de Recebíveis em seu negócio e te dar mais fôlego para pagar as contas e investir em novos projetos. 

Como ela afeta a saúde financeira de uma empresa?

De modo geral, a antecipação de recebíveis pode ser benéfica para uma empresa, pois permite ter acesso ao dinheiro antes do prazo de pagamento, ajudando a cobrir custos operacionais, salários e outras despesas de curto prazo.

No entanto, é importante lembrar que é um tipo de empréstimo, o que significa que a empresa terá que pagar juros e taxas para a instituição financeira que conceder o crédito. Esses custos podem ser significativos, dependendo das taxas cobradas e do valor do empréstimo, e podem afetar negativamente o lucro da empresa a longo prazo.

Além disso, a antecipação de recebíveis pode indicar que a empresa está com dificuldades financeiras, visto que está recorrendo a empréstimos para cobrir suas despesas de curto prazo. Se ela não conseguir pagar em dia, pode acabar acumulando dívidas e enfrentando problemas mais graves, como a falta de liquidez e, em alguns casos, até mesmo a falência.

Então, vamos te mostrar algumas dicas: 

A melhor maneira de utilizar a antecipação de recebíveis é melhorando a saúde financeira da empresa. Para ajudar você a colocar as contas do negócio em dia, separamos algumas dicas valiosas. Acompanhe a seguir.

Faça um planejamento financeiro detalhado

Fazer um planejamento financeiro permite ter uma visão clara da sua situação financeira atual e planejar ações para melhorá-la. Então, organize suas finanças, ou seja, anote todas as suas receitas e custos.

Para isso, você pode utilizar um software de gestão, aplicativos específicos ou montar uma planilha. Registre as entradas e saídas atuais e não se esqueça de incluir pagamentos e recebimentos futuros. Isso dará uma visão ampla e realista sobre a saúde financeira atual, prevendo como estará daqui a algum tempo.

Esse planejamento permitirá que você tome decisões com base em dados concretos. Desse modo, as estratégias serão muito mais certeiras.

Gerencie o fluxo de caixa

O fluxo de caixa se refere ao movimento de dinheiro que entra e sai da empresa, incluindo recebimentos, pagamentos, investimentos e financiamentos. Sendo assim, um fluxo de caixa saudável é aquele em que a empresa tem mais dinheiro entrando do que saindo. Isso significa que ela é capaz de cobrir suas despesas e ainda ter uma reserva para emergências e investimentos futuros.

Então, mantenha um registro atualizado de todas as transações financeiras. Além disso, estabeleça prazos claros para recebimento de pagamentos e pagamento de fornecedores para evitar atrasos.

A empresa pode adotar práticas como descontos para pagamentos à vista ou multas para pagamentos atrasados para incentivar os clientes a honrar seus compromissos financeiros dentro do prazo.

Controle o estoque

Outro ponto importante é manter um controle rigoroso sobre os estoques, evitando quantidades excessivas de produtos que podem se tornar obsoletos, perder a validade ou diminuir o valor ao longo do tempo.

Dessa forma, a empresa consegue reduzir custos e liberar recursos para investimentos mais estratégicos. Afinal, estoque parado é sinônimo de dinheiro parado ou, até mesmo, perdido.

Revise a precificação dos produtos

Rever a precificação dos produtos é uma excelente estratégia para a empresa melhorar sua saúde financeira. O objetivo é garantir que os preços estejam alinhados com os custos e com as expectativas do mercado, a fim de maximizar a margem de lucro.

Por meio desse processo, a empresa pode determinar preços mínimos que cubram os custos e ainda garantam uma margem de lucro razoável, ajustar os preços para se adequar às expectativas do mercado, adotar preços diferenciados para cada segmento de clientes e identificar oportunidades de melhoria.

Corte custos

Existe uma máxima no mundo dos negócios, citada no livro "Sonho Grande", de Cristiane Correa, que relata os princípios de gestão dos executivos da AmBev: "custo é como unha, tem que ser cortado sempre".

Como fazer isso?

  • Reveja constantemente seus custos: é possível terceirizar uma parte dos trabalhos e reduzir os custos com mão de obra?
  • Existe algum processo que pode ser automatizado?
  • É possível conseguir matéria-prima mais barata com outro fornecedor?
  • Dá para reduzir a conta de luz, de telefone, de internet?

Cheque cada custo e veja o que é possível reduzir. Uma boa dica é olhar para outras empresas do mesmo setor e ver as soluções que elas encontraram para isso.

Pegue um empréstimo de Capital de Giro

Muitas vezes,a modalidade de Capital de Giro têm taxas de juros menores do que a antecipação de recebíveis, além de condições de pagamento mais adequadas, com prazos mais alongados.

Dessa forma, você ganha tempo para reorganizar as finanças e não entra na bola de neve de solucionar apenas o problema daquele mês e se ver às voltas com ele novamente no mês seguinte.

Uma dica é comparar as taxas de juros entre os diferentes bancos e instituições financeiras que oferecem linhas de crédito e escolher a que for mais vantajosa para você, e a Capital Empreendedor faz essa análise para sua empresa. Uma taxa menor faz bastante diferença no valor total que você vai pagar por causa do efeito dos juros compostos. 

Vimos que a antecipação de recebíveis pode ser uma solução de curto prazo, mas é preciso ter muito cuidado para não entrar em uma bola de neve e perder todo o seu lucro.

Gostou da leitura? Quer ajuda para sair do vermelho? Então, entre em contato com a Capital Empreendedor e saiba como podemos ajudar você! Veja outras dicas de como melhorar a situação de sua empresa no nosso blog.

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.