March 2, 2021

Antecipação de Recebíveis: por que tem crescido tanto no Brasil?

Antecipação de Recebíveis e sua relação com o fluxo de caixa

A antecipação de recebíveis é uma operação de crédito que ajuda a dar dinamismo ao fluxo de caixa de qualquer empresa. Ela é uma operação simplificada, rápida e prática que ajuda a resolver problemas mais urgentes que, normalmente, aparecem sem avisar. Além disso, é muito vantajoso quando comparado com outras fontes de recursos disponíveis no mercado.

Neste artigo, mostramos a você exatamente do que se trata essa ágil operação. Você saberá qual é o seu conceito, bem como de que modo funciona. Conhecerá importantes motivos pelos quais várias empresas têm optado por essa forma de obter recursos, o que causou grande expansão dessa modalidade de crédito no país. Não perca mais tempo, leia este texto agora mesmo!

O que é a antecipação de recebíveis?

Os valores de determinada venda somente são recebidos à vista se assim a compra for realizada. No entanto, como forma de dinamizar suas operações de venda, as organizações costumam oferecer diversas outras modalidades de pagamento. Entre elas, está a compra feita de modo parcelado, na qual o consumidor adquire o produto e se compromete a realizar o pagamento em prestações ao longo do período acordado.

Quando a operação é realizada dessa forma, a empresa vendedora precisa aguardar as datas de pagamento para, de fato, receber o valor. Ainda que haja garantia de pagamento (como no caso das vendas feitas por cartão de crédito), o estabelecimento necessita esperar o tempo que decorre até o vencimento do compromisso assumido pelo comprador.

No entanto, existe uma forma de trabalhar com esse recurso no tempo presente, em vez de contar apenas com uma projeção de fluxo de caixa que somente ocorrerá no futuro: trata-se da antecipação de recebíveis. Por meio dela, é facultado a uma companhia antecipar valores de vendas feitas a prazo que ela só teria em um futuro talvez muito distante.

Como funciona essa modalidade?

O procedimento todo é razoavelmente simples. Mesmo assim, precisa seguir etapas obrigatórias para que a intenção seja cumprida a contento. E o processo se inicia com a escolha pela instituição que fará a operação da antecipação. Deve-se conhecer todas as taxas envolvidas na transação, bem como o prazo que levará para que o recurso esteja disponível ao interessado.

Após todas as necessidades serem atendidas, é o momento de escolher a forma de disponibilizar os títulos e receber o dinheiro. A depender do formato da dívida (se feito por cartão de crédito, cheque, nota promissória ou duplicata eletrônica), deve ser cadastrado o dispositivo ou conta bancária a receber o recurso e a forma de seção do título em questão.

Por que as empresas estão preferindo a antecipação?

Devido às alterações na lei que configura as duplicatas, diversas operações que antes eram demoradas, agora se mostram mais rápidas. Com isso, essa modalidade de crédito atraiu a atenção de várias pessoas jurídicas. Acompanhe outros fatores que contribuíram para essa expansão.

Disponibilidade de automação

Após a promulgação da Lei nº 13.775/18, o procedimento de antecipação se tornou muito mais viável. Isso se deu porque a lei citada autorizou a emissão de duplicatas eletrônicas. Com isso, a transação ganhou amplitude e passou a contar com efetivações de modo totalmente virtual, favorecendo a automação.

E foi por isso que a atuação de fintechs especializadas nesse ramo cresceu, pois foram criadas melhores condições para o fornecimento de seu serviço. Dessa forma, empresas interessadas na transação agora podem ser atendidas de forma totalmente automatizada.

Crédito com Garantia de Imóveis

Operação ágil e rápida

Diferentemente de um empréstimo, a antecipação exige uma burocracia muito menor (isso quando existe alguma). Esse é um fator que faz com que a operação se torne muito mais rápida e, com isso, acabe tendo a preferência das empresas. Negócios podem ser viabilizados por essa agilidade, tendo em vista que em diversos momentos é necessário ter dinheiro em caixa para concretizá-los. A antecipação surge como ótima opção nesses casos.

Ausência do risco de inadimplência

Quando uma companhia recorre à antecipação, significa que ela repassa seu direito de recebimento para outra instituição. Isso ocorre mediante o pagamento de um percentual sobre o valor a ser recebido. Após todo o trâmite ser finalizado, o título de crédito passa a ser da entidade que o recebeu.

Assim, o risco de inadimplência simplesmente desaparece para quem cedeu o título. Em caso de não pagamento, a empresa que tomou para si o recebível é que ficará responsável por efetuar a cobrança e, porventura, tomar as medidas judiciais cabíveis. Para a primeira empresa que era dona do título, a relação desaparece assim que o dinheiro referente ao título é recebido.

Abstenção de dívidas

Esse ponto deve ser observado com muito carinho, pois a antecipação oferece a confortável posição de receber um dinheiro que só se teria no futuro com a vantagem de não contrair nenhuma dívida. Em um empréstimo bancário (outra fonte de financiamento de recursos no presente) existe um débito a ser pago, o que não ocorre na antecipação. Neste último, a taxa já é paga no momento da transação e nada mais é devido a título de dívida.

Facilidade de negociação

É fato que a antecipação melhora o fluxo de caixa. Por essa razão, abre-se a oportunidade de obter melhores condições nas negociações com parceiros de negócios (em especial com fornecedores). Os preços e prazos podem ser melhor negociados quando se tem dinheiro em mãos, diferentemente do que acontece quando o caixa está vazio e insumos precisam ser comprados a um preço maior pela necessidade de prazo estendido de pagamento.

A operação de antecipação de recebíveis é uma grande aliada do fluxo de caixa de empresas de todo o país. Recorrer a esse método para obter no presente os recursos futuros ajuda a saúde financeira da organização. No entanto, deve-se ter cuidado ao escolher a instituição que fará a operação. O ideal é contar com uma empresa intermediadora para escolher esse agente. A Capital Empreendedor tem o know how necessário e pode ajudar você na melhor escolha possível!

Gostou de nosso artigo? Então entre em contato conosco agora mesmo e conheça as formas que dispomos para ajudar você na busca por um bom parceiro de antecipação de recebíveis!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.