August 19, 2020

Como funciona a antecipação de nota fiscal? Entenda!

Como antecipar nota fiscal? Entenda!

Um dos principais desafios de um gestor é conseguir equilibrar os prazos médios de pagamento e recebimento. Afinal de contas, o desbalanceamento dessa equação pode resultar em problemas no capital de giro do negócio e, em situações extremas, até a falência por falta de recebimento das vendas.

Por isso, é importante contar com ferramentas que auxiliem na gestão e permitam que você consiga levantar recursos de forma rápida e simples em casos de necessidade. Uma das possibilidades disponíveis é a antecipação de nota fiscal e é sobre ela que vamos falar neste artigo.

Quer saber como essa operação pode ajudar no funcionamento do seu negócio? Então, acompanhe a leitura do artigo!

Como funciona a antecipação de nota fiscal?

A antecipação de nota fiscal, também conhecida como antecipação de boletos ou, se preferir, recebíveis, é uma operação financeira bastante eficiente para levantar recursos em casos de necessidade.

Em curtas palavras, ela permite que você antecipe os recebimentos futuros para a data presente. Para ficar ainda mais claro, vamos imaginar que a sua empresa vendeu um produto a prazo, para recebimento daqui a 60 dias. Ao fazer a antecipação de nota fiscal, você vai conseguir receber a quantia auferida com a venda imediatamente, sem ter de esperar o prazo de 60 dias para embolsar o pagamento. Obviamente, essa operação é feita mediante uma taxa de desconto que a instituição financeira aplica sobre o título e, sendo assim, você não receberá o valor integral da venda. Mesmo assim, essa operação pode ser muito útil em momentos de necessidade de capital de giro.

Como o seu negócio pode se beneficiar com esse tipo de crédito?

Confira abaixo 5 benefícios da antecipação de nota fiscal:

1. Fluxo de caixa

É de conhecimento geral que vender a prazo é muito mais fácil do que vender à vista. Sendo assim, as empresas que adotam esse modelo de negócio muitas vezes se encontram em dificuldades de caixa por terem muitas obrigações a pagar, mas não ter volume de receita à vista suficiente para arcar com os compromissos.

Quando é esse o caso, fazer a antecipação de nota fiscal pode ser extremamente vantajoso para o negócio, já que a empresa terá uma injeção de capital no caixa e vai conseguir gerir melhor o pagamento das suas obrigações.

2. Renegociação de dívidas

A antecipação de nota fiscal pode ser utilizada como forma de renegociação de dívidas. Se você é gestor de uma empresa, sabe bem que as taxas de juros de dívidas contraídas com bancos e instituições financeiras podem ser gigantescas. Por isso, quanto menos tempo o seu negócio ficar endividado, menor será o prejuízo com os juros exorbitantes.

Sendo assim, talvez seja uma boa alternativa fazer a antecipação de nota fiscal para quitar dívidas passadas e organizar as finanças da empresa.

3. Compra de matéria-prima

A compra de matéria-prima para a produção é um fator extremamente importante para qualquer negócio. O preço pago nos insumos pode fazer toda a diferença tanto na produção quanto no preço final do seu produto. Por isso, essa é uma etapa do processo que deve ser observada com bastante cuidado.

Se surgir a oportunidade de comprar matéria-prima mais barata à vista e a sua empresa está sem caixa para fechar o negócio, fazer a antecipação de nota fiscal pode ser uma alternativa vantajosa.

4. Pagamento de funcionários

Manter a relação entre empresa e funcionário estável é um dos principais desafios de qualquer gestor. Afinal de contas, eles são peça fundamental para o funcionamento de um negócio, seja ele qual for. É bem provável que a forma mais eficaz de manter essa relação bem controlada é pagar em dia o salário dos seus colaboradores. Isso, além de deixá-los felizes e mais dispostos no trabalho, evita problemas judiciais que podem custar caro ao seu negócio.

Por isso, se você já fez as contas e sabe que vai faltar dinheiro no caixa para arcar com os salários, a melhor alternativa é fazer uma antecipação de nota fiscal para conseguir pagá-los em dia.

5. Redução dos riscos

Uma das principais vantagens de fazer a antecipação de nota fiscal é a redução dos riscos da venda a prazo. Ao vender a prazo, você está abrindo mão de receber o valor imediato para recebê-lo no futuro. Por mais que você faça uma análise de crédito para blindar o seu negócio de calotes, a possibilidade de o seu cliente deixar de pagar sempre vai existir.

Por outro lado, quando você faz a antecipação desse valor junto a uma instituição financeira, você consegue transferir o risco de não pagamento para ela. Obviamente, essa instituição vai cobrar uma taxa por estar assumindo esse risco para você. Mas é melhor receber imediatamente, mesmo que um valor menor, do que correr o risco de não receber nada, não é mesmo?

Simule e compare gratuitamente em nossa plataforma!

Como conseguir a antecipação de notas fiscais?

Hoje em dia, existem dezenas de alternativas de crédito sendo disponibilizadas no mercado financeiro por um grande número de instituições. Apesar de existirem excelentes opções de crédito para angariar recursos para investir no seu negócio, provavelmente a antecipação de notas fiscais está entre as melhores disponíveis atualmente.

Esse tipo de empréstimo, quando usado com sabedoria pelo gestor, permite que as empresas consigam liberar o capital que está retido em suas contas a receber. Ao fazer a antecipação de notas fiscais, as empresas também reduzem o risco de inadimplência da operação, já que transferem a obrigação para a empresa que ficará responsável pelo recebimento.

Se você tem interesse em fazer a antecipação de notas fiscais do seu negócio, a Capital Empreendedor pode ajudar.

Ela foi criada com o intuito de auxiliar os empreendedores a encontrarem o melhor crédito para seus negócios e funciona como um marketplace de crédito.

Atualmente, a Capital Empreendedor conta com mais de 300 parceiros, entre eles BNDES Bancos, FDICs e Fintechs.Por isso, se você está procurando formas de financiar o seu negócio, a nossa plataforma vai ajudar a encontrar a melhor taxa de juros do mercado totalmente grátis entre esses parceiros.

O que está esperando? Entre agora em contato conosco e confira as melhores ofertas de antecipação de nota fiscal para o seu negócio!

Compare crédito em 360 instituições financeiras em um só lugar!

Linhas de Até

Parcele em até

Compare, é GRÁTIS!

R$ 2 Milhões

360 Meses

Ver todos
os posts

Nossos últimos artigos.

Sua fonte de conteúdo sobre o mundo do crédito empresarial.